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Registros recuperados : 184 | |
24. | | ANDRADE, R. G.; VICENTE, L. E.; GREGO, C. R.; NOGUEIRA, S. F.; RODRIGUES, C. A. G. Análise espacial do índice de área foliar de pastagens utilizando Crop Circle e imagem WorldView-2. In: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2014. p. 500-506. Biblioteca(s): Embrapa Territorial. |
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26. | | RODRIGUES, C. A. G.; FURTADO, A. L. dos S.; TOSTO, S. G. Adequação ambiental rural. In: TÔSTO, S. G.; RODRIGUES, C. A. G.; BOLFE, E. L.; BATISTELLA, M. (Ed.). Geotecnologias e geoinformação. Brasília, DF: Embrapa, 2014. p. 188-204. (Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas) Biblioteca(s): Embrapa Territorial. |
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36. | | CARDOSO, E. L.; CRISPIM, S. M. A.; RODRIGUES, C. A. G.; BARIONI JUNIOR, W. Biomassa aérea e produção primária do estrato herbáceo em campo de Elyonurus muticus submetido a queima anual, no Pantanal. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 35, n. 8, p. 1501-07, ago. 2000 Título em inglês: Aerial biomass and primary production of herbaceous communities in a native grassland of Elyonurus muticus under annual burnings in the Pantanal, Brazil. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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37. | | CARDOSO, E. L.; CRISPIM, S. M. A.; RODRIGUES, C. A. G.; BARIONI JUNIOR, W. Biomassa aerea e producao primaria do estrato herbaceo em campo de Elyonurus muticus submetido a queima anual, no Pantanal. Pesquisa Agropecuaria Brasileira, Brasilia, v.35, n.8, p.1501-1507, ago., 2000. Titulo em ingles: Aerial biomass and primary production of herbaceous communities in a native grassland of Elynorus muticus under annual burnings in the Pantanal, Brazil. Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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40. | | ANDRADE, R. G.; SANCHES, I. D'A.; RODRIGUES, C. A. G.; TORRESAN, F. E.; QUARTAROLI, C. F. Classificação preliminar de pastagens degradadas em microbacias da região de Guararapes-SP. In: SEMANA DE MEIO AMBIENTE, 6., 2010. Viçosa, MG. Anais... Viçosa, MG: CBCN, 2010. 5 p. Biblioteca(s): Embrapa Territorial. |
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Registros recuperados : 184 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Territorial. |
Data corrente: |
15/06/2015 |
Data da última atualização: |
15/06/2015 |
Tipo da produção científica: |
Documentos |
Autoria: |
FURTADO, A. L. dos S.; CRISCUOLO, C.; GREGO, C. R.; RODRIGUES, C. A. G. |
Afiliação: |
ANDRE LUIZ DOS SANTOS FURTADO, CNPM; CRISTINA CRISCUOLO, CNPM; CELIA REGINA GREGO, CNPM; CRISTINA APARECIDA G RODRIGUES, CNPM. |
Título: |
Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas: ferramenta educacional para o ensino fundamental. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2014. |
Páginas: |
19 p. |
Série: |
(Embrapa Monitoramento por Satélite. Documentos, 107). |
ISSN: |
0103-78110 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A utilização do sensoriamento remoto e dos sistemas de informação geográfica em projetos educacionais não é algo novo. O Brasil conta com programas que incentivam o uso de geotecnologias nos ensinos fundamental e médio, com atividades dirigidas a professores e alunos da rede pública de ensino. Entretanto, ainda é perceptível a necessidade de investimentos e esforços na criação de oportunidades, projetos ou ações que visem à capacitação e ao treinamento de professores, com vistas a incentivar o uso das geotecnologias em ambiente escolar. As escolas públicas brasileiras não têm, na prática educativa, o uso de geotecnologias, mas há potencial latente para expansão. Este artigo apresenta a experiência da Embrapa Monitoramento por Satélite na construção de um atlas escolar sobre a Região Metropolitana de Campinas com a participação de professores da rede municipal de ensino e com foco nas atividades agropecuárias e em suas relações com o meio ambiente, a economia e a sociedade na região, com o apoio de ferramentas de geotecnologias. |
Palavras-Chave: |
Agropecuária; Atlas; Ensino fundamental. |
Thesagro: |
Sensoriamento Remoto. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/125357/1/4523.pdf
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Marc: |
LEADER 01805nam a2200229 a 4500 001 2017649 005 2015-06-15 008 2014 bl uuuu u0uu1 u #d 022 $a0103-78110 100 1 $aFURTADO, A. L. dos S. 245 $aAtlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas$bferramenta educacional para o ensino fundamental.$h[electronic resource] 260 $aCampinas: Embrapa Monitoramento por Satélite$c2014 300 $a19 p. 490 $a(Embrapa Monitoramento por Satélite. Documentos, 107). 520 $aA utilização do sensoriamento remoto e dos sistemas de informação geográfica em projetos educacionais não é algo novo. O Brasil conta com programas que incentivam o uso de geotecnologias nos ensinos fundamental e médio, com atividades dirigidas a professores e alunos da rede pública de ensino. Entretanto, ainda é perceptível a necessidade de investimentos e esforços na criação de oportunidades, projetos ou ações que visem à capacitação e ao treinamento de professores, com vistas a incentivar o uso das geotecnologias em ambiente escolar. As escolas públicas brasileiras não têm, na prática educativa, o uso de geotecnologias, mas há potencial latente para expansão. Este artigo apresenta a experiência da Embrapa Monitoramento por Satélite na construção de um atlas escolar sobre a Região Metropolitana de Campinas com a participação de professores da rede municipal de ensino e com foco nas atividades agropecuárias e em suas relações com o meio ambiente, a economia e a sociedade na região, com o apoio de ferramentas de geotecnologias. 650 $aSensoriamento Remoto 653 $aAgropecuária 653 $aAtlas 653 $aEnsino fundamental 700 1 $aCRISCUOLO, C. 700 1 $aGREGO, C. R. 700 1 $aRODRIGUES, C. A. G.
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Registro original: |
Embrapa Territorial (CNPM) |
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