|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
17/07/1996 |
Data da última atualização: |
08/05/2018 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
DRUMOND, M. A.; COUTO, L. |
Afiliação: |
MARCOS ANTONIO DRUMOND, CPATSA. |
Título: |
Uso da agrosilvicultura em areas degradadas na regiao Nordeste. |
Ano de publicação: |
1994 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 1., ENCONTRO SOBRE SISTEMAS AGROFLORESTAIS NOS PAISES DO MERCOSUL, 1., 1994, Porto Velho, RR. Anais... Colombo: EMBRAPA-CNPF, 1994. |
Páginas: |
p. 279-284. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O presente trabalho, caracteriza suscintamente a regiao semi-arida brasileira e as suas problematicas, tanto para as areas de sequeiro bem como para as areas dos perimetros irrigados, mostrando a necessidade regional da utilizacao de uma silvicultura diversificada e consorciada, que reflita no social e ecologico. Para cada situacao em particular, sao descritas as diferentes alternativas agroflorestais testadas na regiao, possiveis de uso na recuperacao de impactos ambientais indesejaveis, permitindo ao agricultor aumentar a capacidade produtiva do solo. Dentre as especies florestais utilizadas nos sistemas agroflorestais destacam-se as dos generos Prosopis Leucaena; Eucalyptus e Manihot. |
Palavras-Chave: |
Agrosilvicultura; Degradacao; Nordeste; Northeast; Sistema agroflorestal; Use; Uso. |
Thesagro: |
Floresta. |
Thesaurus Nal: |
agroforestry; degradation. |
Categoria do assunto: |
K Ciência Florestal e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/176467/1/Congresso-Brasileiro-sobre-sistemas-agroflorestais-1994-p.-279-284.pdf
|
Marc: |
LEADER 01474nam a2200253 a 4500 001 1131918 005 2018-05-08 008 1994 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aDRUMOND, M. A. 245 $aUso da agrosilvicultura em areas degradadas na regiao Nordeste. 260 $aIn: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 1., ENCONTRO SOBRE SISTEMAS AGROFLORESTAIS NOS PAISES DO MERCOSUL, 1., 1994, Porto Velho, RR. Anais... Colombo: EMBRAPA-CNPF$c1994 300 $ap. 279-284. 520 $aO presente trabalho, caracteriza suscintamente a regiao semi-arida brasileira e as suas problematicas, tanto para as areas de sequeiro bem como para as areas dos perimetros irrigados, mostrando a necessidade regional da utilizacao de uma silvicultura diversificada e consorciada, que reflita no social e ecologico. Para cada situacao em particular, sao descritas as diferentes alternativas agroflorestais testadas na regiao, possiveis de uso na recuperacao de impactos ambientais indesejaveis, permitindo ao agricultor aumentar a capacidade produtiva do solo. Dentre as especies florestais utilizadas nos sistemas agroflorestais destacam-se as dos generos Prosopis Leucaena; Eucalyptus e Manihot. 650 $aagroforestry 650 $adegradation 650 $aFloresta 653 $aAgrosilvicultura 653 $aDegradacao 653 $aNordeste 653 $aNortheast 653 $aSistema agroflorestal 653 $aUse 653 $aUso 700 1 $aCOUTO, L.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pecuária Sul. |
Data corrente: |
07/04/2020 |
Data da última atualização: |
22/01/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 3 |
Autoria: |
CAMARGO, F. N. P.; AMARAL, E. M. H. do; SILVEIRA, M. C. T. da; MONTARDO, D. P. |
Afiliação: |
Fabiane Nunes Prates Camargo, IFSUL; Érico Marcelo Hoff do Amaral, UNIPAMPA; MARCIA CRISTINA T DA SILVEIRA, CPPSUL; DANIEL PORTELLA MONTARDO, CPPSUL. |
Título: |
Metodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
Revista do CCEI, v. 24, n. 39, p. 45-60, 2019. |
DOI: |
doi.org/10.30945/ccei-v24i39.2726 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Existem alguns gargalos que restringem o desenvolvimento da pecuária, como por exemplo, a baixa cobertura de assistência técnica, o que tem gerado problemas sérios de manejo e, consequentemente, produção animal a pasto abaixo do potencial. O que se observa é que como as pastagens são ecossistemas complexos e dinâmicos, as técnicas e as metodologias de avaliações precisam envolver vários aspectos de interação, como entendimento sobre solo, planta, animal e o meio ambiente. Deste modo, para se obter uma crescente evolução das atividades agropecuárias, é importante que sejam tomadas algumas iniciativas. Dentre elas, está a criação de estratégias que favoreçam o aprendizado na área, visto que o entendimento dos processos de interações entre os componentes do sistema tende a impactar positivamente no setor. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de ensino, auxiliado pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, alinhadas as teorias de aprendizagem, que oportunize a estudantes, técnicos e produtores rurais a construção do conhecimento sobre os princípios básicos de manejo de pastagens. Ademais, espera-se que esta metodologia contribua para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível global, destinados a assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Interactive teaching learning methodology on pasture management here are some bottlenecks that restrict livestock development, such as low coverage of technical assistance, which has generated serious management problems and, consequently, low pasture livestock production. What is observed is that since pastures are complex and dynamic ecosystems, the techniques and methodologies of evaluations need to involve several aspects of interaction, such as understanding of soil, plant, animal and the environment. Thus, in order to achieve a growing evolution of agricultural activities, it is important that some initiatives are taken. Among them is the creation of strategies that favor learning in the area, since the understanding of the processes of interactions between the components of the system tends to positively impact the sector. In this way, the present work aims to propose a teaching methodology, aided by the