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Registros recuperados : 570 | |
143. | | OLIVEIRA, R. A.; ROCHA, J. de B.; SEDIYAMA, G. C.; PUIATTI, M.; CECON, P. R. Coeficientes de cultura da cenoura nas condições edafoclimáticas do Alto Paranaíba, no Estado de Minas Gerais. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiente, v.7, n.2, p.280-284, 2003. Biblioteca(s): Embrapa Algodão. |
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144. | | MERCANTE, E.; ANTUNES, J. F. G.; ROCHA, J. V. da; LAMPARELLI, R. A. C. Simulação do traçado de um gasoduto utilizando análise de múltiplos critérios. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 33., 2004, São Pedro, SP. A inserção da engenharia agrícola em projetos nacionais: caderno de resumos. Campinas: Unicamp, Feagri: Embrapa Informática Agropecuária, 2004. p. 145. CONBEA 2004. Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital. |
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153. | | ROCHA, J. R. S.; MILANEZ, A. I. PIRES-ZOTTARELLI, C. L. A. O gênero Pythium (Oomycota) em área de cerrado no Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí, Brasil. Hoehnea, São Paulo, v. 28, n. 3, p. 209-230, dez. 2001. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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Registros recuperados : 570 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
17/08/2015 |
Data da última atualização: |
28/04/2016 |
Autoria: |
GASTAL, M. L.; XAVIER, J. H. V.; ROCHA, J. C. C. G.; MENDONÇA, A. P. B.; SILVA, W. H. da. |
Afiliação: |
MARCELO LEITE GASTAL, CPAC; JOSE HUMBERTO VALADARES XAVIER, CPAC; JOSE CARLOS COSTA GONCALVES ROCHA, CPAC; ANA PAULA BORGES MENDONÇA, Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Unaí; WARELEY HENRIQUE DA SILVA, INESC. |
Título: |
Construção social de mercados pela agricultura familiar em Unaí, MG: potencialidades e limitações. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF, v. 31, n.2, p. 315-348, maio/ago. 2014. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O acesso aos mercados é considerado um dos principais entraves ao desenvolvimento da agricultura familiar. Este artigo tem como objetivo analisar o acesso da agricultura familiar do Município de Unaí, MG a dois mercados ? a feira da agricultura familiar e a venda de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Unaí é uma importante bacia leiteira. A produção de leite apresentou-se como a principal estratégia de inserção dos agricultores no mercado. No entanto, a comercialização mostrou-se concentrada, enfatizando-se a necessidade de construção de novas estratégias. O acesso ao Pnae e à feira propiciou diversificação de produtos comercializados e maior geração de renda nos estabelecimentos. Configuraram-se estratégias promissoras para a viabilização do acesso dos agricultores aos mercados construídos, não apenas para os agricultores já inseridos na cadeia do leite, mas também ? e principalmente ? para aqueles que se achavam excluídos dos mercados e em situação de risco. No entanto, devem ser ressaltadas as enormes dificuldades encontradas para construir o acesso ao Pnae e à feira, destacando-se aquelas de ordem burocrática. É necessário que essas novas oportunidades constituam novas redes de comercialização baseadas na lógica da confiança e de relações estreitas, principalmente entre os agricultores e o poder público. |
Palavras-Chave: |
Diversificação; Mercado institucional. |
Thesagro: |
Comercialização. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128100/1/Construcao-social-de-mercados.pdf
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Marc: |
LEADER 02058naa a2200205 a 4500 001 2022121 005 2016-04-28 008 2014 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aGASTAL, M. L. 245 $aConstrução social de mercados pela agricultura familiar em Unaí, MG$bpotencialidades e limitações. 260 $c2014 520 $aO acesso aos mercados é considerado um dos principais entraves ao desenvolvimento da agricultura familiar. Este artigo tem como objetivo analisar o acesso da agricultura familiar do Município de Unaí, MG a dois mercados ? a feira da agricultura familiar e a venda de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Unaí é uma importante bacia leiteira. A produção de leite apresentou-se como a principal estratégia de inserção dos agricultores no mercado. No entanto, a comercialização mostrou-se concentrada, enfatizando-se a necessidade de construção de novas estratégias. O acesso ao Pnae e à feira propiciou diversificação de produtos comercializados e maior geração de renda nos estabelecimentos. Configuraram-se estratégias promissoras para a viabilização do acesso dos agricultores aos mercados construídos, não apenas para os agricultores já inseridos na cadeia do leite, mas também ? e principalmente ? para aqueles que se achavam excluídos dos mercados e em situação de risco. No entanto, devem ser ressaltadas as enormes dificuldades encontradas para construir o acesso ao Pnae e à feira, destacando-se aquelas de ordem burocrática. É necessário que essas novas oportunidades constituam novas redes de comercialização baseadas na lógica da confiança e de relações estreitas, principalmente entre os agricultores e o poder público. 650 $aComercialização 653 $aDiversificação 653 $aMercado institucional 700 1 $aXAVIER, J. H. V. 700 1 $aROCHA, J. C. C. G. 700 1 $aMENDONÇA, A. P. B. 700 1 $aSILVA, W. H. da 773 $tCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF$gv. 31, n.2, p. 315-348, maio/ago. 2014.
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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