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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
05/09/2017 |
Data da última atualização: |
15/04/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
SOUZA, V. A. de; BARROS, J. P. A. de; SOUZA, L. S. B. de; SILVA, T. G. F. da; MOURA, M. S. B. de; LUCENA, L. R. de. |
Afiliação: |
VALKÍRIA ALVES DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; JOÃO PAULO ALVES DE BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; LEANDRO RICARDO DE LUCENA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. |
Título: |
O conhecimento meteorológico dos alunos do ensino fundamental em escolas do município de Serra Talhada. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
Agrometeoros, Passo Fundo, v. 25, n. 1, p. 277-281, ago. 2017. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho foi analisar a eficiência de utilização de palestras como instrumento da difusão de conhecimentos meteorológicos dos estudantes do ensino fundamental em escolas da rede pública do município de Serra Talhada. Inicialmente foram realizadas visitas nas escolas para diálogo com gestores e explanação do projeto, com destaque nos seus objetivos, e metodologia para culminância. Adicionalmente foram realizados levantamentos bibliográficos que versavam sobre conceitos básicos de meteorologia, sua importância, aplicações e também sobre as mudanças do clima e seus efeitos na sociedade, os quais foram utilizados na elaboração das palestras, com os temas: Tempo x clima e Mudanças climáticas. Estas foram desenvolvidas em quatro escolas de ensino Fundamental do município de Serra Talhada, que neste trabalho serão denominadas de: Escola X, Escola Y, Escola Z e Escola W. Tendo como público alvo os estudantes do Ensino Fundamental referentes aos 4°, 5°, 6° e 7° anos. Para análise do conhecimento prévio dos estudantes acerca da meteorologia e da palestra como instrumento de difusão do ensino foram aplicados dois questionários contendo 22 e 9 questões respectivamente. Pode-se constatar o impacto positivo no conhecimento pelo uso das palestras. Além disso, o conhecimento prévio dos estudantes foi indispensável para o sucesso das atividades desenvolvidas. |
Palavras-Chave: |
Agrometeorologia; Transferência de conhecimento. |
Thesagro: |
Clima; Difusão de Tecnologia; Ensino Agrícola; Ensino Médio; Meteorologia; Transferência de Tecnologia. |
Thesaurus Nal: |
Climate; Teacher education. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/163439/1/Magna-6.pdf
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Marc: |
LEADER 02344naa a2200301 a 4500 001 2075052 005 2024-04-15 008 2017 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSOUZA, V. A. de 245 $aO conhecimento meteorológico dos alunos do ensino fundamental em escolas do município de Serra Talhada.$h[electronic resource] 260 $c2017 520 $aO objetivo deste trabalho foi analisar a eficiência de utilização de palestras como instrumento da difusão de conhecimentos meteorológicos dos estudantes do ensino fundamental em escolas da rede pública do município de Serra Talhada. Inicialmente foram realizadas visitas nas escolas para diálogo com gestores e explanação do projeto, com destaque nos seus objetivos, e metodologia para culminância. Adicionalmente foram realizados levantamentos bibliográficos que versavam sobre conceitos básicos de meteorologia, sua importância, aplicações e também sobre as mudanças do clima e seus efeitos na sociedade, os quais foram utilizados na elaboração das palestras, com os temas: Tempo x clima e Mudanças climáticas. Estas foram desenvolvidas em quatro escolas de ensino Fundamental do município de Serra Talhada, que neste trabalho serão denominadas de: Escola X, Escola Y, Escola Z e Escola W. Tendo como público alvo os estudantes do Ensino Fundamental referentes aos 4°, 5°, 6° e 7° anos. Para análise do conhecimento prévio dos estudantes acerca da meteorologia e da palestra como instrumento de difusão do ensino foram aplicados dois questionários contendo 22 e 9 questões respectivamente. Pode-se constatar o impacto positivo no conhecimento pelo uso das palestras. Além disso, o conhecimento prévio dos estudantes foi indispensável para o sucesso das atividades desenvolvidas. 650 $aClimate 650 $aTeacher education 650 $aClima 650 $aDifusão de Tecnologia 650 $aEnsino Agrícola 650 $aEnsino Médio 650 $aMeteorologia 650 $aTransferência de Tecnologia 653 $aAgrometeorologia 653 $aTransferência de conhecimento 700 1 $aBARROS, J. P. A. de 700 1 $aSOUZA, L. S. B. de 700 1 $aSILVA, T. G. F. da 700 1 $aMOURA, M. S. B. de 700 1 $aLUCENA, L. R. de 773 $tAgrometeoros, Passo Fundo$gv. 25, n. 1, p. 277-281, ago. 2017.
