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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Algodão.
Data corrente:  24/09/2007
Data da última atualização:  08/01/2009
Autoria:  ANTUNIASSI, U. R.; VIVAN, L. M.; SANTOS, W. J. dos; SANTEN, M. L. V.
Título:  Avaliação do controle do bicudo do algodoeiro (Anthonomus grandis Boh) em aplicações com e sem a adição de óleo como adjuvante de calda.
Ano de publicação:  2007
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 6., 2007, Uberlândia. Resumos... Uberlândia, 2007.
Páginas:  p. 1-6
Descrição Física:  1 CD-ROM
Idioma:  Português
Conteúdo:  O bicudo Anthonomus grandis Boh é uma das principais pragas do algodoeiro, podendo inviabilizar o cultivo caso medidas eficientes de controle não sejam adotadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a performance de inseticidas no controle do bicudo com e sem a adição óleo vegetal na calda. O trabalho foi realizado em Campo Verde/MT, com delineamento em blocos ao acaso e quatro repetições, considerando 13 tratamentos correspondentes a inseticidas isolados ou em mistura com e sem a adição de óleo vegetal (Agróleo, 1L/ha) e emulsificante (Agral, 0,02 L/ha). As aplicações foram realizadas de maneira seqüencial, nos dias 12, 18 e 22 de abril de 2006. Utilizou-se um pulverizador Uniport 2000, aplicando 114 L/ha com gotas muito finas e velocidade foi de 12 km/h. Em cada parcela foram coletados 200 botões florais cinco dias após a 3a.aplicação para a análise da porcentagem de dano causado pelo bicudo. Os resultados mostraram que os tratamentos com inseticidas apresentaram danos significativamente menores que a testemunha. O percentual de dano do tratamento Malathion 1,5 L pc/ha aumentou com a adição de óleo na calda, ocorrendo o oposto para o Endossulfan 2,0 L pc/ha. Para os demais tratamentos, a adição de óleo na calda não apresentou diferença significativa no percentual de dano.
Palavras-Chave:  Algodão - Pragas; Inseticidas; Tecnologia de aplicação.
Thesagro:  Pulverização.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Algodão (CNPA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPA19281 - 1UPEPL - --CD 194
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Semiárido.
Data corrente:  28/09/2022
Data da última atualização:  31/01/2023
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Circulação/Nível:  B - 1
Autoria:  SANTOS, A. de S. P.; SILVA JÚNIOR, R. G. C.; VIEIRA, M. C. A.; NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. do; SILVA, A. F.; LIMA, K. M.
Afiliação:  ADRIANA DE SÁ PASSOS SANTOS, UNIVASF; RENÉ GERALDO CORDEIRO SILVA JÚNIOR, UFRPE; MICHELLE CHRISTINI ARAÚJO VIEIRA, UNIVASF; BRAZ JOSÉ DO NASCIMENTO JÚNIOR, UFPE; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; KEDMA MAGALHÃES LIMA, UNIVASF.
Título:  Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino.
Ano de publicação:  2022
Fonte/Imprenta:  Revista de Educação Popular, v. 21, n. 1, p. 346-355, 2022.
Idioma:  Português
Conteúdo:  O objetivo deste trabalho foi relatar as práticas educativas ambientais desenvolvidas por educadores e educandos da Sala Avançada D. Pedro II, na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia, e seus resultados para o desenvolvimento da educação na rede municipal de ensino. Este relato foi desenvolvido a partir de um estudo de caráter descritivo, tendo como participantes discentes de classes multisseriadas dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa a fim de conhecer, sob a ótica da educação ambiental, as ações dos indivíduos ou grupos em seu próprio ambiente e contexto social. A abordagem qualitativa foi utilizada com o intuito de obter uma maior compreensão da comunidade e a existência dessas práticas educativas relacionadas à educação ambiental como um instrumento de emancipação dos sujeitos. Como resultado, identificou-se que os discentes e a comunidade perceberam o poder das ações realizadas de forma coletiva e construíram novos conhecimentos. Contudo, a promoção de práticas relacionadas à educação ambiental deve ser exercida por todos, pois a temática envolve toda a sociedade e transcende o espaço escolar. Sendo assim, torna-se necessário difundir essas boas práticas por todos os lugares, para que os objetivos sejam atingidos coletivamente.
Palavras-Chave:  Educação do Campo; Práticas educativas.
Thesagro:  Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental.
Thesaurus NAL:  Rural development; Sustainable development.
Categoria do assunto:  B Sociologia Rural
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1146946/1/Praticas-educativas-de-educacao-ambiental-na-comunidade-de-Sanharo.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Semiárido (CPATSA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CPATSA60063 - 1UPCAP - DD
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