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Registros recuperados : 155 | |
85. | | SOUSA, D. N. de; AMODEO, N. B. P.; MACEDO, A. dos S.; MILAGRES, C. S. F. A comunicação na articulação agroindustrial entre uma cooperativa central, suas cooperativas singulares e cooperados. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, DF, v. 52, n. 3, p. 495-514, Jul./set. 2014. Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
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87. | | SOUSA, D. N. de; NIEDERLE, P. A.; CHARÃO-MARQUES, F.; FREITAS, A. A. Os desafios da inclusão produtiva: o caso do programa nacional de inovação e sustentabilidade na agricultura familiar no Tocantins. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 55., 2017, Santa Maria, RS. Inovação, extensão e cooperação para o desenvolvimento. Brasília, DF: SOBER, 2017. Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
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91. | | NASCIMENTO, J. P. G. do; BERALDO, K. A.; SOUSA, D. N. de; RODRIGUES, W. O mercado de soja no estado do Tocantins na percepção de produtores rurais. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 61., 2023, Piracicaba. Agropecuária do futuro: tecnologia, sustentabilidade e a segurança alimentar: anais. Piracicaba: ESALQ/USP, 2023. SOBER 2023. Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
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99. | | MILAGRES, C. S. F.; PIZZIO, A.; SOUSA, D. N. de; RODRIGUES, W.; CANÇADO, A. C. A PNATER como mecanismo de justiça social para a agricultura familiar. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF, v. 35, n. 3, p. 453-470, set./dez. 2018. Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura; Embrapa Unidades Centrais. |
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Registros recuperados : 155 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pesca e Aquicultura. |
Data corrente: |
14/08/2018 |
Data da última atualização: |
14/08/2018 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 2 |
Autoria: |
FERREIRA, P. R.; SOUSA, D. N. de; AMODEO, N. B. P. |
Afiliação: |
PALLOMA ROSA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; NORA BEATRIZ PRESNO AMODEO. |
Título: |
Situação da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias de Minas Gerais. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
Desenvolvimento em Questão, v. 16, n. 42, p. 518-552, jan./mar. 2018. |
ISSN: |
2237-6453 |
DOI: |
10.21527/2237-6453.2018.42.518-552 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
As organizações necessitam desenvolver estratégias que viabilizem aprendizagens, que permitam a articulação de processos cada vez mais eficientes no desenvolvimento de sua cultura organizacional, sustentando sua identidade e funcionamento. Nas cooperativas essa necessidade é reconhecida desde suas origens. Assim, a chamada educação cooperativista está indissoluvelmente ligada ao seu desenvolvimento, proclamando-se como crucial para o cumprimento dos objetivos organizacionais, destinando-se recursos específicos para isso. Nessa perspectiva, uma adequada gestão cooperativa e o desenvolvimento da cooperação requerem processos educativos próprios para garantir o sucesso empresarial e social. Assim, para melhor compreensão do tema, o objetivo geral busca entender a situação da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias de Minas Gerais e como objetivo específico analisar o papel e o significado da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias identificadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória na qual, para levantar os dados empíricos, foram encaminhados questionários para 170 cooperativas agropecuárias mineiras às quais se teve acesso. Desse modo, buscou-se identificar os principais problemas da educação cooperativa, segundo a percepção dos respondentes, assim como quais seriam suas potencialidades e/ou seus pontos fortes Percebeu-se que nas 51 cooperativas respondentes, a educação cooperativista está insuficientemente desenvolvida, não existindo uma única definição conceitual do que seja ou das temáticas que ela deva englobar. A heterogeneidade das organizações estudadas permite entender a polissemia do conceito de educação cooperativista e revelar uma variedade de atividades e públicos para os quais são organizadas essas atividades. Verificou-se a presença de três áreas privilegiadas nos conteúdos que as cooperativas agropecuárias identificam como fazendo parte da educação cooperativista: gestão empresarial, gestão social (participação dos associados na gestão, relacionamento com os sócios e promoção dos valores, princípios e cultura cooperativa) e assistência técnica aos cooperados. Observa-se, assim, a existência de um campo da educação cooperativista que apresenta heterogeneidade de organizações promotoras de formação e capacitação, multiplicidade de significados atribuídos ao conceito de educação cooperativista, de públicos e das temáticas promovidas, assim como nas metodologias e no tipo de atividades