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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
08/10/2014 |
Data da última atualização: |
06/01/2015 |
Autoria: |
BEZERRA, C.; FERNANDES, J. M. |
Afiliação: |
JOSE MARIA DA SILVA FERNANDES, CPATU. |
Título: |
Conteúdo do livro didático no contexto da educação ambiental: caso de uma escola particular do Município Ananindeua. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
2014. |
Páginas: |
55 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Escola Superior da Amazônia, Belém, PA. |
Conteúdo: |
O presente trabalho procura fazer uma análise dos conteúdos dos livros didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como fundamento o enfoque dado a transversalidade da educação ambiental das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciência e Filosofia. Além da análise dos livros didáticos, a pesquisa de campo consistiu de entrevistas semiestruturada com quatro professores da escola em questão, onde se verificou a compreensão dos mesmos sobre o que entendem sobre meio ambiente, educação ambiental e como eles trabalham a educação ambiental em sala de aula nas diversas disciplinas citadas anteriormente, bem como as metodologias utilizadas e se a escola trabalha com projetos sobre a questão ambiental. |
Palavras-Chave: |
Ananindeua; Livro didático; Pará. |
Thesagro: |
Educação ambiental; Meio ambiente. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/109674/1/TCC-CAMILLA-INTRO.pdf
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Marc: |
LEADER 01427nam a2200205 a 4500 001 1996844 005 2015-01-06 008 2014 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aBEZERRA, C. 245 $aConteúdo do livro didático no contexto da educação ambiental$bcaso de uma escola particular do Município Ananindeua. 260 $a2014.$c2014 300 $a55 f. 500 $aTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Escola Superior da Amazônia, Belém, PA. 520 $aO presente trabalho procura fazer uma análise dos conteúdos dos livros didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como fundamento o enfoque dado a transversalidade da educação ambiental das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciência e Filosofia. Além da análise dos livros didáticos, a pesquisa de campo consistiu de entrevistas semiestruturada com quatro professores da escola em questão, onde se verificou a compreensão dos mesmos sobre o que entendem sobre meio ambiente, educação ambiental e como eles trabalham a educação ambiental em sala de aula nas diversas disciplinas citadas anteriormente, bem como as metodologias utilizadas e se a escola trabalha com projetos sobre a questão ambiental. 650 $aEducação ambiental 650 $aMeio ambiente 653 $aAnanindeua 653 $aLivro didático 653 $aPará 700 1 $aFERNANDES, J. M.
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
16/05/2013 |
Data da última atualização: |
31/10/2017 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 1 |
Autoria: |
SILVA, R. C. da; GRZYBOWSKI, C. R. de; FRANÇA-NETO, J. de B.; PANOBIANCO, M. |
Afiliação: |
ROSEMEIRE CARVALHO DA SILVA, UFPR; CAMILA RIBEIRO DE SOUZA GRZYBOWSKI, UFPR; JOSE DE BARROS FRANCA NETO, CNPSO; MARISTELA PANOBIANCO, UFPR. |
Título: |
Adaptação do teste de tetrazólio para avaliação da viabilidade e do vigor de sementes de girassol. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 48, n. 1, p. 105-113, jan. 2013. |
DOI: |
10.1590/S0100-204X2013000100014 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar metodologias para realização do teste de tetrazólio, na avaliação da viabilidade e do vigor de sementes de girassol, e estabelecer classes de qualidade para interpretação do teste. Foram avaliadas diferentes formas de extração do pericarpo e do tegumento das sementes, além do pré‑condicionamento em água por 16 e 18 horas (25°C) e da coloração em solução de tetrazólio (30ºC), nas concentrações de 0,1 e 0,5%, por 2, 3 e 4 horas; e de 1,0%, por 1, 2 e 3 horas. Após a definição da metodologia mais adequada para realização do teste, classes de vigor foram estabelecidas de acordo com a emergência das plântulas no campo. Foram identificadas cinco classes, as quais apresentaram correlação perfeita com a emergência. Para avaliar a viabilidade das sementes de girassol, o pericarpo e o tegumento devem ser retirados após corte longitudinal com até 1/3 do comprimento da semente, o pré‑condicionamento deve ser feito pela imersão em água por 16 horas, e a coloração deve ser realizada em solução de tetrazólio a 0,1%, durante 3 horas. Abstract: The objective of this work was to evaluate methodologies for performing the tetrazolium test in the evaluation of the viability and vigor of sunflower seeds, and to establish seed quality classes for test interpretation. Different methodologies were evaluated for extracting the pericarp and seed coat, besides water priming for 16 and 18 hours (25°C), and staining with tetrazolium solution (30ºC) at the concentrations of 0.1 and 0.5%, for 2, 3, and 4 hours; and of 1.0%, for 1, 2, and 3 hours. After the definition of the most adequate methodology for performing the test, vigor classes were established according to seedling emergence on field. Five vigor classes were established, which had perfect correlation with seedling emergence. For the viability assessment of sunflower seeds, the pericarp and the seed coat should be removed after a lengthwise cut of up to 1/3 seed length, water priming should be carried out for 16 hours, and staining should be done with tetrazolium solution at 0.1%, during 3 hours. MenosResumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar metodologias para realização do teste de tetrazólio, na avaliação da viabilidade e do vigor de sementes de girassol, e estabelecer classes de qualidade para interpretação do teste. Foram avaliadas diferentes formas de extração do pericarpo e do tegumento das sementes, além do pré‑condicionamento em água por 16 e 18 horas (25°C) e da coloração em solução de tetrazólio (30ºC), nas concentrações de 0,1 e 0,5%, por 2, 3 e 4 horas; e de 1,0%, por 1, 2 e 3 horas. Após a definição da metodologia mais adequada para realização do teste, classes de vigor foram estabelecidas de acordo com a emergência das plântulas no campo. Foram identificadas cinco classes, as quais apresentaram correlação perfeita com a emergência. Para avaliar a viabilidade das sementes de girassol, o pericarpo e o tegumento devem ser retirados após corte longitudinal com até 1/3 do comprimento da semente, o pré‑condicionamento deve ser feito pela imersão em água por 16 horas, e a coloração deve ser realizada em solução de tetrazólio a 0,1%, durante 3 horas. Abstract: The objective of this work was to evaluate methodologies for performing the tetrazolium test in the evaluation of the viability and vigor of sunflower seeds, and to establish seed quality classes for test interpretation. Different methodologies were evaluated for extracting the pericarp and seed coat, besides water priming for 16 and 18 hours (25°C), and staining with tetrazolium solution (30ºC... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Helianthus Annuus. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/84639/1/Adaptacao-do-teste-de-tetrazolio-para-avaliacao-da-viabilidade-e-do-vigor-de-sementes-de-girassol.pdf
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Marc: |
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