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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
08/10/2015 |
Data da última atualização: |
08/10/2015 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
TOCCHETTO, M. R. L.; PEREIRA, L. C.; TOCCHETTO, A. L.; TOCCHETTO, F. L.; BEVILAQUA, D. B. |
Afiliação: |
MARIA REGINA L. TOCCHETTO, UFSM; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; ANDRE L. TOCCHETTO; F. L. TOCCHETTO; D. B. BEVILAQUA. |
Título: |
Dinaminização do processo educacional e de relações em sala de aula: fórum de discussão. |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 5., 2006, Joinville. [Anais...]. Joinville: [s.n.], 2006. p. 1-2. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O ensino superior geralmente é centrado no professor e no seu conhecimento. As aulas geralmente são expositivas, leituras de texto e seminários, dificilmente debate-se sobre os procedimentos metodológicos do ensino superior (Silva, 1996). Pode-se dizer que muitas práticas educativas seguem uma pedagogia tradicional, centrando o ensino no professor. As aulas limitam-se na exposição do conteúdo pelo professor e ao estudante compete fazer anotações, estudar para as provas e/ou elaborar os trabalhos de pesquisa bibliográfica propostos pelo mesmo (Correa, 2004). O contexto educacional passa por um momento de transição, no qual novas metodologias de ensino e aprendizagem vêm em resposta, havendo necessidade de dinaminização das relações em sala de aula e do próprio processo educacional. As tecnologias de informação e comunicação apresentam-se como uma ferramenta para construir este ambiente crítico e transformador. Grabauska e Bastos (2003) partindo dos pressupostos da investigação-ação, incorporaram os procedimentos da pedagogia da libertação ?uma nova dimensão, nitidamente interessada em emancipação dos seres humanos e francamente favoráveis transformação da realidade??. Não podemos ser educadores críticos e transformadores sem criticar, sem estar aberto às críticas e, sem transformar as relações educativas no cotidiano da sala de aula (Correa, 2004). O uso de diferentes ambientes, virtual e presencial, ao incorporar ao processo de ensino-aprendizagem, oportuniza esta visão crítica da realidade, a partir da investigação e ação. Dispõe-se hoje de uma ferramenta muito completa para ser utilizada no ensino, a internet. A rede mundial de computadores evolui constantemente, pois não trafegam pela rede apenas textos e imagens, mais sim vídeos, som e qualquer tipo de mídia. A internet é considerada um dos meios de comunicação mais completos, pois consegue suportar diferentes mídias, e com certeza é uma ferramenta muito bem vista e muito bem utilizada na educação. Utilizar o computador, de modo geral e a internet, de modo particular, não significa trocar o giz e a lousa pela tela e o mouse. Significa, principalmente, mudar de atitude: o professor não pode mais agir na forma tradicional onde o aluno é apenas um sujeito passivo do processo - Ele precisa ?saber? - e isso não se dá pelo simples uso da internet. A mudança necessária do professor se faz em qualquer ambiente, pois não é o ambiente que precisa mudar: é a mentalidade com respeito ao processo ensino-aprendizagem (Mayer et all, 2001). O uso da internet em conjunto com o ensino presencial se torna igualmente relevante, face, muitas vezes, a inexistência de tempo, a uma maior interação entre os alunos e o professor e, alunos e alunos (Ferraz, 2004). Não se deve considerar que esta nova tendência, principalmente no campo educacional, vá levar a uma informatização do ensino. Pelo contrário, as novas possibilidades de informação e comunicação, se bem utilizadas, poderão tornar a educação mais eficiente e inovadora (Carvalho e Schee, 2004). Este contexto contribuiu para a definição do objetivo trabalho, que foi construir um ambiente virtual, Fórum de Discussão, a fim de complementar e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. MenosO ensino superior geralmente é centrado no professor e no seu conhecimento. As aulas geralmente são expositivas, leituras de texto e seminários, dificilmente debate-se sobre os procedimentos metodológicos do ensino superior (Silva, 1996). Pode-se dizer que muitas práticas educativas seguem uma pedagogia tradicional, centrando o ensino no professor. As aulas limitam-se na exposição do conteúdo pelo professor e ao estudante compete fazer anotações, estudar para as provas e/ou elaborar os trabalhos de pesquisa bibliográfica propostos pelo mesmo (Correa, 2004). O contexto educacional passa por um momento de transição, no qual novas metodologias de ensino e aprendizagem vêm em resposta, havendo necessidade de dinaminização das relações em sala de aula e do próprio processo educacional. As tecnologias de informação e comunicação apresentam-se como uma ferramenta para construir este ambiente crítico e transformador. Grabauska e Bastos (2003) partindo dos pressupostos da investigação-ação, incorporaram os procedimentos da pedagogia da libertação ?uma nova dimensão, nitidamente interessada em emancipação dos seres humanos e francamente favoráveis transformação da realidade??. Não podemos ser educadores críticos e transformadores sem criticar, sem estar aberto às críticas e, sem transformar as relações educativas no cotidiano da sala de aula (Correa, 2004). O uso de diferentes ambientes, virtual e presencial, ao incorporar ao processo de ensino-aprendizagem, oportuniza esta visão crít... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Educação ambiental. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/130878/1/2006AA-017.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
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Biblioteca |
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Tipo/Formato |
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Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Milho e Sorgo. |
Data corrente: |
10/04/2008 |
Data da última atualização: |
24/05/2018 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
RIBEIRO JUNIOR, G. de O.; FERREIRA, J. J. da C.; BORGES, A. L. C. C.; GONÇALVES, L. C.; CAMPOS, M. M.; LIMA, J. B. M. P.; RODRIGUES, J. A. S.; GOMES, S. P.; SILVA, R. R. e; BORGES, I.; RIBEIRO, P. V.; RODRIGUEZ, N. M.; SALIBA, S. |
Afiliação: |
JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS. |
Título: |
Ácidos orgânicos das silagens de seis genótipos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench). |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Anais... João Pessoa: SBZ: UFPB, 2006. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Foram utilizados seis genótipos de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) de porte alto e colmo seco com o objetivo de determinar as percentagens dos ácidos orgânicos (ácido láctico, acético, propiônico e butírico). As silagens foram feitas com sorgo colhido no estádio de grão leitoso/pastoso, em silos de laboratório, feitos de PVC. Os híbridos 1 e 2 são as testemunhas comerciais (BRS610 e VOLUMAX, respectivamente), enquanto que os outros quatro são novos materiais desenvolvidos pela EMBRAPA Milho e Sorgo. Foram avaliados sete períodos, que foram abertos com 1; 3; 5; 7; 14; 28 e 56 dias de fermentação, que correspondem a P1; P2; P3; P4; P5; P6 e P7, respectivamente. Utilizou-se o teste SNK para comparação entre médias, no delineamento experimental inteiramente ao acaso. Nas silagens as concentrações de ácido láctico variaram de 4,91 a 7,07 mg%, de ácido butírico de 0,00 a 0,09 mg%, de ácido acético e propiônico se mostraram inferiores a 0,50 mg%. De modo geral os híbridos de sorgo apresentaram bom padrão de fermentação, com boa classificação, que variou de boa a muito boa, quanto aos parâmetros utilizados. |
Thesagro: |
Fermentação; Forragem; Qualidade. |
Categoria do assunto: |
S Ciências Biológicas |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/52124/1/Acidos-organicos.pdf
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Marc: |
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Embrapa Milho e Sorgo (CNPMS) |
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