use of Information and Communication Technologies, aligned with learning theories, which will allow students, technicians and rural producers to build knowledge about basic management principles of pastures. Based on the survey of requirements made from interviews with specialists in the field of agriculture and the study of the theoretical framework, a methodology was developed for interactive teaching aided by computer, based on Kolb's theory of experiential learning. In addition, it is expected that this methodology contributes to the achievement of the Sustainable Development Goals at a global level, aimed at ensuring sustainable production and consumption patterns. MenosExistem alguns gargalos que restringem o desenvolvimento da pecuária, como por exemplo, a baixa cobertura de assistência técnica, o que tem gerado problemas sérios de manejo e, consequentemente, produção animal a pasto abaixo do potencial. O que se observa é que como as pastagens são ecossistemas complexos e dinâmicos, as técnicas e as metodologias de avaliações precisam envolver vários aspectos de interação, como entendimento sobre solo, planta, animal e o meio ambiente. Deste modo, para se obter uma crescente evolução das atividades agropecuárias, é importante que sejam tomadas algumas iniciativas. Dentre elas, está a criação de estratégias que favoreçam o aprendizado na área, visto que o entendimento dos processos de interações entre os componentes do sistema tende a impactar positivamente no setor. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de ensino, auxiliado pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, alinhadas as teorias de aprendizagem, que oportunize a estudantes, técnicos e produtores rurais a construção do conhecimento sobre os princípios básicos de manejo de pastagens. Ademais, espera-se que esta metodologia contribua para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível global, destinados a assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Interactive teaching learning methodology on pasture management here are some bottlenecks that restrict livestock development, such as low coverage of technica... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Ensino; Manejo; Pastagem; Pecuária. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/212213/1/artigo-2726-9154-2-PB.pdf
|
Marc: |
LEADER 03611naa a2200217 a 4500 001 2121590 005 2021-01-22 008 2019 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $adoi.org/10.30945/ccei-v24i39.2726$2DOI 100 1 $aCAMARGO, F. N. P. 245 $aMetodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem.$h[electronic resource] 260 $c2019 520 $aExistem alguns gargalos que restringem o desenvolvimento da pecuária, como por exemplo, a baixa cobertura de assistência técnica, o que tem gerado problemas sérios de manejo e, consequentemente, produção animal a pasto abaixo do potencial. O que se observa é que como as pastagens são ecossistemas complexos e dinâmicos, as técnicas e as metodologias de avaliações precisam envolver vários aspectos de interação, como entendimento sobre solo, planta, animal e o meio ambiente. Deste modo, para se obter uma crescente evolução das atividades agropecuárias, é importante que sejam tomadas algumas iniciativas. Dentre elas, está a criação de estratégias que favoreçam o aprendizado na área, visto que o entendimento dos processos de interações entre os componentes do sistema tende a impactar positivamente no setor. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de ensino, auxiliado pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, alinhadas as teorias de aprendizagem, que oportunize a estudantes, técnicos e produtores rurais a construção do conhecimento sobre os princípios básicos de manejo de pastagens. Ademais, espera-se que esta metodologia contribua para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível global, destinados a assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Interactive teaching learning methodology on pasture management here are some bottlenecks that restrict livestock development, such as low coverage of technical assistance, which has generated serious management problems and, consequently, low pasture livestock production. What is observed is that since pastures are complex and dynamic ecosystems, the techniques and methodologies of evaluations need to involve several aspects of interaction, such as understanding of soil, plant, animal and the environment. Thus, in order to achieve a growing evolution of agricultural activities, it is important that some initiatives are taken. Among them is the creation of strategies that favor learning in the area, since the understanding of the processes of interactions between the components of the system tends to positively impact the sector. In this way, the present work aims to propose a teaching methodology, aided by the use of Information and Communication Technologies, aligned with learning theories, which will allow students, technicians and rural producers to build knowledge about basic management principles of pastures. Based on the survey of requirements made from interviews with specialists in the field of agriculture and the study of the theoretical framework, a methodology was developed for interactive teaching aided by computer, based on Kolb's theory of experiential learning. In addition, it is expected that this methodology contributes to the achievement of the Sustainable Development Goals at a global level, aimed at ensuring sustainable production and consumption patterns. 650 $aEnsino 650 $aManejo 650 $aPastagem 650 $aPecuária 700 1 $aAMARAL, E. M. H. do 700 1 $aSILVEIRA, M. C. T. da 700 1 $aMONTARDO, D. P. 773 $tRevista do CCEI$gv. 24, n. 39, p. 45-60, 2019.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pecuária Sul (CPPSUL) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|