incluídas nos processos de capacitação destinados a essas organizações cooperativas agropecuárias. MenosAs organizações necessitam desenvolver estratégias que viabilizem aprendizagens, que permitam a articulação de processos cada vez mais eficientes no desenvolvimento de sua cultura organizacional, sustentando sua identidade e funcionamento. Nas cooperativas essa necessidade é reconhecida desde suas origens. Assim, a chamada educação cooperativista está indissoluvelmente ligada ao seu desenvolvimento, proclamando-se como crucial para o cumprimento dos objetivos organizacionais, destinando-se recursos específicos para isso. Nessa perspectiva, uma adequada gestão cooperativa e o desenvolvimento da cooperação requerem processos educativos próprios para garantir o sucesso empresarial e social. Assim, para melhor compreensão do tema, o objetivo geral busca entender a situação da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias de Minas Gerais e como objetivo específico analisar o papel e o significado da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias identificadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória na qual, para levantar os dados empíricos, foram encaminhados questionários para 170 cooperativas agropecuárias mineiras às quais se teve acesso. Desse modo, buscou-se identificar os principais problemas da educação cooperativa, segundo a percepção dos respondentes, assim como quais seriam suas potencialidades e/ou seus pontos fortes Percebeu-se que nas 51 cooperativas respondentes, a educação cooperativista está insuficientemente desenvolvida, não existindo uma única d... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Minas Gerais. |
Thesagro: |
Cooperativa; Educação Cooperativa; Gestão. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/181435/1/CNPASA-2018-deq.pdf
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Marc: |
LEADER 03326naa a2200217 a 4500 001 2094117 005 2018-08-14 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a2237-6453 024 7 $a10.21527/2237-6453.2018.42.518-552$2DOI 100 1 $aFERREIRA, P. R. 245 $aSituação da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias de Minas Gerais.$h[electronic resource] 260 $c2018 520 $aAs organizações necessitam desenvolver estratégias que viabilizem aprendizagens, que permitam a articulação de processos cada vez mais eficientes no desenvolvimento de sua cultura organizacional, sustentando sua identidade e funcionamento. Nas cooperativas essa necessidade é reconhecida desde suas origens. Assim, a chamada educação cooperativista está indissoluvelmente ligada ao seu desenvolvimento, proclamando-se como crucial para o cumprimento dos objetivos organizacionais, destinando-se recursos específicos para isso. Nessa perspectiva, uma adequada gestão cooperativa e o desenvolvimento da cooperação requerem processos educativos próprios para garantir o sucesso empresarial e social. Assim, para melhor compreensão do tema, o objetivo geral busca entender a situação da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias de Minas Gerais e como objetivo específico analisar o papel e o significado da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias identificadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória na qual, para levantar os dados empíricos, foram encaminhados questionários para 170 cooperativas agropecuárias mineiras às quais se teve acesso. Desse modo, buscou-se identificar os principais problemas da educação cooperativa, segundo a percepção dos respondentes, assim como quais seriam suas potencialidades e/ou seus pontos fortes Percebeu-se que nas 51 cooperativas respondentes, a educação cooperativista está insuficientemente desenvolvida, não existindo uma única definição conceitual do que seja ou das temáticas que ela deva englobar. A heterogeneidade das organizações estudadas permite entender a polissemia do conceito de educação cooperativista e revelar uma variedade de atividades e públicos para os quais são organizadas essas atividades. Verificou-se a presença de três áreas privilegiadas nos conteúdos que as cooperativas agropecuárias identificam como fazendo parte da educação cooperativista: gestão empresarial, gestão social (participação dos associados na gestão, relacionamento com os sócios e promoção dos valores, princípios e cultura cooperativa) e assistência técnica aos cooperados. Observa-se, assim, a existência de um campo da educação cooperativista que apresenta heterogeneidade de organizações promotoras de formação e capacitação, multiplicidade de significados atribuídos ao conceito de educação cooperativista, de públicos e das temáticas promovidas, assim como nas metodologias e no tipo de atividades incluídas nos processos de capacitação destinados a essas organizações cooperativas agropecuárias. 650 $aCooperativa 650 $aEducação Cooperativa 650 $aGestão 653 $aMinas Gerais 700 1 $aSOUSA, D. N. de 700 1 $aAMODEO, N. B. P. 773 $tDesenvolvimento em Questão$gv. 16, n. 42, p. 518-552, jan./mar. 2018.
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