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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
27/10/1993 |
Data da última atualização: |
27/10/1993 |
Autoria: |
MORAES, M. F. de; OHAYON, P.; LEITAO, D. M. |
Título: |
Indicadores de avaliacao no Centro de Pesquisa da PETROBRAS. |
Ano de publicação: |
1989 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administracao, Sao Paulo, v.24, n.2, p.122-128, abr./jun.1989. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O Sistema de Planejamento e Administracao Tecnologica em implantacao no CENPES preve uma etapa de Gerenciamento de Resultados, atraves da qual e feita a avaliacao e o controle das etapas anteriores, em que e desenvolvido o planejamento a nivel macro e micro e se processa o gerenciamento dos projetos. Este trabalho apresenta o andamento desses estudos no CENPES, compreendendo tanto a avaliacao exante, intermediaria e ex-post de projetos, como a avaliacao da instituicao. |
Palavras-Chave: |
Avaliacao; Evaluation; PETROBRAS. |
Thesagro: |
Pesquisa. |
Thesaurus Nal: |
research. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01019naa a2200205 a 4500 001 1091675 005 1993-10-27 008 1989 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMORAES, M. F. de 245 $aIndicadores de avaliacao no Centro de Pesquisa da PETROBRAS. 260 $c1989 520 $aO Sistema de Planejamento e Administracao Tecnologica em implantacao no CENPES preve uma etapa de Gerenciamento de Resultados, atraves da qual e feita a avaliacao e o controle das etapas anteriores, em que e desenvolvido o planejamento a nivel macro e micro e se processa o gerenciamento dos projetos. Este trabalho apresenta o andamento desses estudos no CENPES, compreendendo tanto a avaliacao exante, intermediaria e ex-post de projetos, como a avaliacao da instituicao. 650 $aresearch 650 $aPesquisa 653 $aAvaliacao 653 $aEvaluation 653 $aPETROBRAS 700 1 $aOHAYON, P. 700 1 $aLEITAO, D. M. 773 $tRevista de Administracao, Sao Paulo$gv.24, n.2, p.122-128, abr./jun.1989.
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Meio Ambiente. Para informações adicionais entre em contato com cnpma.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
19/03/2015 |
Data da última atualização: |
10/07/2017 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
CANUTO, J. C.; URCHEI, M. A.; MALAGODI-BRAGA, K. S.; QUEIROGA, J. L. de; NEVES, M. C. |
Afiliação: |
JOAO CARLOS CANUTO, CNPMA; MARIO ARTEMIO URCHEI, CNPMA; KATIA SAMPAIO MALAGOLI BRAGA, CNPMA; JOEL LEANDRO DE QUEIROGA, CNPMA; MARCOS CORREA NEVES, CNPMA. |
Título: |
Unidades de referência na construção do conhecimento agroecológico em assentamentos rurais: questões metodológicas em aberto. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO REFORMA AGRÁRIA E QUESTÕES RURAIS, 6., 2014, Araraquara. Por que a reforma agrária continua atual e necessária? Anais... Araraquara: Uniara, 2014. 11 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Resumo: O trabalho de pesquisa através do método científico convencional apresenta inúmeras limitações como ferramenta de desenvolvimento rural: enfoque demasiadamente específico, insuficiência de conexões transdisciplinares e de uma visão mais global dos sistemas complexos; e distanciamento das demandas reais dos agricultores. Experiências desenvolvidas com enfoque no conceito de Unidade de Referência (UR) têm demonstrado efetiva capacidade de superar algumas dessas limitações. As URs são espaços onde tem lugar, em meio real e de forma participativa, uma gama de atividades, tais como a observação, experimentação, validação, capacitação e socialização do conhecimento sobre desenho e manejo de sistemas agrícolas. Esta abordagem é focada no desenvolvimento de sistemas, com articulação entre áreas científicas e delas com o saber popular. Representa um trabalho de construção de conhecimentos de segunda geração, que privilegia as relações entre elementos de um sistema complexo, para além do aprofundamento em questões específicas isoladas e, portanto, a geração e apropriação de conhecimentos fortemente demandados pelas realidades locais. Muito embora sejam evidentes os avanços da abordagem em URs, são diversas as questões em aberto a serem superadas. Um dos principais desafios diz respeito à seleção dos agricultores de referência, animando a irradiação do conhecimento sem criar diferenciação social. Outra questão é a necessidade de maior ênfase na avaliação dos impactos do