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Registros recuperados : 9 | |
1. | | SILVA, W. C. da; MARTORANO, L. G.; SILVA, L. K. X.; ROCHA, S. L. C. S. Nuances na temperatura corporal de bezerros a partir de scaner com termografia infravermelho. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 22., 2018, Belém, PA. Anais... Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2018. p. 163-168. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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2. | | PIRES, A. P.; MARTORANO, L. G.; PACHECO, A.; ROCHA, S. L. C. S.; MORAES, A. F. F. Avaliação do conforto térmico em colônias de abelhas nativas Scaptotrigona SP (canudo-amarela) em quintais agroflorestais em Belterra, Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA, 22.; CONGRESSO BRASILEIRO DE MELIPONICULTURA, 8., 2018, Joinville. Anais. Joinville: CBA, 2018. p. 68. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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3. | | ROCHA, S. L. C. S.; MARTORANO, L. G.; SOUSA, A. R. B. de; MELLO, K. K. de S. Condições térmicas em viveiro com criação de pirarucu (Arapaima Gigas) na comunidade Pixuna do Tapará, município de Santarém, PA. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 22., 2018, Belém, PA. Anais... Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2018. p. 157-162. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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8. | | MARTORANO, L. G.; GARCIA, A. R.; SILVA, L. K. X.; AMARAL JÚNIOR, J. M. DO; BARROS, D. V.; RUFINO, J. P. F.; ROCHA, S. L. C. S.; FERNANDES, P. C. C.; OLIVEIRA, P. P. A. Infrared thermography to diagnose bioclimatic conditions in livestock systems in the amazon biome. In: SOTTA, E. D.; SAMPAIO, F. G.; MARZALL, K.; SILVA, W . G. da (ed.). Adapting to climate change: strategies for Brazilian agricultural and livestock systems. Brasília, DF: MAPA, 2021. p.104-105. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Cerrados; Embrapa Pecuária Sudeste. |
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9. | | MARTORANO, L. G.; GARCIA, A. R.; SILVA, L. K. X.; AMARAL JÚNIOR, J. M. DO; BARROS, D. V.; RUFINO, J. P. F.; ROCHA, S. L. C. S.; FERNANDES, P. C. C.; OLIVEIRA, P. P. A. Termografia infravermelho para diagnosticar condições bioclimáticas em sistemas pecuários no Bioma Amazônia. In: SOTTA, E. D.; SAMPAIO, F. G.; MARZALL, K.; SILVA, W. G. da. Estratégias de adaptação às mudanças do clima dos sistemas agropecuários brasileiros. Brasília, DF: MAPA, 2021. p.104-105. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Cerrados; Embrapa Pecuária Sudeste. |
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Registros recuperados : 9 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
15/06/2023 |
Data da última atualização: |
15/06/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
ROCHA, S. L. C. S.; MARTORANO, L. G.; SANTOS, I. A. dos; CARMO, N. M. do; DESCOVI FILHO, L. L. V. |
Afiliação: |
SAMÁRIA LETÍCIA CARVALHO SILVA ROCHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; IRACENIR ANDRADE DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; NOEVERTON MAIA DO CARMO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; LEÔNIDAS LUIZ VOLCATO DESCOVI FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ. |
Título: |
Simulador de chuva portátil para sensibilizar atores sociais sobre os problemas da erosão hídrica no solo. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DE TECNOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA, 3., 2019, Santarém. Anais... Santarém: Universidade Federal do Oeste do Pará, 2019. |
Páginas: |
p. 538-542. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A erosão hídrica é considerada como o principal processo de degradação dos solos cultivados em regiões tropicais. O simulador de chuva portátil é um equipamento construído com baixo custo que possibilita visualizar as etapas de molhamento, infiltração, escoamento superficial e desagregação das partículas do solo de forma didática e visual. O objetivo neste trabalho foi utilizar um simulador de chuva portátil para sensibilizar alunos de escola pública no polo de grãos do oeste do Pará, sobre os problemas decorrentes do processo erosivo em áreas com diferentes coberturas de solo. O experimento foi realizado na Escola Estadual Waldemar Maués, no município de Belterra. A atividade foi organizada pelo Programa de Educação Tutorial-PET Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares: Comunidades do Campo da Universidade Federal do Oeste do Pará com a colaboração de docentes, pesquisadores e estudantes. A parceria técnico-científica com a Embrapa Amazônia Oriental possibilitou o uso de um simulador de chuva portátil onde foram utilizadas diferentes coberturas do solo. Para subsidiar as avaliações dos atores sociais, primeiramente, fez-se uma explanação sobre o volume de chuva anual (1.884,4 mm) e, informou-se que o mês mais chuvoso é março (318,8 mm mês-1), evidenciando a importância de manter o solo coberto para evitar o processo erosivo das chuvas. No simulador foi possível constatar que no