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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Estudos e Capacitação. Para informações adicionais entre em contato com biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Estudos e Capacitação. |
Data corrente: |
24/01/2013 |
Data da última atualização: |
01/02/2013 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
ZANELLA, M. A.; CARDOSO, L. V.; OLIVEIRA, R. O. de. |
Afiliação: |
MATHEUS ALVES ZANELLA, FAO BRASIL/MDA; LEA VAZ CARDOSO, IICA/FIDA; RODOLFO OSORIO DE OLIVEIRA, DTT. |
Título: |
Políticas agroambientais no Brasil e perspectivas para avaliação. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 50., 2012, Vitória. Agricultura e desenvolvimento rural sustentável: anais. Vitória: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: UFES, 2012. |
Descrição Física: |
CD ROM. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
CD 12/051 faz parte do acervo AI-Sede. |
Conteúdo: |
Os gestores públicos brasileiros não estão acostumados a utilizar o termo políticas agroambientais para uma série de políticas públicas marcadas pela interação entre agricultura e meio-ambiente. Este trabalho descreve e classifica oito políticas públicas do País que se encaixam na definição de políticas agroambientais comumente utilizadas pelos países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Quatro delas são descritas em maiores detalhes, selecionadas devido a sua importância para as agendas de agricultura e meio ambiente, enfatizando os mecanismos e metodologias de monitoramento e avaliação: i) o Programa Agricultura de Baixo Carbono; ii) o Fundo Amazônia, iii) projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais; e iv) o Código Florestal. Por se tratarem de políticas públicas recentes e inovadoras, avaliações ex-post completas e abrangentes são exceções, muito embora muitas delas considerem mecanismos de monitoramento e avaliação ex-ante em seus planos de ação. Além disso, observa-se pouca preocupação com a aplicação de métodos que possam separar os impactos diretos da aplicação dessas políticas de outros efeitos externos. O trabalho conclui que essas inovações em termos de políticas públicas representam uma mudança de direção rumo a uma maior importância dos instrumentos econômicos na formulação das políticas agroambientais no Brasil; e que falta coordenação inter-agências para o desenvolvimento de políticas mais eficientes, ainda que com algumas exceções. MenosOs gestores públicos brasileiros não estão acostumados a utilizar o termo políticas agroambientais para uma série de políticas públicas marcadas pela interação entre agricultura e meio-ambiente. Este trabalho descreve e classifica oito políticas públicas do País que se encaixam na definição de políticas agroambientais comumente utilizadas pelos países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Quatro delas são descritas em maiores detalhes, selecionadas devido a sua importância para as agendas de agricultura e meio ambiente, enfatizando os mecanismos e metodologias de monitoramento e avaliação: i) o Programa Agricultura de Baixo Carbono; ii) o Fundo Amazônia, iii) projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais; e iv) o Código Florestal. Por se tratarem de políticas públicas recentes e inovadoras, avaliações ex-post completas e abrangentes são exceções, muito embora muitas delas considerem mecanismos de monitoramento e avaliação ex-ante em seus planos de ação. Além disso, observa-se pouca preocupação com a aplicação de métodos que possam separar os impactos diretos da aplicação dessas políticas de outros efeitos externos. O trabalho conclui que essas inovações em termos de políticas públicas representam uma mudança de direção rumo a uma maior importância dos instrumentos econômicos na formulação das políticas agroambientais no Brasil; e que falta coordenação inter-agências para o desenvolvimento de políticas mais eficientes, ainda que com alg... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Código florestal; Política agroambiental; Política pública. |
Thesagro: |
