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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
30/08/2017 |
Data da última atualização: |
30/08/2017 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
RAMOS, M. Y. |
Afiliação: |
MILENA YUMI RAMOS, SGI. |
Título: |
Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
Educação e Pesquisa, São Paulo, Ahead of print, 2017. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Nas últimas duas ou três décadas, a dimensão internacional tornou-se parte integral da educação de nível superior e da pesquisa científica, motivando a emergência da noção de internacionalização. Neste artigo, a lógica e os mecanismos de internacionalização implementados pelos programas de pós-graduação (PPGs) que receberam notas seis e sete na Avaliação Trienal 2010 promovida pela Capes são examinados. Ao todo, 322 coordenadores de programas de pós-graduação foram convidados a responder a um questionário web organizado em três seções que lidavam com diferentes aspectos dos esforços de internacionalização empreendidos pelos programas que coordenavam, quais sejam: concepções e justificativas; estratégias, iniciativas e parceiros; fatores facilitadores e inibidores. Após validação, restaram 66 questionários que forneceram os dados empíricos de base deste estudo. Entre os PPGs brasileiros de excelência, identificou-se a prevalência de uma concepção de internacionalização orientada a atividades: a mobilidade acadêmica para o exterior é vista como o principal mecanismo de acesso à experiência internacional, à formação de redes e ao estabelecimento de colaborações internacionais em pesquisa. Embora incipiente, iniciativas para atrair pesquisadores estrangeiros e outros esforços de internacionalização em casa estão ganhando força. A presença de docentes formados no exterior, capazes de mobilizar suas redes externas para estabelecer intercâmbios e parcerias científicas é considerada condição chave para a internacionalização da pós-graduação e da pesquisa no Brasil. Porém, a falta de uma estratégia nacional e de sistemas administrativos e políticas institucionais adequados na maioria das instituições de ensino superior do país obstaculizam o desenvolvimento desses laços em um processo mais significante e sustentado de cooperação científica internacional. MenosNas últimas duas ou três décadas, a dimensão internacional tornou-se parte integral da educação de nível superior e da pesquisa científica, motivando a emergência da noção de internacionalização. Neste artigo, a lógica e os mecanismos de internacionalização implementados pelos programas de pós-graduação (PPGs) que receberam notas seis e sete na Avaliação Trienal 2010 promovida pela Capes são examinados. Ao todo, 322 coordenadores de programas de pós-graduação foram convidados a responder a um questionário web organizado em três seções que lidavam com diferentes aspectos dos esforços de internacionalização empreendidos pelos programas que coordenavam, quais sejam: concepções e justificativas; estratégias, iniciativas e parceiros; fatores facilitadores e inibidores. Após validação, restaram 66 questionários que forneceram os dados empíricos de base deste estudo. Entre os PPGs brasileiros de excelência, identificou-se a prevalência de uma concepção de internacionalização orientada a atividades: a mobilidade acadêmica para o exterior é vista como o principal mecanismo de acesso à experiência internacional, à formação de redes e ao estabelecimento de colaborações internacionais em pesquisa. Embora incipiente, iniciativas para atrair pesquisadores estrangeiros e outros esforços de internacionalização em casa estão ganhando força. A presença de docentes formados no exterior, capazes de mobilizar suas redes externas para estabelecer intercâmbios e parcerias científicas é considerada... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Graduate education in Brazil Research training; Internacionalização do ensino superior; Pós-graduação no Brasil Formação de pesquisador. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/163238/1/Internacionalizacao-da-pos-graduacao-no-brasil.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Gado de Leite. |
Data corrente: |
15/01/2014 |
Data da última atualização: |
12/03/2024 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SANTOS, D. C.; LANGE, C. C.; COIMBRA E SOUZA, V.; BRITO, M. A. V. P. e; SANTOS, K. R. N. DOS; GIAMBIAGI DE MARVAL, M. |
Afiliação: |
UFRJ; CARLA CHRISTINE LANGE, CNPGL; UFRJ; MARIA APARECIDA V PAIVA E BRITO, CNPGL; UFRJ; UFRJ. |
Título: |
Caracterização de amostras de Staphylococcus spp. isoladas a partir de leite de búfalas com mastite subclínica. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 27., 2013, Natal. Anais... [Natal]: Sociedade Brasileira de Microbiologia, 2013. |
Idioma: |
Português |
Thesagro: |
Gado Leiteiro; Glândula Mamaria; Inflamação. |
Categoria do assunto: |
H Saúde e Patologia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/976210/1/Caracterizacao-de-amostras-de-Staphylococcus.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Gado de Leite (CNPGL) |
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