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Registros recuperados : 291 | |
101. | | SILVA, D. D. da; COTA, L. V.; MAY, A.; COSTA, R. V. da; PARREIRA, D. F.; LANZA, F. E. Controle químico da helmintosporiose em sorgo sacarino. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 30.; SIMPÓSIO SOBRE LEPDÓPTEROS COMUNS A MILHO, SOJA E ALGODÃO, 1., 2014, Salvador. Eficiência nas cadeias produtivas e o abastecimento global: resumos expandidos. Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2014. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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103. | | SILVA, D. D. da; AGUIAR, F. M.; COTA, L. V.; COSTA, R. V. da; MENDES, S. M. Molicutes em milho: a diversificação de sistemas de produção pode ser a solução? In: MEDEIROS, F. H. V.; PEDROSO, L. A.; GUIMARÃES, M. de R. F.; SILVA, B. A. A. de S. e; ALMEIDA, L. G. F. de; SILVA, F. de J.; SILVA, R. L. M. da; FERREIRA, L. C.; PEREIRA, A. K. M.; COUTO, T. B. R.; GOMES, V. A.; MEDEIROS, R. M.; VEIGA, C. M. de O.; SILVA, M. de F.; FIGUEIREDO, Y. F.; GATTI, G. V. N.; NICOLLI, C. P. (Ed.). Novos sistemas de produção. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2017. cap. 4, p. 32-52. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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110. | | LIMA, H. E. de; RÊGO, E. R. do; CAVALCANTE, G. P.; RÊGO, M. M. do; COTA, L. V. Reação em campo à murcha bacteriana de cultivares de tomate em Roraima. Horticultura Brasileira, Brasilia, DF, v. 28, n. 2, p. 227-231, abr./jun. 2010. Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças; Embrapa Milho e Sorgo; Embrapa Roraima. |
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111. | | SOUZA, A. G. C. de; COTA, L. V.; SILVA, D. D. da; COSTA, R. V. da; LANZA, F. E. Quantificação de perdas na produção de grãos causadas pela antracnose foliar em diferentes genótipos de sorgo. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 30.; SIMPÓSIO SOBRE LEPDÓPTEROS COMUNS A MILHO, SOJA E ALGODÃO, 1., 2014, Salvador. Eficiência nas cadeias produtivas e o abastecimento global: resumos expandidos. Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2014. 1 CD-ROM. Trabalho publicado também no 7º Seminário de Iniciação Científica PIBIC/BIC Júnior, 2014, Sete Lagoas. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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114. | | CARAFFA, M.; RIFFEL, C. T.; ROCHA, E. K.; SCHU, A.; BIGOLIN, T.; CARVALHO, D. de O.; COTA, L. V. Resposta de três cultivares de milho a tratamentos fúngicos em pós-emergência. In: REUNIÃO TÉCNICA ANUAL DO MILHO, 58.; REUNIÃO TÉCNICA ANUAL DO SORGO, 41., 2013, Pelotas. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2014. p. 84-87. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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116. | | COSTA, R. V. da; COTA, L. V.; SILVA, D. D. da; MEIRELLES, W. F.; LANZA, F. E. Viabilidade técnica e econômica da aplicação de estrobilurinas em milho. Tropical Plant Pathology, Brasília, v. 37, n. 4, p. 246-254, 2012. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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118. | | ALVES, E. N. T. D.; VERDOLIN, A. L. G.; COSTA, R. V. da; COTA, L. V.; SILVA, D. D. da; SILVA, O. A. da. Alternativas de controle para redução de grãos ardidos na cultura do milho. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 29., 2012, Águas de Lindóia. Diversidade e inovações na era dos transgênicos: resumos expandidos. Campinas: Instituto Agronômico; Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2012. p. 587-592. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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119. | | ALVES, E. N. T. D.; VERDOLIN, A. L. G.; COSTA, R. V. da; COTA, L. V.; SILVA, D. D. da; SILVA, O. A. da. Alternativas de controle para redução de grãos ardidos na cultura do milho. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 5., 2013, Sete Lagoas. [Trabalhos apresentados]. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2013. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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120. | | RAMOS, T. C. D. A.; COTA, L. V.; COSTA, R. V.; SILVA, D. D.; NOLASCO, A. A. R.; LANZA, F. E.; PARREIRA, D. F.; COSTA, G. M. C. Componentes epidemiológicos de isolados de Exserohilum turcicum em genótipos de sorgo. Tropical Plant Pathology, Brasília, DF, v. 36, p. 979, ago. 2011. 1 CD-ROM. Suplemento. Edição dos resumos do 44º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves. Resumo 1403. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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Registros recuperados : 291 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
