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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Arroz e Feijão; Embrapa Cerrados; Embrapa Gado de Corte; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
23/04/2008 |
Data da última atualização: |
20/10/2009 |
Tipo da produção científica: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
Autoria: |
BARIONI, L. G.; FERREIRA, A. C. |
Afiliação: |
Luis Gustavo Barioni, CPAC; Ana Carolina Ferreira. |
Título: |
Monitoramento da massa de forragem e altura para ajustes de taxa de lotação em fazenda agropecuária na região do Cerrado. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2007. |
Páginas: |
24 p. |
Série: |
(Embrapa Cerrados. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 191). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
RESUMO: Recomendações para o ajuste estratégico da taxa de lotação (TL) de um sistema de produção de bovinos de corte foram feitas com base em dados gerados por meio de amostragem direta e mensuração da altura do dossel. Foram determinadas equações lineares (H = ßo+ß1*M) entre altura e massa de forragem para cada época do ano. Os resultados revelaram relação significativa (p<0,05) entre altura e massa de forragem, exceto para os meses de novembro e abril, nos quais houve acamamento do pasto. A relação entre altura e massa foi distinta entre épocas do ano. Foram identificados dois fatores de ineficiência no manejo: baixa taxa de lotação na estação chuvosa e heterogeneidade de manejo nos piquetes. A sublotação teve como conseqüência alta proporção de material morto e rápido aumento na proporção de colmos. As informações permitiram gerar recomendações de elevação das TL de 1,45 para 2,25 UA, no período das águas, e redução de 1,7 para 1,1 UA/ha na seca. Foram estabelecidas metas mensais de altura média do pasto, com base nas relações entre massa e altura. ABSTRACT: A method for stocking rate adjustment based on direct sampling and sward surface height measurements was applied. Significant relationship (p<0.05) between height and herbage mass was observed, except for November and April, when pasture lodging occurred. The relationships between mass and height depended on the season of the year. Two main inefficiency factors were identified in pasture management: low stocking rate in the rainy season and heterogeneity in the management among paddocks. The low stocking rates resulted in high proportion of dead material and fast increase in the proportion of stems along the grazing season. Stocking rate adjustments were suggested based on feed budgeting. The main changes suggested were increasing the stocking rate during the rainy season (from 1.45 to 2.25 UA/ha) and the reduction in stocking rate in the dry season (from 1.7 to 1.1 UA/ha). Monthly targets for average sward height along the year for the production systems under study were established based on the regression equations for herbage mass and on the recommendations on pasture management found in the literature. MenosRESUMO: Recomendações para o ajuste estratégico da taxa de lotação (TL) de um sistema de produção de bovinos de corte foram feitas com base em dados gerados por meio de amostragem direta e mensuração da altura do dossel. Foram determinadas equações lineares (H = ßo+ß1*M) entre altura e massa de forragem para cada época do ano. Os resultados revelaram relação significativa (p<0,05) entre altura e massa de forragem, exceto para os meses de novembro e abril, nos quais houve acamamento do pasto. A relação entre altura e massa foi distinta entre épocas do ano. Foram identificados dois fatores de ineficiência no manejo: baixa taxa de lotação na estação chuvosa e heterogeneidade de manejo nos piquetes. A sublotação teve como conseqüência alta proporção de material morto e rápido aumento na proporção de colmos. As informações permitiram gerar recomendações de elevação das TL de 1,45 para 2,25 UA, no período das águas, e redução de 1,7 para 1,1 UA/ha na seca. Foram estabelecidas metas mensais de altura média do pasto, com base nas relações entre massa e altura. ABSTRACT: A method for stocking rate adjustment based on direct sampling and sward surface height measurements was applied. Significant relationship (p<0.05) between height and herbage mass was observed, except for November and April, when pasture lodging occurred. The relationships between mass and height depended on the season of the year. Two main inefficiency factors were identified in pasture management: low stocking rate... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Bovino de corte; Brasil; Brazilian savannas; Feed crops; Forages; Management; Production; Stocking density. |
Thesagro: |
Cerrado; Forragem; Manejo; Nutrição Animal; Pastagem; Planta Forrageira; Produção; Produção Animal; Sistema de Produção; Taxa de Lotação. |
Thesaurus Nal: |
animal nutrition; animal production; beef cattle; Brazil; farming systems; pastures; stocking rate. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAC-2009/28932/1/bolpd_191.pdf
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Marc: |
