01492naa a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024500640008126000090014552009540015465000200110865000140112865000200114265300190116265300130118170000160119477300880121011012042000-02-25 1999 bl uuuu u00u1 u #d1 aGONCALVES, E. L. aO hospital-empresabdo planejamento a conquista do mercado. c1999 aOs autores examinam os diferentes momentos que envolvem a preparacao e a posterior atividade do hospital, que precisa ser administrado de maneira profissional-empresarial para que possa ser bem-sucedido. Na fase de planejamento, importa desenvolver adequada pesquisa de mercado, para delinear um projeto que responda as necessidades e as expectativas assistenciais. A seguir, deve ser desenvolvido o estudo de viabilidade economico-financeira do empreendimento, com base en elementos realistas, para nao permitir falsas conclusoes. So entao se passa ao desenvolvimento dos projetos arquitetonico, de instalacoes, organizacionais e de informatica, chegando-se a construcao do hospital. Ja antes de sua inauguracao, deve ter inicio o trabalho de divulgacao, no seio do publico-alvo, do novo empreendimento assistencial, marcando o comeco de um esforco mercadologico ininterrupto, destinado a conquista do mercado e a expansao do segmento consquistado. ahealth services amarketing aAdministraĆ§Ć£o aAdministration aHospital1 aACHE, C. A. tRevista de Administracao de Empresas, Sao Paulogv.39, n.1, p.84-97, jan./mar.1999.