Agricultura; Meio ambiente. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02441nam a2200217 a 4500 001 1946288 005 2013-02-01 008 2012 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aZANELLA, M. A. 245 $aPolíticas agroambientais no Brasil e perspectivas para avaliação.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 50., 2012, Vitória. Agricultura e desenvolvimento rural sustentável: anais. Vitória: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: UFES$c2012 300 $cCD ROM. 500 $aCD 12/051 faz parte do acervo AI-Sede. 520 $aOs gestores públicos brasileiros não estão acostumados a utilizar o termo políticas agroambientais para uma série de políticas públicas marcadas pela interação entre agricultura e meio-ambiente. Este trabalho descreve e classifica oito políticas públicas do País que se encaixam na definição de políticas agroambientais comumente utilizadas pelos países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Quatro delas são descritas em maiores detalhes, selecionadas devido a sua importância para as agendas de agricultura e meio ambiente, enfatizando os mecanismos e metodologias de monitoramento e avaliação: i) o Programa Agricultura de Baixo Carbono; ii) o Fundo Amazônia, iii) projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais; e iv) o Código Florestal. Por se tratarem de políticas públicas recentes e inovadoras, avaliações ex-post completas e abrangentes são exceções, muito embora muitas delas considerem mecanismos de monitoramento e avaliação ex-ante em seus planos de ação. Além disso, observa-se pouca preocupação com a aplicação de métodos que possam separar os impactos diretos da aplicação dessas políticas de outros efeitos externos. O trabalho conclui que essas inovações em termos de políticas públicas representam uma mudança de direção rumo a uma maior importância dos instrumentos econômicos na formulação das políticas agroambientais no Brasil; e que falta coordenação inter-agências para o desenvolvimento de políticas mais eficientes, ainda que com algumas exceções. 650 $aAgricultura 650 $aMeio ambiente 653 $aCódigo florestal 653 $aPolítica agroambiental 653 $aPolítica pública 700 1 $aCARDOSO, L. V. 700 1 $aOLIVEIRA, R. O. de
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Registro original: |
Embrapa Estudos e Capacitação (CECAT) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
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Registro |
Volume |
Status |
URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Gado de Leite. Para informações adicionais entre em contato com cnpgl.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Gado de Leite. |
Data corrente: |
03/12/2021 |
Data da última atualização: |
13/12/2022 |
Tipo da produção científica: |
Autoria/Organização/Edição de Livros |
Autoria: |
AZEVEDO, R. A. de; TEIXEIRA, A. de M.; BITTAR, C. M. M.; FERREIRA, G. C.; ZAMBRANO, J. A.; SANTOS, J. E. P.; COSTA, J. H. C.; MARTINS, L. F.; ANTUNES, L. C. M. S.; CAMPOS, M. M.; TIVERON, P. M.; ROTTA, P. P.; MENESES, R. M.; SILVA, R. O. S.; COELHO, S. G.; CHIOGNA JÚNIOR, V.; GOMES, V. |
Afiliação: |
RAFAEL ALVES DE AZEVEDO, Alta; ALEX DE MATOS TEIXEIRA, Universidade Federal de Uberlândia; CARLA MARIS MACHADO BITTAR, Universidade de São Paulo; GABRIEL CAIXETA FERREIRA, Grupo Apoiar; JOSÉ AZAEL ZAMBRANO, Rehagro; JOSÉ EDUARDO PORTELA SANTOS, University of Flórida; JOÃO HENRIQUE CARDOSO COSTA, University of Kentucky; LEONI FERREIRA MARTINS, The Pennsylvania State University; LÍVIA CAROLINA MAGALHÃES SILVA ANTUNES, Faculdades Associadas de Uberaba; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL; PAULA MARQUES TIVERON, Alta; POLYANA PIZZI ROTTA, Universidade Federal de Viçosa; RODRIGO MELO MENESES, Universidade Federal de Minas Gerais; RODRIGO OTÁVIO SILVEIRA SILVA, Universidade Federal de Minas Gerais; SANDRA GESTEIRA COELHO, Universidade Federal de Minas Gerais; VALDIR CHIOGNA JÚNIOR, Milk+ Consultoria; VIVIANI GOMES, Universidade de São Paulo. |
Título: |
Alta CRIA 2021. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
Uberaba: Alta Genetics, 2021. |
Páginas: |
138 p. |
ISBN: |
978-65-5668-058-3 |
DOI: |