LEADER 03484nam a2200445 a 4500 001 1571495 005 2009-10-20 008 2007 bl uuuu u0uu1 u #d 100 1 $aBARIONI, L. G. 245 $aMonitoramento da massa de forragem e altura para ajustes de taxa de lotação em fazenda agropecuária na região do Cerrado. 260 $aPlanaltina, DF: Embrapa Cerrados$c2007 300 $a24 p. 490 $a(Embrapa Cerrados. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 191). 520 $aRESUMO: Recomendações para o ajuste estratégico da taxa de lotação (TL) de um sistema de produção de bovinos de corte foram feitas com base em dados gerados por meio de amostragem direta e mensuração da altura do dossel. Foram determinadas equações lineares (H = ßo+ß1*M) entre altura e massa de forragem para cada época do ano. Os resultados revelaram relação significativa (p<0,05) entre altura e massa de forragem, exceto para os meses de novembro e abril, nos quais houve acamamento do pasto. A relação entre altura e massa foi distinta entre épocas do ano. Foram identificados dois fatores de ineficiência no manejo: baixa taxa de lotação na estação chuvosa e heterogeneidade de manejo nos piquetes. A sublotação teve como conseqüência alta proporção de material morto e rápido aumento na proporção de colmos. As informações permitiram gerar recomendações de elevação das TL de 1,45 para 2,25 UA, no período das águas, e redução de 1,7 para 1,1 UA/ha na seca. Foram estabelecidas metas mensais de altura média do pasto, com base nas relações entre massa e altura. ABSTRACT: A method for stocking rate adjustment based on direct sampling and sward surface height measurements was applied. Significant relationship (p<0.05) between height and herbage mass was observed, except for November and April, when pasture lodging occurred. The relationships between mass and height depended on the season of the year. Two main inefficiency factors were identified in pasture management: low stocking rate in the rainy season and heterogeneity in the management among paddocks. The low stocking rates resulted in high proportion of dead material and fast increase in the proportion of stems along the grazing season. Stocking rate adjustments were suggested based on feed budgeting. The main changes suggested were increasing the stocking rate during the rainy season (from 1.45 to 2.25 UA/ha) and the reduction in stocking rate in the dry season (from 1.7 to 1.1 UA/ha). Monthly targets for average sward height along the year for the production systems under study were established based on the regression equations for herbage mass and on the recommendations on pasture management found in the literature. 650 $aanimal nutrition 650 $aanimal production 650 $abeef cattle 650 $aBrazil 650 $afarming systems 650 $apastures 650 $astocking rate 650 $aCerrado 650 $aForragem 650 $aManejo 650 $aNutrição Animal 650 $aPastagem 650 $aPlanta Forrageira 650 $aProdução 650 $aProdução Animal 650 $aSistema de Produção 650 $aTaxa de Lotação 653 $aBovino de corte 653 $aBrasil 653 $aBrazilian savannas 653 $aFeed crops 653 $aForages 653 $aManagement 653 $aProduction 653 $aStocking density 700 1 $aFERREIRA, A. C.
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Registro original: |
Embrapa Cerrados (CPAC) |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados. |
Data corrente: |
21/09/2015 |
Data da última atualização: |
21/09/2015 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
ZICA, K. D. N.; SILVA, W. H. de; MENDONÇA, A. P. B.; SOUZA, S. V.; GASTAL, M. L. |
Afiliação: |
KAIK DURÃES NUNES ZICA, FACTU - UNAÍ - MG; WARLEY HENRIQUE DA SILVA, INESC - UNAÍ - MG; ANA PAULA BORGES MENDONÇA, FACTU; SUZANA VIEIRA SOUZA, FACTU; MARCELO LEITE GASTAL, CPAC. |
Título: |
A construção social de mercados: a implantação da Feira dos Agricultores Familiares de Unaí, MG e seus impactos na renda das famílias. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 10., 2014, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2014. |
Páginas: |
p. 879-885. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de implantação de uma feira como estratégia de construção social de novos mercados pela agricultura familiar de Unaí, MG e mostrar o impacto dessa comercialização na renda das famílias. O processo de implantação da feira seguiu as seguintes etapas: a) mobilização dos interessados; b) pesquisa para caracterizar o perfil dos potenciais consumidores; c) restituição dos resultados para o grupo de agricultores; d) solicitação do alvará de funcionamento; e) elaboração do regulamento de funcionamento; f) escolha da comissão de gerenciamento. Os principais entraves encontrados na implantação da feira foram a excessiva burocracia, a demora em liberar o alvará, e o custo das barracas. Contudo, a feira foi iniciada em dezembro de 2012, após 19 meses de planejamento, com 15 feirantes, apenas 43% do grupo inicial interessado. A média de renda bruta mensal obtida por agricultor foi de R$ 1.053,55. A comercialização na feira tornou-se a principal fonte de renda das famílias representando em média 61% da renda dos estabelecimentos estudados. Os resultados obtidos demonstraram que uma iniciativa simples dessa natureza pode ser relevante economicamente, entretanto se mostrou mais complexo para operacionalização do que se pensa tendo em vista as dificuldades encontradas. Abstract: The goal of this project is to present the process of deploying a city fair as social construction strategy for the creation of new markets for family farmers of Unai, Minas Gerais and show the impact of commercialization on their household income. The implementation process of the fair involved the following steps: a) mobilization of stakeholders, b) research to characterize the profile of potential consumers c) refund the results for the group of farmers, d) request business license e) preparation of the operating rule, f) choice of the management committee. The main obstacles encountered in the implementation of the fair were excessive bureaucracy, the delay in releasing the license, and the cost of the tents. However, the fair started in December 2012, after 19 months of planning, with 