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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Volume |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Para informações adicionais entre em contato com cnpmf.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
18/09/2009 |
Data da última atualização: |
24/01/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
SILVA, E. de J. da; BOMFIM, M. R.; COUTO, J. L. do; SOUZA, A. P. de S. B. e; LIMA, J. A. M. de C.; CONCEIÇÃO, A. M. da S. B.; CARVALHO, Z. S. de; SANTOS, J. A. G.; SOUZA, L. da S. |
Afiliação: |
Erivaldo de Jesus da Silva, UFRB; Marcela Rebouças Bomfim, UFRB; Joctã Lima do Couto, UFRB; Ana Paula de Souza Barboza e Souza, UFRB; José Augusto Monteiro de Castro Lima, UFRB; Adriana Martins da Silva Bastos Conceição, UFRB; Zuleide Silva de Carvalho, UFRB; Jorge Antônio Gonzaga Santos, UFRB; Luciano da Silva Souza, CNPMF. |
Título: |
Atributos físicos na determinação do índice de qualidade de solo em uma topossequência cultivada com citros. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios: anais. Fortaleza: SBCS: UFC, 2009. 1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Trabalho 3147. |
Conteúdo: |
O estabelecimento de um índice de qualidade do solo é necessário e importante para identificar problemas de produção nas áreas agrícolas, fazer estimativas realísticas da produção de alimentos, monitorar mudanças na sustentabilidade e qualidade ambiental em relação ao manejo agrícola e orientar políticas governamentais voltadas para o uso sustentável do solo [1]. Assim, o objetivo desse trabalho foi caracterizar os atributos físicos, determinar o intervalo hídrico ótimo e calcular o índice de qualidade do solo para três solos de uma topossequência cultivados com citros no agroecossistema de Tabuleiros Costeiros no Recôncavo da Bahia no Município de Sapeaçu-Ba. Em cada terço da topossequência foi descrito e amostrado um perfil, coletando-se amostras inderformadas e deformadas para as análises. Nos solos estudados o IHO oscilou de 0,04 a 0,07 m3 m-3, faixa muito estreita, demonstrando a necessidade de melhorias na manejo utilizado. No LA a alta RP e a baixa porosidade de aeração reduziram o IHO a zero e o melhor valor para esse atributo foi no solo PAC, com valor máximo de 0,07 m3 m-3. O PAC foi o solo que apresentou melhor IQS, com valor de 0,522, seguido de PA (0,371) e LA (0,228). No caso da macroporosidade e da resistência a penetração foram os atributos que mais influenciaram na composição do índice de qualidade do solo. |
Thesagro: |
Fruta Cítrica; Solo. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02272nam a2200241 a 4500 001 1655887 005 2024-01-24 008 2009 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSILVA, E. de J. da 245 $aAtributos físicos na determinação do índice de qualidade de solo em uma topossequência cultivada com citros.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios: anais. Fortaleza: SBCS: UFC, 2009. 1 CD-ROM.$c2009 500 $aTrabalho 3147. 520 $aO estabelecimento de um índice de qualidade do solo é necessário e importante para identificar problemas de produção nas áreas agrícolas, fazer estimativas realísticas da produção de alimentos, monitorar mudanças na sustentabilidade e qualidade ambiental em relação ao manejo agrícola e orientar políticas governamentais voltadas para o uso sustentável do solo [1]. Assim, o objetivo desse trabalho foi caracterizar os atributos físicos, determinar o intervalo hídrico ótimo e calcular o índice de qualidade do solo para três solos de uma topossequência cultivados com citros no agroecossistema de Tabuleiros Costeiros no Recôncavo da Bahia no Município de Sapeaçu-Ba. Em cada terço da topossequência foi descrito e amostrado um perfil, coletando-se amostras inderformadas e deformadas para as análises. Nos solos estudados o IHO oscilou de 0,04 a 0,07 m3 m-3, faixa muito estreita, demonstrando a necessidade de melhorias na manejo utilizado. No LA a alta RP e a baixa porosidade de aeração reduziram o IHO a zero e o melhor valor para esse atributo foi no solo PAC, com valor máximo de 0,07 m3 m-3. O PAC foi o solo que apresentou melhor IQS, com valor de 0,522, seguido de PA (0,371) e LA (0,228). No caso da macroporosidade e da resistência a penetração foram os atributos que mais influenciaram na composição do índice de qualidade do solo. 650 $aFruta Cítrica 650 $aSolo 700 1 $aBOMFIM, M. R. 700 1 $aCOUTO, J. L. do 700 1 $aSOUZA, A. P. de S. B. e 700 1 $aLIMA, J. A. M. de C. 700 1 $aCONCEIÇÃO, A. M. da S. B. 700 1 $aCARVALHO, Z. S. de 700 1 $aSANTOS, J. A. G. 700 1 $aSOUZA, L. da S.
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Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
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