03461nam a2200529 a 450000100080000000500110000800800410001902000180006010000160007824500280009426000470012252020370016965000300220665000290223665000220226565000200228765000280230765000120233565000210234765000150236865000260238365000240240965000110243365300290244465300270247365300250250065300170252565300260254265300260256865300290259465300240262365300220264765300230266965300220269265300150271465300230272965300140275265300130276665300120277965300160279165300190280765300150282665300280284165300260286965300130289570000230290820012062017-08-02 2014 bl uuuu 00u1 u #d a97885703537331 aFOLZ, C. J. aEcossistema inovação. aBrasília, DF: Embrapa, 2014. 238 p.c2014 aA palavra Inovação aparece cada vez mais frequentemente, no ambiente empresariale passa a ser alvo de atenção das empresas, com ambição de se manter em mercados competitivos. O livro Ecossitema Inovação, aborda de forma sistêmica a Inovação, com um diagnóstico preciso de todo o ambiente atual vivido pelas empresas instaladas no Brasil, mostrando ferramentas e citando exemplos. Trata a inovação no sentido mais amplo da palavra não se limitando ao desenvolvimento de novos produtos,mas percorrendo toda a hierarquia da organização deixando claro pontos importantes, que muitas vezes não são considerados e são vitais para manter a competitividade e a sobrevivência no longo prazo. Foram avaliados de forma precisa os perfis mais adequados das pessoaspara a empresa inovadora e identificadas as posturas das lideranças para criar um ambiente inovador, definindo a importância da recompensa, reconhecimento e tolerância ao erro. O capítulo que fala sobre a lei do bem é muito mais amplo e abrangente e aborda diversas facetas da relação governo empresa, tratando todo arcabouço jurídico, as relações entre empresas e governo no aspecto fiscal e as diversas formas de custeio disponíveis, desde a subvenção até empréstimo subsidiado. Neste capítulo ainda fala-se sobre compartilhamento de risco entre iniciativa privada e governo, muito usual em países onde o ambiente inovador é fortemente incentivado. Finalmente a leitura do livro dá uma noção muito interessante às pessoas que estejam na área de inovação e precisem ter uma noção clara dos principais desafios a serem enfrentados. A experiência adquirida em áreas dominadas por produtos maduros, fortemente impactados por lançamento de produtos digitais como os tabletes, criaram uma nova ordem de profissionais extremamente criativos, com soluções para vencer a concorrência e eles estão compartilhando neste livro, boa parte desta experiência profissional adquirida durante anos de prática na área de Inovação. aadministrative management aresearch and development aResearch projects aAdministração aAdoção de inovações aGestão aIncentivo fiscal aInovação aMudança tecnológica aProjeto de pesquisa aVisão aAdminstração gerencial aAdoção de inovação aCadeia de suprimento aCriatividade aCultura de inovação aDevelopment projetcts aGerenciamento de projeto aGestão de projetos aINCENTIVOS FICAIS aIncentivos fiscais aInnovation impact aLei do bem aLogística reversa aLogistics aMarketng aMissão aNew produts aNew technology aPortifolio aPortifolio de tecnoogia aProjeto de inovação aProjetos1 aCARVALHO, F. H. T.