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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
07/04/2004 |
Data da última atualização: |
13/04/2004 |
Autoria: |
WOOD JR.; T.; PAULA, A. P. P. de. |
Título: |
O fenômeno dos MPAs brasileiros: hibridismo, diversidade e tensões. |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administracao de Empresas, Sao Paulo, v.44, n.1, p.116-129, jan./mar. 2004. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Na década de 1990, os programas de MBA - Master in Business Administration - ganharam sólida reputação e expandiram-se para além das fronteiras norte-americanas. No Brasil, o movimento ganhou força com o crescimento vigoroso do ensino profissionalizante de gestão. Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar, sob uma perspectiva crítica, o fenômeno dos Mestrados Profissionais em Administração (MPAs) brasileiros. Para traçar um retrato do fenômeno, realizamos pesquisa bibliográfica e documental, e entrevistas com coordenadores e pessoas-chave dos principais programas locais. Apesar de eventualmente classificados como MBAs, os MPAs apresentam características que os diferenciam do modelo norte-americano. Ao buscar responder ao contexto sócio-econômico e às restrições regionais, cada um deles seguiu rotas próprias, o que gerou um quadro marcado pela diversidade. Acreditamos que o fenômeno que este artigo descreve e analisa possa contribuir para o debate em curso sobre o ensino de Administração. |
Palavras-Chave: |
business education; educação executiva; ensino de Administração; executive education; indústria do management; management industry; MBA; MPA. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01731naa a2200241 a 4500 001 1109713 005 2004-04-13 008 2004 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aWOOD JR. 245 $aO fenômeno dos MPAs brasileiros$bhibridismo, diversidade e tensões. 260 $c2004 520 $aNa década de 1990, os programas de MBA - Master in Business Administration - ganharam sólida reputação e expandiram-se para além das fronteiras norte-americanas. No Brasil, o movimento ganhou força com o crescimento vigoroso do ensino profissionalizante de gestão. Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar, sob uma perspectiva crítica, o fenômeno dos Mestrados Profissionais em Administração (MPAs) brasileiros. Para traçar um retrato do fenômeno, realizamos pesquisa bibliográfica e documental, e entrevistas com coordenadores e pessoas-chave dos principais programas locais. Apesar de eventualmente classificados como MBAs, os MPAs apresentam características que os diferenciam do modelo norte-americano. Ao buscar responder ao contexto sócio-econômico e às restrições regionais, cada um deles seguiu rotas próprias, o que gerou um quadro marcado pela diversidade. Acreditamos que o fenômeno que este artigo descreve e analisa possa contribuir para o debate em curso sobre o ensino de Administração. 653 $abusiness education 653 $aeducação executiva 653 $aensino de Administração 653 $aexecutive education 653 $aindústria do management 653 $amanagement industry 653 $aMBA 653 $aMPA 700 1 $aT. 700 1 $aPAULA, A. P. P. de 773 $tRevista de Administracao de Empresas, Sao Paulo$gv.44, n.1, p.116-129, jan./mar. 2004.
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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Registros recuperados : 1 | |
1. | | SILVA, D. V. da; OLIVEIRA, T. K. de; KUSDRA, J. F.; kÖLLIN, F. T.; LIMA, A. A. de; COSTA, K. B. A. da. Decomposition of ground biomass of secondary forest and yield of annual crops in no tillage system. Revista Ceres, Viçosa, v. 62, n. 6, p. 568-576, nov./dez. 2015.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Acre. |
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Registros recuperados : 1 | |
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