recipiente com solo exposto, a chuva simulada primeiramente umedeceu o solo com baixo escoamento superficial, diferente da água nos outros recipientes com cobertura vegetal. Foi perceptível a atenuação da gramínea e da cobertura com palhada no processo de infiltração de água no solo e escoamento superficial, evidenciando baixa perda de sedimentos. A expressão visual e a verbalização dos participantes na escola confirmaram a importância do uso do simulador para sensibilizar sobre os serviços ambientais prestados por atividades agrícolas que conservam a cobertura do solo na Amazônia. MenosA erosão hídrica é considerada como o principal processo de degradação dos solos cultivados em regiões tropicais. O simulador de chuva portátil é um equipamento construído com baixo custo que possibilita visualizar as etapas de molhamento, infiltração, escoamento superficial e desagregação das partículas do solo de forma didática e visual. O objetivo neste trabalho foi utilizar um simulador de chuva portátil para sensibilizar alunos de escola pública no polo de grãos do oeste do Pará, sobre os problemas decorrentes do processo erosivo em áreas com diferentes coberturas de solo. O experimento foi realizado na Escola Estadual Waldemar Maués, no município de Belterra. A atividade foi organizada pelo Programa de Educação Tutorial-PET Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares: Comunidades do Campo da Universidade Federal do Oeste do Pará com a colaboração de docentes, pesquisadores e estudantes. A parceria técnico-científica com a Embrapa Amazônia Oriental possibilitou o uso de um simulador de chuva portátil onde foram utilizadas diferentes coberturas do solo. Para subsidiar as avaliações dos atores sociais, primeiramente, fez-se uma explanação sobre o volume de chuva anual (1.884,4 mm) e, informou-se que o mês mais chuvoso é março (318,8 mm mês-1), evidenciando a importância de manter o solo coberto para evitar o processo erosivo das chuvas. No simulador foi possível constatar que no recipiente com solo exposto, a chuva simulada primeiramente umedeceu o solo com baixo es... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Escola pública; Potencial erosivo. |
Thesagro: |
Chuva; Educação Ambiental; Erosão Hídrica. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1154438/1/SIMULADOR-DE-CHUVA.pdf
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Marc: |
LEADER 02867nam a2200229 a 4500 001 2154438 005 2023-06-15 008 2019 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aROCHA, S. L. C. S. 245 $aSimulador de chuva portátil para sensibilizar atores sociais sobre os problemas da erosão hídrica no solo.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO DE TECNOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA, 3., 2019, Santarém. Anais... Santarém: Universidade Federal do Oeste do Pará$c2019 300 $ap. 538-542. 520 $aA erosão hídrica é considerada como o principal processo de degradação dos solos cultivados em regiões tropicais. O simulador de chuva portátil é um equipamento construído com baixo custo que possibilita visualizar as etapas de molhamento, infiltração, escoamento superficial e desagregação das partículas do solo de forma didática e visual. O objetivo neste trabalho foi utilizar um simulador de chuva portátil para sensibilizar alunos de escola pública no polo de grãos do oeste do Pará, sobre os problemas decorrentes do processo erosivo em áreas com diferentes coberturas de solo. O experimento foi realizado na Escola Estadual Waldemar Maués, no município de Belterra. A atividade foi organizada pelo Programa de Educação Tutorial-PET Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares: Comunidades do Campo da Universidade Federal do Oeste do Pará com a colaboração de docentes, pesquisadores e estudantes. A parceria técnico-científica com a Embrapa Amazônia Oriental possibilitou o uso de um simulador de chuva portátil onde foram utilizadas diferentes coberturas do solo. Para subsidiar as avaliações dos atores sociais, primeiramente, fez-se uma explanação sobre o volume de chuva anual (1.884,4 mm) e, informou-se que o mês mais chuvoso é março (318,8 mm mês-1), evidenciando a importância de manter o solo coberto para evitar o processo erosivo das chuvas. No simulador foi possível constatar que no recipiente com solo exposto, a chuva simulada primeiramente umedeceu o solo com baixo escoamento superficial, diferente da água nos outros recipientes com cobertura vegetal. Foi perceptível a atenuação da gramínea e da cobertura com palhada no processo de infiltração de água no solo e escoamento superficial, evidenciando baixa perda de sedimentos. A expressão visual e a verbalização dos participantes na escola confirmaram a importância do uso do simulador para sensibilizar sobre os serviços ambientais prestados por atividades agrícolas que conservam a cobertura do solo na Amazônia. 650 $aChuva 650 $aEducação Ambiental 650 $aErosão Hídrica 653 $aEscola pública 653 $aPotencial erosivo 700 1 $aMARTORANO, L. G. 700 1 $aSANTOS, I. A. dos 700 1 $aCARMO, N. M. do 700 1 $aDESCOVI FILHO, L. L. V.
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