|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
20/01/2009 |
Data da última atualização: |
20/01/2023 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
SILVA, M. C. L. e. |
Afiliação: |
MÁRCIA CRISTINA LOPES E SILVA. |
Título: |
Da casa da família à casa da escola: dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no Município de Cametá-Pará. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
2008. |
Páginas: |
118 f. |
Descrição Física: |
il. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Pará, Belém, PA. Orientada por Dalva Maria da Mota, Embrapa Amazônia Oriental. |
Conteúdo: |
Estudos sobre a Educação do Campo com o enfoque na Pedagogia da Alternância têm sido recorrente nas várias reflexões de autores no Brasil e no Pará. No entanto, toma-se necessário lançar um olhar sobre o cotidiano de alunos e alunas nas Casas Familiares Rurais, onde as peculiaridades da Casa Familiar Rural de Cametá- Pará (CFRC) mereceu atenção nessa dissertação, cujo objetivo principal é analisar as relações de gênero na CFRC e no estabelecimento familiar através da divisão do trabalho realizada nestes dois espaços. A hipótese é que a formação recebida por homens e mulheres na CFRC reforça a divisão do trabalho exercitada nas suas famílias em que atividade pesada é considerada de homens e leves de mulheres. Para essa análise utilizou-se a pesquisa teórica e de campo privilegiando-se o estudo de caso. Os principais procedimentos utilizados foram questionário, observação e conversas ocasionais. A amostra foi constituída por alunas regularmente matriculadas, desistentes ou que já concluíram, assim como, as suas famílias. As conclusões mostram que no âmbito das relações familiares, a casa é o espaço da mulher e o roçado do homem. Essas relações são reproduzidas nas atividades de campo da escola. Apesar da existência dessa relação diferenciada, nas atividades de limpeza das instalações escolares ocorre um processo de ajuda mútua, mostrando que da Casa da família à casa da escola as dimensões de gênero assumem outras perspectivas nos espaços múltiplos que são freqüentados por alunos e alunas no lócus da pesquisa. MenosEstudos sobre a Educação do Campo com o enfoque na Pedagogia da Alternância têm sido recorrente nas várias reflexões de autores no Brasil e no Pará. No entanto, toma-se necessário lançar um olhar sobre o cotidiano de alunos e alunas nas Casas Familiares Rurais, onde as peculiaridades da Casa Familiar Rural de Cametá- Pará (CFRC) mereceu atenção nessa dissertação, cujo objetivo principal é analisar as relações de gênero na CFRC e no estabelecimento familiar através da divisão do trabalho realizada nestes dois espaços. A hipótese é que a formação recebida por homens e mulheres na CFRC reforça a divisão do trabalho exercitada nas suas famílias em que atividade pesada é considerada de homens e leves de mulheres. Para essa análise utilizou-se a pesquisa teórica e de campo privilegiando-se o estudo de caso. Os principais procedimentos utilizados foram questionário, observação e conversas ocasionais. A amostra foi constituída por alunas regularmente matriculadas, desistentes ou que já concluíram, assim como, as suas famílias. As conclusões mostram que no âmbito das relações familiares, a casa é o espaço da mulher e o roçado do homem. Essas relações são reproduzidas nas atividades de campo da escola. Apesar da existência dessa relação diferenciada, nas atividades de limpeza das instalações escolares ocorre um processo de ajuda mútua, mostrando que da Casa da família à casa da escola as dimensões de gênero assumem outras perspectivas nos espaços múltiplos que são freqüentados por alu... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Brasil; Cametá; Pará. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Escola; Extensão Rural. |
Thesaurus Nal: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/42271/1/Dissertacao-MARCIA-CRISTINA-LOPES-E-SILVA.pdf
|
Marc: |
