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Registros recuperados : 122 | |
7. | | CAVALCANTE, U. M. T.; MAIA, L. C.; MELO, A. M. M.; SANTOS, V. F. dos. Influência da densidade de fungos micorrízicos arbusculares na produção de mudas de maracujazeiro-amarelo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 37, n. 5, p. 643-651, maio. 2002 Título em inglês: Effect of spore density of arbuscular mycorrhizal fungi on production of yellow passion fruit seedlings. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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8. | | LEDERMAN, I. E.; SILVA, M. F. F. da; BEZERRA, J. E. F.; SANTOS, V. F. dos. Influência da idade do porta-enxerto e do tipo de enxertia na propagação da gravioleira. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 32, n. 6, p. 579-584, jun. 1997. Título em inglês: Influence of rootstocks age and grafting methods of the vegetative propagation of sources. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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11. | | ANJOS, E. C. T. dos; CAVALCANTE, U. M. T.; SANTOS, V. F. dos; MAIA, L. C. Produção de mudas de maracujazeiro-doce micorrizadas em solo desinfestado e adubado com fósforo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 40, n. 4, p. 345-351, abr. 2005 Título em inglês: Production of mycorrhized sweet passion fruit seedlings in disinfected and phosphorus fertilized soil. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura; Embrapa Rondônia; Embrapa Unidades Centrais. |
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12. | | NOGUEIRA, R. J. M. C.; SANTOS, R. C. dos; BEZERRA NETO, E.; SANTOS, V. F. dos. Comportamento fisiológico de duas cultivares de amendoim submetidas a diferentes regimes hídricos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 33, n. 12, p. 1963-1969, dez. 1998. Título em inglês: Physiological behaviour of two peanut cultivars submitted to supression watering. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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16. | | BEZERRA, J. E. F.; MAAZE, U. C.; SANTOS, V. F. dos; LEDERMAN, I. E. Efeito da adubacao nitrogenada, fosfatada e potassica na producao e qualidade do abacaxi cv. Smooth Cayenne. Revista Brasileira de Fruticultura, v.3, n.unico, p.1-5, Recife, 1981. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
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17. | | CANUTO, V. T. B.; CANUTO, N. N.; NUNES FILHO, J.; SANTOS, V. F. dos. Efeito da época de paralização da irrigação e de níveis e fontes de nitrogênio na produção do tomateiro industrial. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 21, n. 2, jul. 2003. Suplemento 2. Trabalho apresentado no 43º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2003. Publicado também como resumo em: Horticultura Brasileira, Brasília, v. 21, n. 2, p. 345, jul. 2003. Suplemento 1. Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças. |
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Registros recuperados : 122 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pesca e Aquicultura. |
Data corrente: |
23/01/2020 |
Data da última atualização: |
14/02/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 4 |
Autoria: |
BRITO, L. de F. S.; CAMARGO, J. G.; SANTOS, V. F.; PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N. de; KATO, H. C. de A. |
Afiliação: |
LETICIA DE FREITAS SILVA BRITO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; JOYCIANE GOMES CAMARGO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; VIVIANE FERREIRA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; CAROLINE ROBERTA FREITAS PIRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; HELLEN CHRISTINA DE ALMEIDA KATO, CNPASA. |
Título: |
Metodologias lúdicas e educação alimentar e nutricional para promover o consumo de pescado em escolares. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
Extensio, v. 16, n. 34, p. 126-142, 2019. |
ISSN: |
1807-0221 |
DOI: |
10.5007/1807-0221.2019v16n34p126 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A idade escolar é o período em que há a formação de hábitos alimentares, sendo a principal fase para que haja a intervenção com ações educativas. Este trabalho teve por objetivo relatar ações extensionistas direcionadas à Educação Alimentar e Nutricional com uso de metodologia lúdica, para promover o consumo de pescado em escolares. Trata-se de um relato de experiência extensionista com 43 alunos do 4º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Palmas. Foram utilizadas diferentes metodologias, como dinâmicas participativas, atividade de pintura e oficina culinária. A eficácia desta metodologia foi avaliada através da aplicação de pré-teste e pós-teste. Entre os resultados, postula-se que 83,7% dos escolares afirmaram que consomem peixe e 97,7% informaram este ser consumido pelos pais, enquanto a preferência (53,5%) dos alunos foi pelo peixe frito. Observou-se a ampliação de conhecimento sobre os nutrientes e seus benefícios, além da importância do consumo do peixe, o que demonstra a aplicabilidade das metodologias lúdicas. |
Palavras-Chave: |
Alimentação infantil; Alimentação saudável; Aprendizagem ativa; Educação alimentar; Promoção da saúde. |
Thesagro: |
Alimentação; Educação; Escola; Nutrição; Peixe. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/209509/1/CNPASA-2019-ext.pdf
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Marc: |
LEADER 02033naa a2200325 a 4500 001 2119264 005 2020-02-14 008 2019 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a1807-0221 024 7 $a10.5007/1807-0221.2019v16n34p126$2DOI 100 1 $aBRITO, L. de F. S. 245 $aMetodologias lúdicas e educação alimentar e nutricional para promover o consumo de pescado em escolares.$h[electronic resource] 260 $c2019 520 $aA idade escolar é o período em que há a formação de hábitos alimentares, sendo a principal fase para que haja a intervenção com ações educativas. Este trabalho teve por objetivo relatar ações extensionistas direcionadas à Educação Alimentar e Nutricional com uso de metodologia lúdica, para promover o consumo de pescado em escolares. Trata-se de um relato de experiência extensionista com 43 alunos do 4º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Palmas. Foram utilizadas diferentes metodologias, como dinâmicas participativas, atividade de pintura e oficina culinária. A eficácia desta metodologia foi avaliada através da aplicação de pré-teste e pós-teste. Entre os resultados, postula-se que 83,7% dos escolares afirmaram que consomem peixe e 97,7% informaram este ser consumido pelos pais, enquanto a preferência (53,5%) dos alunos foi pelo peixe frito. Observou-se a ampliação de conhecimento sobre os nutrientes e seus benefícios, além da importância do consumo do peixe, o que demonstra a aplicabilidade das metodologias lúdicas. 650 $aAlimentação 650 $aEducação 650 $aEscola 650 $aNutrição 650 $aPeixe 653 $aAlimentação infantil 653 $aAlimentação saudável 653 $aAprendizagem ativa 653 $aEducação alimentar 653 $aPromoção da saúde 700 1 $aCAMARGO, J. G. 700 1 $aSANTOS, V. F. 700 1 $aPIRES, C. R. F. 700 1 $aSOUSA, D. N. de 700 1 $aKATO, H. C. de A. 773 $tExtensio$gv. 16, n. 34, p. 126-142, 2019.
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Registro original: |
Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA) |
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