|
|
Registros recuperados : 1.092 | |
82. | | SILVA, A. J. P. da; ARANTES, A. M.; CRUZ, A. J. S.; COTRIM, C. E.; COELHO, E. F.; COSTA, F. da S.; SANT'ANA, J. A. do V.; MARQUES, P. R. R.; OLIVEIRA, P. M. de; DONATO, S. L. R.; MAROUELLI, W. A. (ed.). Irrigação da bananeira. Cruz da Almas, Ba: Embrapa Mandioca e Fruticultura. 2012. 280p. Publicação online. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
| |
84. | | MORELLO, C. de L.; PEDROSA, M. B.; SUASSUNA, N. D.; SILVA FILHO, J. L. da; PERINA, F. J.; FREIRE, E. C.; ALENCAR, A. R. de; OLIVEIRA, E. R. de; TAVARES, J. A.; JESUS, T. S. de. Linhagens de algodoeiro desenvolvidas para o Cerrado do Estado da Bahia, safra 2015/2016. Campina Grande, PB: Embrapa Algodão, 2017. 30 p. (Embrapa Algodão. Documentos, 270). Biblioteca(s): Embrapa Algodão. |
| |
85. | | BARROS, P. L. C. de; SILVA, J. N. M. Caracterização da estrutura de produção de madeira dos micro e pequenos produtores da região do estuário amazônico. Belém, PA: FCAP, 2002. 57 p. il. (FCAP. Informe técnico, 28). Encadernado com: BARROS, P. L. C. de; SILVA, J. N. M. Relação entre volume de arvóres em pé e volume francon. p. 23-41.; BARROS, P. L. C. de; SILVA, J. N. M.; SARMENTO, N. M. M.; KRONBAUER, W. R. Novos coeficientes para... Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
| |
86. | | ROSÁRIO, A. A. S. e; MELO, A. W. F. de; MAGALHÃES, A. de A.; GOMES, C. V. A.; ROCHA, C. M. F. da; SOUZA, C. M. de; SOARES, D.; ARAÚJO, E. A. de; AMARAL, E. F. do; PANTOJA, E. de S.; SILVA, F. M. e; ALBUQUERQUE, H. S. de; PINHEIRO, J. B.; ALMEIDA, J. S. de; SILVA, J. A. da; GOMES, M. M. da L.; LATUF, M. de O.; ALMEIDA, M. A. Z. de; SILVA, M. M. F. da. Desenvolvimento regional sustentável: Rodovia BR 364, trecho Manuel Urbano-Feijó. Rio Branco, AC: SEMA, 2009. 52 p. Biblioteca(s): Embrapa Acre. |
| |
88. | | PEREIRA, M. J. Z.; MOREIRA, J. U. V.; MEYER, M. C.; KLEPKER, D.; MONTALVAN, A. R.; PÍPOLO, A. E.; TOLEDO, J. F. F.; KASTER, M.; ARIAS, C. A. A.; CARNEIRO, G. E. S.; OLIVEIRA, M. F.; SOARES, R. M.; ALMEIDA, A. M. R.; DIAS, W. P.; CARRÃO-PANIZZI, M. C.; ABDELNOOR, R. V.; BROGIN, R. L.; MELLO FILHO, O. L.; ARANTES, N. E. Cultivares de soja BRS 278RR e BRS 279RR: descrição, comportamento e indicação para cultivo para os estados do Tocantins, Maranhão e Piauí. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 5., 2009; MERCOSOJA, 2009, Goiânia. Resumos... Londrina: Embrapa Soja, 2009. p. 230, trab. 421. Editado por Adilson de Oliveira Júnior, Odilon Ferreira Saraiva, Clara Beatriz Hoffmann Campo, César de Castro Trabalho publicado também em 1 CD-ROM em Resumos Expandidos do CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 5., 2009; MERCOSOJA, 2009, Goiânia. Autoria: MONTALVÁN, A. R.[i.e. AGUILA, R. M. D.]. Biblioteca(s): Embrapa Meio-Norte. |
| |
90. | | BARROS, G. B.; OLIVEIRA, C. R. R.; ROCHA, M. M.; DAMASCENO-SILVA, K. J.; FREIRE FILHO, F. R.; RAMOS, S. R. R. Contribuição de caracteres quantitativos para a divergência genética entre populações F4-F5 de feijão-caupi. In: CONCRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 2., 2009. Belém, PA. Da agricultura de subsistência ao agronegócio: anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2009. p. 399-402. 1 CD-ROM. Autoria: DAMASCENO-SILVA, K. J. [i.e. SILVA, K. J. D. e] Biblioteca(s): Embrapa Meio-Norte. |
| |
94. | | FARIAS, A. R. N.; OLIVEIRA, A. M. G.; SANTOS FILHO, H. P.; OLIVEIRA, J. R. P. de; DANTAS, J. L. L.; OLIVEIRA, M. de A.; SANCHES, N. F.; MEDINA, V. M.; CORDEIRO, Z. J. M. A cultura do mamão. 2. ed. rev. e aum. Brasília, DF: Embrapa-SPI; Cruz das Almas: Embrapa-CNPMF, 1998. 95 p. (Coleção plantar, 37). Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos; Embrapa Agropecuária Oeste; Embrapa Amapá; Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Instrumentação; Embrapa Mandioca e Fruticultura; Embrapa Meio Norte / UEP-Parnaíba; Embrapa Meio-Norte; Embrapa Pecuária Sul; Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Embrapa Rondônia; Embrapa Semiárido; Embrapa Soja; Embrapa Tabuleiros Costeiros; Embrapa Unidades Centrais. MenosEmbrapa Agroindústria de Alimentos; Embrapa Agropecuária Oeste; Embrapa Amapá; Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Instrumentação; Embrapa Mandioca e Fruticultura; Embrapa Meio Norte / UEP-Parnaíba; Embrapa Meio-Norte; Embrapa Pecuária Sul... Mostrar Todas |
| |
