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Registros recuperados : 181 | |
121. | | IBARR, M.; RIBEIRO, R.; ZANATTA, J. A.; RACHWAL, M. F. G.; DIECKOW, J. Uso da dicianodiamida como alternativa para a mitigação da emissão de óxido nitroso proveniente da adubação nitrogenada do eucalipto. Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 39, (nesp), e201902043, 2019. p. 225-226. Edição especial dos resumos do IUFRO World Congress, 25., 2019, Curitiba. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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124. | | CURCIO, G. R.; RACHWAL, M. F. G.; DEDECEK, R. A.; NIETSCHE FILHO, F. E. S.; VOGEL, R. C. Produtividade de erva-mate em cordao vegetado em Irati-PR. In: CONGRESSO SUL-AMERICANO DA ERVA-MATE, 1.; REUNIAO TECNICA DO CONE SUL SOBRE A CULTURA DA ERVA-MATE, 2., 1997, Curitiba. Anais. Colombo: EMBRAPA-CNPF, 1997. p.443-444. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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127. | | PEPE, K. B. F.; TULIO, R. H.; SILVA, K. da; ZANATTA, J. A.; RACHWAL, M. F. G. Density of ammonificators and nitrifiers bacteria in soils cultiv ated with pine and native forest in the South of Brazil. Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 39, (nesp), e201902043, 2019. p. 671. Edição especial dos resumos do IUFRO World Congress, 25., 2019, Curitiba. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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132. | | IBARR, M. A.; ZANATTA, J. A.; DIECKOW, J.; RIBEIRO, R. H.; RACHWAL, M. F. G.; STAHL, J. Nitrous oxide and methane emissions from soil and nitrogen uptake by eucalyptus fertilized with enhance defficiency fertilizers. Plant and Soil, v. 463, n. 1-2, p. 615-630, June 2021. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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133. | | BRITEZ, R. M de; TIEPOLO, G.; CATAPAN, M.; IRGANG, G. V.; CURCIO, G. R.; RACHWAL, M. F. G. Recuperacao da floresta ciliar do rio Cachoeira, Antonina - Parana. 1) Mapeamento e caracterizacao da vegetacao In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTANICA, 49., 1998, Salvador. Resumos. Salvador: Universidade Federal da Bahia: Sociedade Botânica do Brasil, 1998. p.387. 0915. Resumo. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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135. | | ZANATTA, J. A.; RACHWAL, M. F. G.; HOLLER, W. A.; BORDRON, B.; ROSSI, L. M. B.; HIGA, R. C. V. Estoque de carbono de florestas plantadas no Brasil. Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 39, (nesp), e201902043, 2019. p. 230. Edição especial dos resumos do IUFRO World Congress, 25., 2019, Curitiba. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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136. | | IBARR, M. A.; DIECKOW, J.; ZANATTA, J. A.; RACHWAL, M. F. G.; HIGA, R. C. V.; BREVILLIERI, R. C. Estoques de carbono e nitrogênio em Latossolo sob pinus com diferentes idades e ciclos de cultivo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015. Disponível online. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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Registros recuperados : 181 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
09/08/2007 |
Data da última atualização: |
17/07/2014 |
Tipo da produção científica: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
Autoria: |
RACHWAL, M. F. G.; MAZZA, M. C. M.; MAZZA, C. A. da S.; MATTOS, P. P. de. |
Título: |
Diagnóstico ambiental rápido em escolas rurais no Município de Irati, Paraná, como subsídio para ações de educação ambiental. |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
Colombo: Embrapa Florestas, 2006. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Série: |
(Embrapa Florestas. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 27). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O Município de Irati apresenta grande importância do ponto de vista da conservação ambiental, pois é o divisor de águas das três principais bacias hidrográficas do Paraná e abriga duas Unidades de Conservação da Floresta Ombrófila Mista, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança e a Floresta Nacional (Flona) de Irati. Em vista disso, e considerando a importância da educação ambiental para a conservação dos recursos naturais, esse trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico ambiental rápido em escolas rurais e seus entornos, no Município de Irati, e estabelecer, de forma participativa, propostas de melhorias. Foram selecionadas seis escolas rurais, próximas a remanescentes de florestas nativas. O diagnóstico ambiental nas escolas foi realizado no ano de 2003 por meio de visitas e entrevistas. A maioria dos alunos desconhece a existência e a utilidade de uma Unidade de Conservação, seja ela Flona ou APA. Os problemas mais comuns diagnosticados foram a presença de erosão e assoreamento