02169nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024501530007926001490023230000160038152013880039765300140178565300210179965300220182065300130184270000210185570000170187670000180189370000150191170000130192620096612022-06-02 2014 bl uuuu u00u1 u #d1 aNASCIMENTO, N. aPanorama espaço - temporal de fatores de mudança economica, scoial e ambiental na Amazôniabestudo de caso Flona Tapajós.h[electronic resource] aIn: SEMINÁRIO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS DA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS, 2., 2014, Santarém. Anais... Santarém: Instituto Chico Mendesc2014 ap. 243-249. aPolíticas públicas voltadas para integrar a Amazônia a outras regiões do Brasil na década de 1970 incluíram a instalação de portos, hidrelétricas e abertura de rodovias como a Transamazônica (BR 230) Cuiabá-Santarém (BR 163) e Belém - Brasília (BR 316), desencadeando um processo intenso de transformações na paisagem, principalmente pelo desflorestamento. Porém, neste mesmo período, também foram delimitadas áreas legalmente protegidas na região, como foi o caso da Floresta Nacional do Tapajós, criada em 1974. O objetivo do trabalho foi avaliar temporal e espacialmente forçantes promotoras de alterações na paisagem. Para tanto, foram utilizados dados secundários analíticos disponíveis em bases do IBGE, bem como informações espaciais disponibilizadas por órgãos públicos em âmbito federal, estadual e municipal. Variáveis topoclimáticas foram utilizadas nas avaliações da dinâmica espaço-temporal com auxílio de análises geoestísticas e modelagem. Os resultados reforçaram o modelo de ocupação denominado "espinha de peixe", tendo as rodovias como eixo de antropização e do aumento progressivo da pressão em Áreas Protegidas. Ao avaliar os cenários para 2030, observa-se os efeitos aos longo dos rios, a oeste do estado do Pará, pelas instalação de portos para escoamento da produção em mercado nacional e internacional. aCenários aDesflorestamento aFlona do tapajós aPaisagem1 aMARTORANO, L. G.1 aBELTRÃO, N.1 aLISBOA, L. S.1 aSODRÉ, T.1 aMELO, D.