96. | | TEIXEIRA, G. A.; OLIVEIRA, M. E. de; SOUSA JUNIOR, A.; LUSTOSA, J. J.; B. NETO, A. C.; SÁ, I. S.; NASCIMENTO, M. do P. S. C. B.; LOPES, J. B. Desempenho de ovinos sem raça definida em pastagens dos capins Brizanta, Tifton-85 e Tanzania. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 40., 2003, Santa Maria. Otimizando a produção animal: anais. Santa Maria: SBZ: UFSM, 2003. 1 CD-ROM. Autoria na publicação: Maria do Socorro Bona Nascimento. Biblioteca(s): Embrapa Meio-Norte. |
| |
97. | | FREIRE FILHO, F. R.; ROCHA, M. de M.; SILVA, K. J. D. e; RIBEIRO, V. Q.; NOGUEIRA, M. do S. da R. Feijão-caupi no Brasil: produção, melhoramento genético e perspectivas. In: VIDAL NETO, F. das C.; CAVALCANTI, J. J. V. (Ed.). Melhoramento genético de plantas no Nordeste. Brasília, DF: Embrapa, 2013. p. 85-149, Cap. 4. Autoria: KAESEL JACSON [i.e. JACKSON] DAMASCENO E SILVA. Biblioteca(s): Embrapa Meio-Norte. |
| |
98. | | BATISTA FILHO, A.; RAGA, A.; BUENO, C. J.; FURTADO, E. L.; ALMEIDA, J. E. M. de; CARVALHO, J. L. de; LEITE, L. G.; SANTOS, R. S. Doenças e pragas em seringueira. São Paulo, SP: Instituto Biológico, 2011. 79 p. (Instituto Biológico. Boletim técnico, 25). Biblioteca(s): Embrapa Acre. |
| |
100. | | REBOLLEDO-CID, M. C.; RAMÍREZ-VILLEGAS, J.; GRATEROL-MATUTE, E.; HERNÁNDEZ-VARELA, C. A.; RODRÍGUEZ-ESPINOZA, J.; PETRO-PÁEZ, E. H.; PINZÓN, S.; HEINEMANN, A. B.; RODRÍGUEZ-BAIDE, J. M.; VAN DEN BERG, M. Modelación del arroz en Latinoamérica: estado del arte y base de datos para parametrización. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2018. 62 p. (Series de Estudios Temáticos EUROCLIMA Acción de Modelación Biofísica de Cultivos). EUR 29026 ES Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão. |
| |
Registros recuperados : 1.092 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
31/07/2014 |
Data da última atualização: |
23/05/2017 |
Autoria: |
BATISTA, J. A. O. |
Afiliação: |
JULIANA ANDREA OLIVEIRA BATISTA, SCT. |
Título: |
Práticas de letramentos: cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na licenciatura em educação do campo, da Universidade de Brasilia. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
2014. |
Páginas: |
121 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF. |
Conteúdo: |
Este estudo apresenta o uso das Cartilhas de Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável de: Buriti, Mangaba, Umbu, Pequi e Coquinho Azedo, das Minibibliotecas da Embrapa, na formação em letramentos múltiplos de educandos da Turma V, da licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), do Campus da Faculdade de Planaltina (FUP), da Universidade de Brasília - UnB, especialmente, os educandos com origem em comunidades Kalungas do nordeste goiano. A formação em letramentos múltiplos representa uma importante estratégia na formação integral, contribuindo com a autonomia e autoria desses educandos, na perspectiva de formar intelectuais orgânicos conforme preconizado por Gramsci. As Minibibliotecas se constituem em uma iniciativa da Embrapa Informação Tecnológica que pretende contribuir com as dinâmicas de escolarização e incentivo à leitura no meio rural, por meio do uso de mídia impressa (livros e cartilhas) e mídia eletrônica (cds e dvds). A intencionalidade de acrescentar as dinâmicas de uso dessas Cartilhas da Minibibliotecas nas estratégias de formação em letramentos múltiplos da LEdoC, aponta a perspectiva de analisar criticamente esses conteúdos, no contexto da Educação do Campo e das comunidades Kalungas e de contribuir com os letramentos múltiplos desses educandos, especialmente na produção e sistematização crítica de conhecimentos. A base teórica que fundamenta a experiência está ancorada nos conceitos de autoria e autonomia de Gramsci (2009); na constituição de um sujeito questionador de FREIRE (1996); letramentos múltiplos de ROJO (2009). Esta é uma pesquisa qualitativa sob a perspectiva da Etnografia Colaborativa, que permitiu realizar uma análise mais integrada, considerando a diversidade e complexidade social existente no ambiente pedagógico da LEdoC e nas comunidades Kalungas de origem dos educandos. As análises evidenciam a vinculação forte desses educandos com a identidade Kalunga; a perspectiva positiva do uso das Cartilhas nas atividades de produção textual (resenhas e narrativas) e, especialmente, o papel preponderante da Licenciatura em Educação do Campo na formação integral desses educandos. MenosEste estudo apresenta o uso das Cartilhas de Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável de: Buriti, Mangaba, Umbu, Pequi e Coquinho