http://dx.doi.org/10.26626/978-65-5668-058-3.2021B0001 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A criação de bezerras e novilhas é uma das fases mais importantes para a pecuária leiteira, pois compreende a reposição genética que visa à incorporação de animais mais produtivos e saudáveis nos rebanhos. Gerenciar os números e conhecer os principais índices zootécnicos é fundamental para traçar metas, estratégias e alcançar os objetivos, que definirão o sucesso da criação das bezerras e novilhas. Além disso, é importante tanto para auxiliar a tomada de decisões de manejos nas propriedades, quanto para apontar áreas que necessitam mais estudos. O programa Alta CRIA surgiu em 2017 com o objetivo de levantar os principais índices zootécnicos na fase de cria e recria, de forma a auxiliar no gerenciamento e estabelecer o panorama nacional da criação de bezerras e novilhas leiteiras. O programa é composto por seleto grupo de conselheiros e técnicos, os quais discutem e trabalham os resultados e as inovações relacionadas às fases de criação, contando com grande participação dos responsáveis técnicos/proprietários de fazendas comerciais distribuídas em quase todo o território nacional. O livro Alta CRIA 2021 é fruto de questionário on-line aplicado aos clientes pertencentes ao programa (135 fazendas) e dados disponibilizados por 118 fazendas, os quais serviram de base para os cálculos e para os resultados aqui apresentados. Todos os dados são apresentados por análise descritiva e compreendem bezerras nascidas entre 1 de outubro de 2020 e 30 de setembro de 2021. |
Thesagro: |
Bezerro Leiteiro; Bovino; Criação; Novilho Leiteiro; Recria. |
Categoria do assunto: |
L Ciência Animal e Produtos de Origem Animal |
Marc: |
LEADER 02581nam a2200397 a 4500 001 2137053 005 2022-12-13 008 2021 bl uuuu 00u1 u #d 020 $a978-65-5668-058-3 024 7 $ahttp://dx.doi.org/10.26626/978-65-5668-058-3.2021B0001$2DOI 100 1 $aAZEVEDO, R. A. de 245 $aAlta CRIA 2021.$h[electronic resource] 260 $aUberaba: Alta Genetics$c2021 300 $a138 p. 520 $aA criação de bezerras e novilhas é uma das fases mais importantes para a pecuária leiteira, pois compreende a reposição genética que visa à incorporação de animais mais produtivos e saudáveis nos rebanhos. Gerenciar os números e conhecer os principais índices zootécnicos é fundamental para traçar metas, estratégias e alcançar os objetivos, que definirão o sucesso da criação das bezerras e novilhas. Além disso, é importante tanto para auxiliar a tomada de decisões de manejos nas propriedades, quanto para apontar áreas que necessitam mais estudos. O programa Alta CRIA surgiu em 2017 com o objetivo de levantar os principais índices zootécnicos na fase de cria e recria, de forma a auxiliar no gerenciamento e estabelecer o panorama nacional da criação de bezerras e novilhas leiteiras. O programa é composto por seleto grupo de conselheiros e técnicos, os quais discutem e trabalham os resultados e as inovações relacionadas às fases de criação, contando com grande participação dos responsáveis técnicos/proprietários de fazendas comerciais distribuídas em quase todo o território nacional. O livro Alta CRIA 2021 é fruto de questionário on-line aplicado aos clientes pertencentes ao programa (135 fazendas) e dados disponibilizados por 118 fazendas, os quais serviram de base para os cálculos e para os resultados aqui apresentados. Todos os dados são apresentados por análise descritiva e compreendem bezerras nascidas entre 1 de outubro de 2020 e 30 de setembro de 2021. 650 $aBezerro Leiteiro 650 $aBovino 650 $aCriação 650 $aNovilho Leiteiro 650 $aRecria 700 1 $aTEIXEIRA, A. de M. 700 1 $aBITTAR, C. M. M. 700 1 $aFERREIRA, G. C. 700 1 $aZAMBRANO, J. A. 700 1 $aSANTOS, J. E. P. 700 1 $aCOSTA, J. H. C. 700 1 $aMARTINS, L. F. 700 1 $aANTUNES, L. C. M. S. 700 1 $aCAMPOS, M. M. 700 1 $aTIVERON, P. M. 700 1 $aROTTA, P. P. 700 1 $aMENESES, R. M. 700 1 $aSILVA, R. O. S. 700 1 $aCOELHO, S. G. 700 1 $aCHIOGNA JÚNIOR, V. 700 1 $aGOMES, V.
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Embrapa Gado de Leite (CNPGL) |
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