de córregos na área da escola ou em seu entorno, a falta de material específico sobre educação ambiental nas bibliotecas e a inexistência de laboratório de ciências ou ecologia. Entre os pontos fortes de todas as escolas, pode-se destacar o envolvimento nos projetos ambientais, como Agrinho, Feliz Cidade, Editora Base e a existência no entorno das escolas de ambientes propícios para a prática de educação ambiental. A partir dos conhecimentos obtidos no diagnóstico ambiental rápido das escolas e seu entorno, propõe-se que seja desencadeado um processo contínuo e participativo de educação ambiental, envolvendo alunos, professores, pais e funcionários das escolas e das secretarias municipais, em atividades de treinamento e ações práticas. MenosO Município de Irati apresenta grande importância do ponto de vista da conservação ambiental, pois é o divisor de águas das três principais bacias hidrográficas do Paraná e abriga duas Unidades de Conservação da Floresta Ombrófila Mista, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança e a Floresta Nacional (Flona) de Irati. Em vista disso, e considerando a importância da educação ambiental para a conservação dos recursos naturais, esse trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico ambiental rápido em escolas rurais e seus entornos, no Município de Irati, e estabelecer, de forma participativa, propostas de melhorias. Foram selecionadas seis escolas rurais, próximas a remanescentes de florestas nativas. O diagnóstico ambiental nas escolas foi realizado no ano de 2003 por meio de visitas e entrevistas. A maioria dos alunos desconhece a existência e a utilidade de uma Unidade de Conservação, seja ela Flona ou APA. Os problemas mais comuns diagnosticados foram a presença de erosão e assoreamento de córregos na área da escola ou em seu entorno, a falta de material específico sobre educação ambiental nas bibliotecas e a inexistência de laboratório de ciências ou ecologia. Entre os pontos fortes de todas as escolas, pode-se destacar o envolvimento nos projetos ambientais, como Agrinho, Feliz Cidade, Editora Base e a existência no entorno das escolas de ambientes propícios para a prática de educação ambiental. A partir dos conhecimentos obtidos no diagnóstico ambiental ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Diagnóstico ambiental. |
Thesagro: |
Conservação; Educação Ambiental; Natureza; Produção. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPF-2009-09/41569/1/BPD27_CD.pdf
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Marc: |
LEADER 02556nam a2200229 a 4500 001 1313667 005 2014-07-17 008 2006 bl uuuu u0uu1 u #d 100 1 $aRACHWAL, M. F. G. 245 $aDiagnóstico ambiental rápido em escolas rurais no Município de Irati, Paraná, como subsídio para ações de educação ambiental. 260 $aColombo: Embrapa Florestas$c2006 300 $c1 CD-ROM. 490 $a(Embrapa Florestas. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 27). 520 $aO Município de Irati apresenta grande importância do ponto de vista da conservação ambiental, pois é o divisor de águas das três principais bacias hidrográficas do Paraná e abriga duas Unidades de Conservação da Floresta Ombrófila Mista, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança e a Floresta Nacional (Flona) de Irati. Em vista disso, e considerando a importância da educação ambiental para a conservação dos recursos naturais, esse trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico ambiental rápido em escolas rurais e seus entornos, no Município de Irati, e estabelecer, de forma participativa, propostas de melhorias. Foram selecionadas seis escolas rurais, próximas a remanescentes de florestas nativas. O diagnóstico ambiental nas escolas foi realizado no ano de 2003 por meio de visitas e entrevistas. A maioria dos alunos desconhece a existência e a utilidade de uma Unidade de Conservação, seja ela Flona ou APA. Os problemas mais comuns diagnosticados foram a presença de erosão e assoreamento de córregos na área da escola ou em seu entorno, a falta de material específico sobre educação ambiental nas bibliotecas e a inexistência de laboratório de ciências ou ecologia. Entre os pontos fortes de todas as escolas, pode-se destacar o envolvimento nos projetos ambientais, como Agrinho, Feliz Cidade, Editora Base e a existência no entorno das escolas de ambientes propícios para a prática de educação ambiental. A partir dos conhecimentos obtidos no diagnóstico ambiental rápido das escolas e seu entorno, propõe-se que seja desencadeado um processo contínuo e participativo de educação ambiental, envolvendo alunos, professores, pais e funcionários das escolas e das secretarias municipais, em atividades de treinamento e ações práticas. 650 $aConservação 650 $aEducação Ambiental 650 $aNatureza 650 $aProdução 653 $aDiagnóstico ambiental 700 1 $aMAZZA, M. C. M. 700 1 $aMAZZA, C. A. da S. 700 1 $aMATTOS, P. P. de
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