Azedo, das Minibibliotecas da Embrapa, na formação em letramentos múltiplos de educandos da Turma V, da licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), do Campus da Faculdade de Planaltina (FUP), da Universidade de Brasília - UnB, especialmente, os educandos com origem em comunidades Kalungas do nordeste goiano. A formação em letramentos múltiplos representa uma importante estratégia na formação integral, contribuindo com a autonomia e autoria desses educandos, na perspectiva de formar intelectuais orgânicos conforme preconizado por Gramsci. As Minibibliotecas se constituem em uma iniciativa da Embrapa Informação Tecnológica que pretende contribuir com as dinâmicas de escolarização e incentivo à leitura no meio rural, por meio do uso de mídia impressa (livros e cartilhas) e mídia eletrônica (cds e dvds). A intencionalidade de acrescentar as dinâmicas de uso dessas Cartilhas da Minibibliotecas nas estratégias de formação em letramentos múltiplos da LEdoC, aponta a perspectiva de analisar criticamente esses conteúdos, no contexto da Educação do Campo e das comunidades Kalungas e de contribuir com os letramentos múltiplos desses educandos, especialmente na produção e sistematização crítica de conhecimentos. A base teórica que fundamenta a experiência está ancorada nos conceitos de autoria e autonomia de Gramsci (2009); na constituição de um... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Comunidade Kalunga; Educação do campo; Etnografia; Letramento múltiplo; Minibiblioteca. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/105813/1/Praticas-de-letramentos-cartilhas-das-minibibliotecas-na-formacao-de-educadores-kalungas-na-licenciatura-em-educacao-do-campo-da-Universidade-de-Brasilia..pdf
|
Marc: |
LEADER 02901nam a2200193 a 4500 001 1991600 005 2017-05-23 008 2014 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aBATISTA, J. A. O. 245 $aPráticas de letramentos$bcartilhas das minibibliotecas na formação de educadores kalungas, na licenciatura em educação do campo, da Universidade de Brasilia. 260 $a2014.$c2014 300 $a121 f. 500 $aDissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF. 520 $aEste estudo apresenta o uso das Cartilhas de Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável de: Buriti, Mangaba, Umbu, Pequi e Coquinho Azedo, das Minibibliotecas da Embrapa, na formação em letramentos múltiplos de educandos da Turma V, da licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), do Campus da Faculdade de Planaltina (FUP), da Universidade de Brasília - UnB, especialmente, os educandos com origem em comunidades Kalungas do nordeste goiano. A formação em letramentos múltiplos representa uma importante estratégia na formação integral, contribuindo com a autonomia e autoria desses educandos, na perspectiva de formar intelectuais orgânicos conforme preconizado por Gramsci. As Minibibliotecas se constituem em uma iniciativa da Embrapa Informação Tecnológica que pretende contribuir com as dinâmicas de escolarização e incentivo à leitura no meio rural, por meio do uso de mídia impressa (livros e cartilhas) e mídia eletrônica (cds e dvds). A intencionalidade de acrescentar as dinâmicas de uso dessas Cartilhas da Minibibliotecas nas estratégias de formação em letramentos múltiplos da LEdoC, aponta a perspectiva de analisar criticamente esses conteúdos, no contexto da Educação do Campo e das comunidades Kalungas e de contribuir com os letramentos múltiplos desses educandos, especialmente na produção e sistematização crítica de conhecimentos. A base teórica que fundamenta a experiência está ancorada nos conceitos de autoria e autonomia de Gramsci (2009); na constituição de um sujeito questionador de FREIRE (1996); letramentos múltiplos de ROJO (2009). Esta é uma pesquisa qualitativa sob a perspectiva da Etnografia Colaborativa, que permitiu realizar uma análise mais integrada, considerando a diversidade e complexidade social existente no ambiente pedagógico da LEdoC e nas comunidades Kalungas de origem dos educandos. As análises evidenciam a vinculação forte desses educandos com a identidade Kalunga; a perspectiva positiva do uso das Cartilhas nas atividades de produção textual (resenhas e narrativas) e, especialmente, o papel preponderante da Licenciatura em Educação do Campo na formação integral desses educandos. 653 $aComunidade Kalunga 653 $aEducação do campo 653 $aEtnografia 653 $aLetramento múltiplo 653 $aMinibiblioteca
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|