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Registros recuperados : 52 | |
2. | | COSTA, A. P. D.; SILVA, R. S. da; SILVA, C. T. B. da; ALVES, L. N. A capacidade de inovação técnica de ribeirinhos do estuário Amazônico: o manejo de açaizais nos PAEX Mutirão Japuretê e Emanuel. Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4 , nov. 2014. Anais do SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 1; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLOGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 4.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLOGICA DE... Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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3. | | QUADROS, A. F. F.; BOARI, A. de J.; CARVALHO, T. P.; SILVA, C. T. B. da. Diversidade genética de fungos da família Amphisphaeriaceae na palma de óleo. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015. p. 42-45. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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4. | | ALENCAR SOBRINHO, R. S.; ISHIDA, A. K. N.; SILVA, C. T. B. da; LAMEIRA, O. A. Efeito de extratos vegetais sobre Cylindrocladium sp. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 4., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2016. p. 121-124. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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5. | | PIRES, H. C. G.; LAMEIRA, O. A.; ISHIDA, A. K. N.; SILVA, C. T. B. da. Efeito dos óleos de andiroba e copaíba sobre Rhizoctonia solani Kuhn. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015. p. 339-342. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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9. | | PROTAZIO, D. C.; ISHIDA, A. K. N.; SILVA, C. T. B. da; FERREIRA, S. da C. Preservação de Xanthomonas axonopodis pv. Passiflorae em água de torneira esterilizada. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 17.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 1., 2013, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2013. 1 CD-ROM. PIBIC 2013. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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12. | | SILVA, C. T. B. da; LEMOS, W. de P.; ISHIDA, A. K. N.; ALVES, L. N.; OLIVEIRA, T. A. de. Sistemas produtivos dos agricultores filiados à Cooperativa Agropecuária dos Produtores Familiares Irituienses - Irituia-PA. Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, out. 2015. Edição dos Resumos do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia e IV Seminário Estadual de Agroecologia, Belém, PA, set./out. 2015. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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13. | | NAKASONE, A. K.; BEZERRA, V.; SANTOS, R. de C.; CAMPOS, K.; SILVA, C. T. B. da; CUNHA, E. F. M. Fungos associados à podridão radicular da mandioca nos municípios de Bragança, Castanhal e Igarapé-Açu, Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 17.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE MANDIOCA, 2., 2018, Belém, PA. Anais... Cruz das Almas: Sociedade Brasileira de Mandioca: Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, 2021. p. 259-261. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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15. | | FERREIRA, S. da C.; ISHIDA, A. K. N.; SOUZA FILHO, A. P. da S.; SILVA, C. T. B. da. Atividade antifúngica de escopoletina sobre Rhizoctonia solani. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 17.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 1., 2013, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2013. 1 CD-ROM. PIBIC 2013. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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16. | | SILVA, C. T. B.; ISHIDA, A. K. N.; LEMOS, W. de P.; LAMEIRA, O. A.; SANTOS, R. P. dos. Efeito de extratos alcóolicos de plantas medicinais no controle da mancha bacteriana do maracujazeiro (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 48.; CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA PÓS-COLHEITA, 2., 2015, São Pedro. Fitopatologia de precisão: fronteiras da ciência: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2015. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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17. | | SANTOS, R. P. dos; ISHIDA, A. K. N.; SILVA, C. T. B. da; SOUZA FILHO, A. P. da S. Efeito dos extratos de Astrocaryum jauari e Phyllanthus niruri sobre fungos fitopatogênicos. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015. p. 191-194. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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18. | | FREIRE, A. de N. R.; ISHIDA, A. K. N.; SILVA, C. T. B. da; LAMEIRA, O. A. Efeito de extratos de plantas medicinais sobre Lasiodiplodia sp. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015. p. 19-23. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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20. | | FREIRE, A. N. R.; ISHIDA, A. K. N.; SILVA, C. T. B.; LAMEIRA, O. A.; CAMPOS, K. R. A. Efeito de extratos vegetais sobre Xanthomonas campestris pv. campestris e Xanthomonas axonopodis pv. manihotis. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 48.; CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA PÓS-COLHEITA, 2., 2015, São Pedro. Fitopatologia de precisão: fronteiras da ciência: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2015. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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Registros recuperados : 52 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
06/07/1993 |
Data da última atualização: |
24/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
RAMAGEM, S. P.; QUIRINO, T. R. |
Afiliação: |
SERGIO PINELA RAMAGEM, EMBRAPA-DRH; TARCIZIO REGO QUIRINO, EMBRAPA-CNPMA. |
Título: |
Formacao de pesquisadores e estÁgio em pesquisa: a experiência na Embrapa. |
Ano de publicação: |
