|
|
Registros recuperados : 33 | |
Registros recuperados : 33 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Rondônia. |
Data corrente: |
15/12/2021 |
Data da última atualização: |
15/12/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
OLIVEIRA, V. B. V. de; CORRÊA, C. S. de A. |
Afiliação: |
VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO; CARMEM SILVIA DE ANDRADE CORRÊA, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga, Porto Velho (RO). |
Título: |
Conexões entre ciência e arte na produção de narrativa audiovisual sobre o futuro da juventude sem água. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
In: ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING, 5., 2021, João Pessoa. A Mediação da informação, da tecnologia e pluralidade: a conexão que cria conexões: anais. João Pessoa: Faculdade Internacional da Paraíba, 2021. |
Páginas: |
p. 440-451. |
ISSN: |
2594-8091 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Organizador: Rodolpho Raphael de Oliveira Santos. |
Conteúdo: |
Nas práticas educativas é frequente o uso de música como mediadora do diálogo entre educadores e educandos. Quando o assunto é a escassez da água potável e a ameaça à existência futura da humanidade, todos são convocados a buscar soluções, sejam os líderes de países participantes das cúpulas internacionais para o desenvolvimento sustentável, seja a juventude, chamada a exercer a cidadania ambiental. A produção de narrativa audiovisual é um dos componentes da Prática Educomunicativa de Produção de Videoclipes Ambientais, que desde 2008, vem sendo difundida em espaços educacionais. Neste trabalho são identificados os nexos entre o discurso lítero musical e a percepção ambiental de jovens em relação ao seu futuro sem água. Os procedimentos metodológicos compreendem a análise textual da letra da música e elaboração da narrativa audiovisual, para a produção de um videoclipe, em rodas de conversas realizadas com alunos do Ensino Fundamental, em escola pública de Porto Velho ? RO. As análises, no campo dos estudos da linguagem, aportam contribuições para a elaboração de projetos educativos que proporcionem aos jovens o estabelecimento de conexões entre ciências e artes, ajudando-os a interpretar, estudar e explorar o mundo. A iniciativa, parte do Programa Embrapa & Escola, estimula a participação da juventude na mobilização planetária para alcançar os objetivos e metas da Agenda 2030. |
Palavras-Chave: |
Amazônia Ocidental; Juventude; Narrativa audiovisual; Porto Velho (RO); Programa Embrapa & Escola; Rondônia; Videoclipe; Western Amazon. |
Thesagro: |
Água; Educação Ambiental. |
Thesaurus NAL: |
Environmental education; Water shortages; Youth development. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/229267/1/cpafro-18650.pdf
|
Marc: |
LEADER 02595nam a2200313 a 4500 001 2137920 005 2021-12-15 008 2021 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a2594-8091 100 1 $aOLIVEIRA, V. B. V. de 245 $aConexões entre ciência e arte na produção de narrativa audiovisual sobre o futuro da juventude sem água.$h[electronic resource] 260 $aIn: ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING, 5., 2021, João Pessoa. A Mediação da informação, da tecnologia e pluralidade: a conexão que cria conexões: anais. João Pessoa: Faculdade Internacional da Paraíba$c2021 300 $ap. 440-451. 500 $aOrganizador: Rodolpho Raphael de Oliveira Santos. 520 $aNas práticas educativas é frequente o uso de música como mediadora do diálogo entre educadores e educandos. Quando o assunto é a escassez da água potável e a ameaça à existência futura da humanidade, todos são convocados a buscar soluções, sejam os líderes de países participantes das cúpulas internacionais para o desenvolvimento sustentável, seja a juventude, chamada a exercer a cidadania ambiental. A produção de narrativa audiovisual é um dos componentes da Prática Educomunicativa de Produção de Videoclipes Ambientais, que desde 2008, vem sendo difundida em espaços educacionais. Neste trabalho são identificados os nexos entre o discurso lítero musical e a percepção ambiental de jovens em relação ao seu futuro sem água. Os procedimentos metodológicos compreendem a análise textual da letra da música e elaboração da narrativa audiovisual, para a produção de um videoclipe, em rodas de conversas realizadas com alunos do Ensino Fundamental, em escola pública de Porto Velho ? RO. As análises, no campo dos estudos da linguagem, aportam contribuições para a elaboração de projetos educativos que proporcionem aos jovens o estabelecimento de conexões entre ciências e artes, ajudando-os a interpretar, estudar e explorar o mundo. A iniciativa, parte do Programa Embrapa & Escola, estimula a participação da juventude na mobilização planetária para alcançar os objetivos e metas da Agenda 2030. 650 $aEnvironmental education 650 $aWater shortages 650 $aYouth development 650 $aÁgua 650 $aEducação Ambiental 653 $aAmazônia Ocidental 653 $aJuventude 653 $aNarrativa audiovisual 653 $aPorto Velho (RO) 653 $aPrograma Embrapa & Escola 653 $aRondônia 653 $aVideoclipe 653 $aWestern Amazon 700 1 $aCORRÊA, C. S. de A.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Rondônia (CPAF-RO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|