conhecimento gerado nas URs aos agricultores indiretamente envolvidos no âmbito das redes locais e regionais. Adicionalmente, constrangimentos impostos pela cultura vertical e hierárquica das instituições também precisam ser superados. MenosResumo: O trabalho de pesquisa através do método científico convencional apresenta inúmeras limitações como ferramenta de desenvolvimento rural: enfoque demasiadamente específico, insuficiência de conexões transdisciplinares e de uma visão mais global dos sistemas complexos; e distanciamento das demandas reais dos agricultores. Experiências desenvolvidas com enfoque no conceito de Unidade de Referência (UR) têm demonstrado efetiva capacidade de superar algumas dessas limitações. As URs são espaços onde tem lugar, em meio real e de forma participativa, uma gama de atividades, tais como a observação, experimentação, validação, capacitação e socialização do conhecimento sobre desenho e manejo de sistemas agrícolas. Esta abordagem é focada no desenvolvimento de sistemas, com articulação entre áreas científicas e delas com o saber popular. Representa um trabalho de construção de conhecimentos de segunda geração, que privilegia as relações entre elementos de um sistema complexo, para além do aprofundamento em questões específicas isoladas e, portanto, a geração e apropriação de conhecimentos fortemente demandados pelas realidades locais. Muito embora sejam evidentes os avanços da abordagem em URs, são diversas as questões em aberto a serem superadas. Um dos principais desafios diz respeito à seleção dos agricultores de referência, animando a irradiação do conhecimento sem criar diferenciação social. Outra questão é a necessidade de maior ênfase na avaliação dos impactos do conheci... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Conhecimento; Unidade de referência. |
Thesagro: |
Agricultura; Agricultura orgânica; Assentamento; Sistema de produção. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02704naa a2200253 a 4500 001 2011825 005 2017-07-10 008 2014 bl --- 0-- u #d 100 1 $aCANUTO, J. C. 245 $aUnidades de referência na construção do conhecimento agroecológico em assentamentos rurais$bquestões metodológicas em aberto.$h[electronic resource] 260 $c2014 520 $aResumo: O trabalho de pesquisa através do método científico convencional apresenta inúmeras limitações como ferramenta de desenvolvimento rural: enfoque demasiadamente específico, insuficiência de conexões transdisciplinares e de uma visão mais global dos sistemas complexos; e distanciamento das demandas reais dos agricultores. Experiências desenvolvidas com enfoque no conceito de Unidade de Referência (UR) têm demonstrado efetiva capacidade de superar algumas dessas limitações. As URs são espaços onde tem lugar, em meio real e de forma participativa, uma gama de atividades, tais como a observação, experimentação, validação, capacitação e socialização do conhecimento sobre desenho e manejo de sistemas agrícolas. Esta abordagem é focada no desenvolvimento de sistemas, com articulação entre áreas científicas e delas com o saber popular. Representa um trabalho de construção de conhecimentos de segunda geração, que privilegia as relações entre elementos de um sistema complexo, para além do aprofundamento em questões específicas isoladas e, portanto, a geração e apropriação de conhecimentos fortemente demandados pelas realidades locais. Muito embora sejam evidentes os avanços da abordagem em URs, são diversas as questões em aberto a serem superadas. Um dos principais desafios diz respeito à seleção dos agricultores de referência, animando a irradiação do conhecimento sem criar diferenciação social. Outra questão é a necessidade de maior ênfase na avaliação dos impactos do conhecimento gerado nas URs aos agricultores indiretamente envolvidos no âmbito das redes locais e regionais. Adicionalmente, constrangimentos impostos pela cultura vertical e hierárquica das instituições também precisam ser superados. 650 $aAgricultura 650 $aAgricultura orgânica 650 $aAssentamento 650 $aSistema de produção 653 $aAgroecologia 653 $aConhecimento 653 $aUnidade de referência 700 1 $aURCHEI, M. A. 700 1 $aMALAGODI-BRAGA, K. S. 700 1 $aQUEIROGA, J. L. de 700 1 $aNEVES, M. C. 773 $tIn: SIMPÓSIO REFORMA AGRÁRIA E QUESTÕES RURAIS, 6., 2014, Araraquara. Por que a reforma agrária continua atual e necessária? Anais... Araraquara: Uniara, 2014. 11 p.
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