1988 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Difusão de Tecnologia, v.5, n.1/3, p.1-96, jan./dez., 1988. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O modelo clássico de formação profissional adotado na grande maioria dos sistemas educacionais preconiza três fases distintas no processo. A primeira fase, ou seja, a de "especialização" e precedida por um período básico, normalmente de dois a três anos, no qual os fundamentos teóricos são adquiridos. A segunda fase e caracterizada pela "imersão" do futuro profissional num conteúdo especializado: aprendizagem de habilidades e conhecimentos mais específicos e de um complexo sistema de valores que orientem o desempenho do exercício profissional. A terceira e última fase e aquela que podemos chamar de fase de "indução". Esta caracteriza-se, em muitas profissões, por um período de aprendizagem, em que se procura expor o indivíduo a situações reais de desempenho, para que possa colocar em pratica os conhecimentos e habilidades adquiridos na escola, sob a orientação/supervisão de profissional qualificado e experiente. Esta ultima fase torna-se crucial em determinadas profissões, pois propicia oportunidades para que o indivíduo possa vivenciar, de maneira direta, os problemas e situações que encontrará fora da escola. Entre processo de "indução", que permite a entrada formal numa ocupação ou profissão, remonta a Idade Media e foi amplamente utilizado nas "guilds" (corporações) europeias. O processo de aprendizagem (aprenticeship system) destas corporações consistia basicamente em colocar um indivíduo, normalmente jovem, junto a um profissional experiente para que pudesse, através da observação constante e prática, aprender conhecimentos e técnicas de um determinado ofício, ocupacao ou profissão. Esta "aprendizagem" tornou-se uma condição sine qua non para que os indivíduos pudessem desempenhar uma determinada ocupacao ou profissão. Neste sentido, esta "aprendizagem" tinha um caráter pessoal, em contraposição ao que se vê comumente nos dias de hoje, isto é, uma aprendizagem que se desenvolve através de um "termo de compromisso" com uma instituição, onde o aprendiz permanece por um determinado período de tempo cumprindo um programa de atividades ou tarefas previamente determinadas. MenosO modelo clássico de formação profissional adotado na grande maioria dos sistemas educacionais preconiza três fases distintas no processo. A primeira fase, ou seja, a de "especialização" e precedida por um período básico, normalmente de dois a três anos, no qual os fundamentos teóricos são adquiridos. A segunda fase e caracterizada pela "imersão" do futuro profissional num conteúdo especializado: aprendizagem de habilidades e conhecimentos mais específicos e de um complexo sistema de valores que orientem o desempenho do exercício profissional. A terceira e última fase e aquela que podemos chamar de fase de "indução". Esta caracteriza-se, em muitas profissões, por um período de aprendizagem, em que se procura expor o indivíduo a situações reais de desempenho, para que possa colocar em pratica os conhecimentos e habilidades adquiridos na escola, sob a orientação/supervisão de profissional qualificado e experiente. Esta ultima fase torna-se crucial em determinadas profissões, pois propicia oportunidades para que o indivíduo possa vivenciar, de maneira direta, os problemas e situações que encontrará fora da escola. Entre processo de "indução", que permite a entrada formal numa ocupação ou profissão, remonta a Idade Media e foi amplamente utilizado nas "guilds" (corporações) europeias. O processo de aprendizagem (aprenticeship system) destas corporações consistia basicamente em colocar um indivíduo, normalmente jovem, junto a um profissional experiente para que pudesse, através d... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Avaliação de desempenho; Capacitação técnica; Desenvolvimento humano; Formacao; Human resource; Integração ensino-pesquisa; Pesquisa agropecuária; Researcher; Training. |
Thesagro: |
Pesquisador; Recurso Humano; Treinamento. |
Thesaurus NAL: |
learning. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/209542/1/Formacao-de-pesquisadores-e-estagio-em-pesquisa.pdf
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Marc: |
LEADER 02998naa a2200289 a 4500 001 1012994 005 2020-01-24 008 1988 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aRAMAGEM, S. P. 245 $aFormacao de pesquisadores e estÁgio em pesquisa$ba experiência na Embrapa. 260 $c1988 520 $aO modelo clássico de formação profissional adotado na grande maioria dos sistemas educacionais preconiza três fases distintas no processo. A primeira fase, ou seja, a de "especialização" e precedida por um período básico, normalmente de dois a três anos, no qual os fundamentos teóricos são adquiridos. A segunda fase e caracterizada pela "imersão" do futuro profissional num conteúdo especializado: aprendizagem de habilidades e conhecimentos mais específicos e de um complexo sistema de valores que orientem o desempenho do exercício profissional. A terceira e última fase e aquela que podemos chamar de fase de "indução". Esta caracteriza-se, em muitas profissões, por um período de aprendizagem, em que se procura expor o indivíduo a situações reais de desempenho, para que possa colocar em pratica os conhecimentos e habilidades adquiridos na escola, sob a orientação/supervisão de profissional qualificado e experiente. Esta ultima fase torna-se crucial em determinadas profissões, pois propicia oportunidades para que o indivíduo possa vivenciar, de maneira direta, os problemas e situações que encontrará fora da escola. Entre processo de "indução", que permite a entrada formal numa ocupação ou profissão, remonta a Idade Media e foi amplamente utilizado nas "guilds" (corporações) europeias. O processo de aprendizagem (aprenticeship system) destas corporações consistia basicamente em colocar um indivíduo, normalmente jovem, junto a um profissional experiente para que pudesse, através da observação constante e prática, aprender conhecimentos e técnicas de um determinado ofício, ocupacao ou profissão. Esta "aprendizagem" tornou-se uma condição sine qua non para que os indivíduos pudessem desempenhar uma determinada ocupacao ou profissão. Neste sentido, esta "aprendizagem" tinha um caráter pessoal, em contraposição ao que se vê comumente nos dias de hoje, isto é, uma aprendizagem que se desenvolve através de um "termo de compromisso" com uma instituição, onde o aprendiz permanece por um determinado período de tempo cumprindo um programa de atividades ou tarefas previamente determinadas. 650 $alearning 650 $aPesquisador 650 $aRecurso Humano 650 $aTreinamento 653 $aAvaliação de desempenho 653 $aCapacitação técnica 653 $aDesenvolvimento humano 653 $aFormacao 653 $aHuman resource 653 $aIntegração ensino-pesquisa 653 $aPesquisa agropecuária 653 $aResearcher 653 $aTraining 700 1 $aQUIRINO, T. R. 773 $tCadernos de Difusão de Tecnologia$gv.5, n.1/3, p.1-96, jan./dez., 1988.
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