Data corrente: |
03/11/2011 |
Data da última atualização: |
11/06/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SILVA, D. M. PPIRES e; CURADO, F. F.; GOMES, L. J. |
Afiliação: |
DAIANE MARIA PIRES E SILVA; FERNANDO FLEURY CURADO, CPATC; LARA JANE GOMES, UFS. |
Título: |
Percepção ambiental de educadores da rede pública de Itaporanga D'Ajuda. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTERIOS, 1., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2011. 1 CD-ROM. |
Descrição Física: |
Artigo em anais. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante durante o curso, desenvolvido em 07 (sete) módulos (de março a junho de 2008), sendo registrados e analisados os discursos dos educadores, caracterizando-os de acordo com as correntes ambientalistas e com relação à percepção ambiental. Assim, de modo geral, os educadores mostraram-se bastante preocupados com a questão ambiental. Entretanto, foi possível verificar diferenças em seus discursos. Perceberam-se alguns mais voltados para a preservação da natureza. Outros educadores, no entanto, demonstraram uma forte tendência à visão antropocêntrica. Entretanto, a maioria demonstrou, principalmente nos discursos, a inclinação ao socioambientalismo, evidenciando a relação de interdependência entre homem e meio ambiente. A compreensão destas diferentes perspectivas de leitura acerca do ambiente por parte destes educadores demonstrou o papel preponderante da construção de referenciais de educação ambiental que contribuam na conformação de uma prática pedagógica fundamentada nos princípios da sustentabilidade ambiental. MenosA educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante durante o curso, desenvolvido em 07 (sete) módulos (de março a junho de 2008), sendo registrados e analisados os discursos dos educadores, caracterizando-os de acordo com as correntes ambientalistas e com relação à percepção ambiental. Assim, de modo geral, os educadores mostraram-se bastante preocupados com a questão ambiental. Entretanto, foi possível verificar diferenças em seus discursos. Perceberam-se alguns mais voltados para a preservação da natureza. Outros educadores, no entanto, demonstraram uma forte tendência à visão antropocêntrica. Entretanto, a maioria demonstrou, principalmente nos discursos, a inclinação ao socioambientalismo, evidenciando a relação de interdependência entre homem e meio ambiente. A compreensão... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Sustentabilidade ambiental. |
Thesagro: |
Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/45433/1/Percepcao.pdf
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Marc: |
LEADER 02505nam a2200169 a 4500 001 1904852 005 2019-06-11 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSILVA, D. M. PPIRES e 245 $aPercepção ambiental de educadores da rede pública de Itaporanga D'Ajuda.$h[electronic resource] 260 $aIn: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTERIOS, 1., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2011. 1 CD-ROM.$c2011 300 $cArtigo em anais. 520 $aA educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante durante o curso, desenvolvido em 07 (sete) módulos (de março a junho de 2008), sendo registrados e analisados os discursos dos educadores, caracterizando-os de acordo com as correntes ambientalistas e com relação à percepção ambiental. Assim, de modo geral, os educadores mostraram-se bastante preocupados com a questão ambiental. Entretanto, foi possível verificar diferenças em seus discursos. Perceberam-se alguns mais voltados para a preservação da natureza. Outros educadores, no entanto, demonstraram uma forte tendência à visão antropocêntrica. Entretanto, a maioria demonstrou, principalmente nos discursos, a inclinação ao socioambientalismo, evidenciando a relação de interdependência entre homem e meio ambiente. A compreensão destas diferentes perspectivas de leitura acerca do ambiente por parte destes educadores demonstrou o papel preponderante da construção de referenciais de educação ambiental que contribuam na conformação de uma prática pedagógica fundamentada nos princípios da sustentabilidade ambiental. 650 $aEducação Ambiental 653 $aSustentabilidade ambiental 700 1 $aCURADO, F. F. 700 1 $aGOMES, L. J.
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Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC) |
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