15 stallholders, only 43% of the initial group concerned. The average monthly gross income per farmer was R$ 1,053.55. The sale at the fair became the main source of income of households representing on average 61% of the income of the studied establishments. The results showed that such a simple initiative can be economically relevant, however proved more complex to operationalize than one would think in view of the difficulties encountered. MenosO objetivo deste trabalho é apresentar o processo de implantação de uma feira como estratégia de construção social de novos mercados pela agricultura familiar de Unaí, MG e mostrar o impacto dessa comercialização na renda das famílias. O processo de implantação da feira seguiu as seguintes etapas: a) mobilização dos interessados; b) pesquisa para caracterizar o perfil dos potenciais consumidores; c) restituição dos resultados para o grupo de agricultores; d) solicitação do alvará de funcionamento; e) elaboração do regulamento de funcionamento; f) escolha da comissão de gerenciamento. Os principais entraves encontrados na implantação da feira foram a excessiva burocracia, a demora em liberar o alvará, e o custo das barracas. Contudo, a feira foi iniciada em dezembro de 2012, após 19 meses de planejamento, com 15 feirantes, apenas 43% do grupo inicial interessado. A média de renda bruta mensal obtida por agricultor foi de R$ 1.053,55. A comercialização na feira tornou-se a principal fonte de renda das famílias representando em média 61% da renda dos estabelecimentos estudados. Os resultados obtidos demonstraram que uma iniciativa simples dessa natureza pode ser relevante economicamente, entretanto se mostrou mais complexo para operacionalização do que se pensa tendo em vista as dificuldades encontradas. Abstract: The goal of this project is to present the process of deploying a city fair as social construction strategy for the creation of new markets for family farmers of Unai... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Construção social; Feira livre; Mercados. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Comercialização. |
Categoria do assunto: |
E Economia e Indústria Agrícola |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/130047/1/34718.pdf
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Marc: |
LEADER 03441nam a2200229 a 4500 001 2024525 005 2015-09-21 008 2014 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aZICA, K. D. N. 245 $aA construção social de mercados$ba implantação da Feira dos Agricultores Familiares de Unaí, MG e seus impactos na renda das famílias. 260 $aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 10., 2014, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção$c2014 300 $ap. 879-885. 520 $aO objetivo deste trabalho é apresentar o processo de implantação de uma feira como estratégia de construção social de novos mercados pela agricultura familiar de Unaí, MG e mostrar o impacto dessa comercialização na renda das famílias. O processo de implantação da feira seguiu as seguintes etapas: a) mobilização dos interessados; b) pesquisa para caracterizar o perfil dos potenciais consumidores; c) restituição dos resultados para o grupo de agricultores; d) solicitação do alvará de funcionamento; e) elaboração do regulamento de funcionamento; f) escolha da comissão de gerenciamento. Os principais entraves encontrados na implantação da feira foram a excessiva burocracia, a demora em liberar o alvará, e o custo das barracas. Contudo, a feira foi iniciada em dezembro de 2012, após 19 meses de planejamento, com 15 feirantes, apenas 43% do grupo inicial interessado. A média de renda bruta mensal obtida por agricultor foi de R$ 1.053,55. A comercialização na feira tornou-se a principal fonte de renda das famílias representando em média 61% da renda dos estabelecimentos estudados. Os resultados obtidos demonstraram que uma iniciativa simples dessa natureza pode ser relevante economicamente, entretanto se mostrou mais complexo para operacionalização do que se pensa tendo em vista as dificuldades encontradas. Abstract: The goal of this project is to present the process of deploying a city fair as social construction strategy for the creation of new markets for family farmers of Unai, Minas Gerais and show the impact of commercialization on their household income. The implementation process of the fair involved the following steps: a) mobilization of stakeholders, b) research to characterize the profile of potential consumers c) refund the results for the group of farmers, d) request business license e) preparation of the operating rule, f) choice of the management committee. The main obstacles encountered in the implementation of the fair were excessive bureaucracy, the delay in releasing the license, and the cost of the tents. However, the fair started in December 2012, after 19 months of planning, with 15 stallholders, only 43% of the initial group concerned. The average monthly gross income per farmer was R$ 1,053.55. The sale at the fair became the main source of income of households representing on average 61% of the income of the studied establishments. The results showed that such a simple initiative can be economically relevant, however proved more complex to operationalize than one would think in view of the difficulties encountered. 650 $aAgricultura Familiar 650 $aComercialização 653 $aConstrução social 653 $aFeira livre 653 $aMercados 700 1 $aSILVA, W. H. de 700 1 $aMENDONÇA, A. P. B. 700 1 $aSOUZA, S. V. 700 1 $aGASTAL, M. L.
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