LEADER 02371nam a2200217 a 4500 001 1383284 005 2023-01-20 008 2008 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, M. C. L. e. 245 $aDa casa da família à casa da escola$bdimensões de gênero na experiência educativa em alternância no Município de Cametá-Pará. 260 $a2008.$c2008 300 $a118 f.$cil. 500 $aDissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Pará, Belém, PA. Orientada por Dalva Maria da Mota, Embrapa Amazônia Oriental. 520 $aEstudos sobre a Educação do Campo com o enfoque na Pedagogia da Alternância têm sido recorrente nas várias reflexões de autores no Brasil e no Pará. No entanto, toma-se necessário lançar um olhar sobre o cotidiano de alunos e alunas nas Casas Familiares Rurais, onde as peculiaridades da Casa Familiar Rural de Cametá- Pará (CFRC) mereceu atenção nessa dissertação, cujo objetivo principal é analisar as relações de gênero na CFRC e no estabelecimento familiar através da divisão do trabalho realizada nestes dois espaços. A hipótese é que a formação recebida por homens e mulheres na CFRC reforça a divisão do trabalho exercitada nas suas famílias em que atividade pesada é considerada de homens e leves de mulheres. Para essa análise utilizou-se a pesquisa teórica e de campo privilegiando-se o estudo de caso. Os principais procedimentos utilizados foram questionário, observação e conversas ocasionais. A amostra foi constituída por alunas regularmente matriculadas, desistentes ou que já concluíram, assim como, as suas famílias. As conclusões mostram que no âmbito das relações familiares, a casa é o espaço da mulher e o roçado do homem. Essas relações são reproduzidas nas atividades de campo da escola. Apesar da existência dessa relação diferenciada, nas atividades de limpeza das instalações escolares ocorre um processo de ajuda mútua, mostrando que da Casa da família à casa da escola as dimensões de gênero assumem outras perspectivas nos espaços múltiplos que são freqüentados por alunos e alunas no lócus da pesquisa. 650 $aAmazonia 650 $aAgricultura Familiar 650 $aEscola 650 $aExtensão Rural 653 $aBrasil 653 $aCametá 653 $aPará
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Solos; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
13/04/2004 |
Data da última atualização: |
16/10/2017 |
Tipo da produção científica: |
Autoria/Organização/Edição de Livros |
Autoria: |
GOMES, M. A. F.; FILIZOLA, H. F.; SOUZA, M. D. de. |
Afiliação: |
MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, CNPMA; HELOISA FERREIRA FILIZOLA, CNPMA; MANOEL DORNELAS DE SOUZA, CNPMA. |
Título: |
Nosso amigo solo. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2003. |
Páginas: |
24 p. |
Série: |
(Cartilhas dos Jogos Ambientais da Ema, 2). |
ISBN: |
8585771259 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Considerações para pais, professores e monitores;O que é solo?; Importância do solo em nossa vida; O mau uso do solo; Uma terra onde nenhuma planta cresce e nenhum bicho permanece; A ameaça de morte dos rios e sua relação com o solo; Como proteger o solo. |
Palavras-Chave: |
Brasil; Cartilha; Jogos Ambientais; Literatura infanto juvenil; Literatura infanto-juvenil; Minibibliotecas; Projeto Fome Zero. |
Thesagro: |
Educação Ambiental; Meio Ambiente; Solo. |
Thesaurus NAL: |
environment; environmental education; Literature; soil. |
Categoria do assunto: |
-- P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/164177/1/Nosso-amigo-solo.pdf
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128273/1/EMA-2-SOLO.pdf
|
Marc: |
LEADER 01134nam a2200337 a 4500 001 2076104 005 2017-10-16 008 2003 bl uuuu u0uu1 u #d 020 $a8585771259 100 1 $aGOMES, M. A. F. 245 $aNosso amigo solo. 260 $aJaguariúna: Embrapa Meio Ambiente$c2003 300 $a24 p. 490 $a(Cartilhas dos Jogos Ambientais da Ema, 2). 520 $aConsiderações para pais, professores e monitores;O que é solo?; Importância do solo em nossa vida; O mau uso do solo; Uma terra onde nenhuma planta cresce e nenhum bicho permanece; A ameaça de morte dos rios e sua relação com o solo; Como proteger o solo. 650 $aenvironment 650 $aenvironmental education 650 $aLiterature 650 $asoil 650 $aEducação Ambiental 650 $aMeio Ambiente 650 $aSolo 653 $aBrasil 653 $aCartilha 653 $aJogos Ambientais 653 $aLiteratura infanto juvenil 653 $aLiteratura infanto-juvenil 653 $aMinibibliotecas 653 $aProjeto Fome Zero 700 1 $aFILIZOLA, H. F. 700 1 $aSOUZA, M. D. de
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|