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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
20/10/2014 |
Data da última atualização: |
19/10/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
SILVA, M. C. L. e; MOTA, D. M. da. |
Afiliação: |
Marcia Cristina Lopes e Silva, IFPA-Campus Bragança; DALVA MARIA DA MOTA, CPATU. |
Título: |
Dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá - Pará. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Educação, Pelotas, n. 37, p. 161-184, set./dez. 2010. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este artigo analisa as relações de gênero presentes na Casa Familiar Rural de Cametá ? Pará (CFRC), a partir da experiência educativa em alternância de alunos que, uma semana a cada mês, estão envolvidos em regime de internato nas dependências da escola e, nas outras semanas, desenvolvem atividades relacionadas à agricultura nos seus respectivos estabelecimentos familiares. A pesquisa se deu através de estudo de caso com privilégio para a fala das mulheres. A hipótese central é a de que o conteúdo das relações de gênero estruturadas na família se reproduz na CFRC, muito embora um dos seus pressupostos seja a equidade no processo educativo de formação dos jovens para atuar na agricultura. Os principais resultados confirmam a hipótese levantada, mostrando que a mesma divisão do trabalho exercitada na família se reproduz na escola com atividades denominadas ?leves? para as mulheres e ?pesadas? para os homens. Essa divisão confere uma formação diferenciada aos alunos da mesma escola segundo uma noção preexistente que reforça papéis tradicionais. Mesmo assim, as mulheres reconhecem que, nas suas trajetórias da casa da família à casa da escola, constroem significados do que é ser mulher e de como lidar melhor com as diferenças ali reforçadas. |
Palavras-Chave: |
Estabelecimento Familiar; Gênero. |
Thesagro: |
Pedagogia da Alternância. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/110234/1/1584-2071-1-PB.pdf
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Marc: |
LEADER 01847naa a2200169 a 4500 001 1997792 005 2022-10-19 008 2010 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSILVA, M. C. L. e 245 $aDimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá - Pará.$h[electronic resource] 260 $c2010 520 $aEste artigo analisa as relações de gênero presentes na Casa Familiar Rural de Cametá ? Pará (CFRC), a partir da experiência educativa em alternância de alunos que, uma semana a cada mês, estão envolvidos em regime de internato nas dependências da escola e, nas outras semanas, desenvolvem atividades relacionadas à agricultura nos seus respectivos estabelecimentos familiares. A pesquisa se deu através de estudo de caso com privilégio para a fala das mulheres. A hipótese central é a de que o conteúdo das relações de gênero estruturadas na família se reproduz na CFRC, muito embora um dos seus pressupostos seja a equidade no processo educativo de formação dos jovens para atuar na agricultura. Os principais resultados confirmam a hipótese levantada, mostrando que a mesma divisão do trabalho exercitada na família se reproduz na escola com atividades denominadas ?leves? para as mulheres e ?pesadas? para os homens. Essa divisão confere uma formação diferenciada aos alunos da mesma escola segundo uma noção preexistente que reforça papéis tradicionais. Mesmo assim, as mulheres reconhecem que, nas suas trajetórias da casa da família à casa da escola, constroem significados do que é ser mulher e de como lidar melhor com as diferenças ali reforçadas. 650 $aPedagogia da Alternância 653 $aEstabelecimento Familiar 653 $aGênero 700 1 $aMOTA, D. M. da 773 $tCadernos de Educação, Pelotas$gn. 37, p. 161-184, set./dez. 2010.
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Biblioteca |
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Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
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Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Café. |
Data corrente: |
19/12/2017 |
Data da última atualização: |
20/03/2019 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SANTOS, C. S. dos; MAURI, J.; VIANA, M. T. R.; PEREIRA, F. A. C.; MENDES, A. N. G.; VEIGA, A. D.; RODRIGUES, G. C.; BARTHOLO, G. F.; CARVALHO, M. A. de F. |
Afiliação: |
Doutoranda em Fitotecnia/UFLA; Doutora em Botânica Aplicada; Doutoranda em Fitotecnia/UFLA; Bolsista do Consórcio Pesquisa Café; ANTONIO NAZARENO GUIMARÃES MENDES, Professor do Departamento de Agricultura/UFLA; ADRIANO DELLY VEIGA, CPAC; GUSTAVO COSTA RODRIGUES, CNPTIA; GABRIEL FERREIRA BARTHOLO, SAPC; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, SAPC. |
Título: |
Anatomia foliar do genótipo Catimor UFV 386-105 em condições de cerrado do Planalto Central do Brasil. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 43., 2017, Poços de Caldas. Novas tecnologias para um bom café produzir. Brasília, DF: Embrapa Café, 2017. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A anatomia foliar é uma tecnologia que pode auxiliar na caracterização de genótipos de cafeeiro, dessa forma colaborar em programas de melhoramento genético. Genótipos de café podem apresentar diferenças na sua estrutura anatômica e fisiológica em função do ambiente, o que pode indicar adaptação a condições climáticas, tolerância a estresses ambientais, patógenos, entre outras (QUEIROZ-VOLTAN et al., 2014; SILVA et al., 2013; SILVA et al., 2015). Objetivou-se no presente trabalho caracterizar a anatomia foliar do genótipo Catimor UFV 386-105 em condições climáticas de Cerrado do Planalto Central do Brasil. |
Palavras-Chave: |
Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Cerrados. |
Thesagro: |
Café; Espaçamento; Irrigação por pivo central; Melhoramento genético vegetal. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/169327/1/Anatomia-foliar-do-genotipo-catimor-UFV-386-105.pdf
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Marc: |
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Embrapa Café (CNPCa) |
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