|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Rondônia. |
Data corrente: |
24/04/2023 |
Data da última atualização: |
29/09/2023 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
OLIVEIRA, V. B. V.; MACHADO, C.; SILVA, R. K. da; RIBEIRO, A. B. de S.; SCABIN, A. |
Afiliação: |
VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO; CLARA MACHADO, INSTITUTO JURUÁ; RENATA KELLY DA SILVA, CPAF-RO; ADRIANA BARBOSA DE SOUZA RIBEIRO, CPAA; ANDRESSA SCABIN, INSTITUTO JURUÁ. |
Título: |
Educomunicação na educação não formal: formação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
Belém, PA: RBF, 2023. |
Páginas: |
Cap. 5, p. 88-116. |
Série: |
(Cadernos ABPCom, v. 1). |
ISBN: |
978-65-5889-522-0 |
DOI: |
10.46898/rfb.9786558895220.5 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas ao campo da educomunicação, abordando a parceria interinstitucional entre a Embrapa e o Instituto Juruá (organização governamental e não-governamental, respectivamente) atuando em apoio a coletivos de comunicação popular, por meio da realização de processo formativo de comunicação e educação para a promoção do desenvolvimento sustentável. O lócus da análise se situa em uma experiência de capacitação em educomunicação, realizada com jovens de comunidades extrativistas no Médio Juruá, na Amazônia Ocidental. A questão objeto de análise é a pertinência da contribuição das práticas educomunicativas, aplicadas no evento, para alcançar os objetivos de aprendizagem em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é apontada como instrumento fundamental para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030. Como suporte teórico para as discussões, recorremos à literatura em educomunicação socioambiental e o guia lançado pela Unesco, agência especializada da ONU, que define os objetivos de aprendizagem a serem aplicados especialmente na EDS. Os resultados aportam contribuições da Ciência da Comunicação para o desenvolvimento de práticas educomunicativas aplicáveis na educação não formal e para o alcance da meta 4.7 do ODS 4 - Educação de Qualidade, destacando não só a pertinência das práticas educomunicativas, mas também da parceria interinstitucional atuando na EDS. |
Palavras-Chave: |
Amazocom; Amazonas; Amazônia Ocidental; Carauari (AM); Instituto Juruá; RESEX do Médio Juruá; Western Amazon. |
Thesagro: |
Agricultura Sustentável; Capacitação; Comunicação; Comunidade Rural; Cooperativa de Produtores; Curso; Educação Ambiental; Programa de Computador; Transferência de Tecnologia. |
Thesaurus Nal: |
Computer software; Cooperatives; Education programs; Rural communities; Sustainable agriculture; Technology transfer. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1153304/1/cpafro-18947.pdf
|
Marc: |
LEADER 02962naa a2200481 a 4500 001 2153304 005 2023-09-29 008 2023 bl uuuu u00u1 u #d 020 $a978-65-5889-522-0 024 7 $a10.46898/rfb.9786558895220.5$2DOI 100 1 $aOLIVEIRA, V. B. V. 245 $aEducomunicação na educação não formal$bformação cidadã para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.$h[electronic resource] 260 $c2023 300 $aCap. 5, p. 88-116. 490 $a(Cadernos ABPCom, v. 1). 520 $aEste artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas ao campo da educomunicação, abordando a parceria interinstitucional entre a Embrapa e o Instituto Juruá (organização governamental e não-governamental, respectivamente) atuando em apoio a coletivos de comunicação popular, por meio da realização de processo formativo de comunicação e educação para a promoção do desenvolvimento sustentável. O lócus da análise se situa em uma experiência de capacitação em educomunicação, realizada com jovens de comunidades extrativistas no Médio Juruá, na Amazônia Ocidental. A questão objeto de análise é a pertinência da contribuição das práticas educomunicativas, aplicadas no evento, para alcançar os objetivos de aprendizagem em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é apontada como instrumento fundamental para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030. Como suporte teórico para as discussões, recorremos à literatura em educomunicação socioambiental e o guia lançado pela Unesco, agência especializada da ONU, que define os objetivos de aprendizagem a serem aplicados especialmente na EDS. Os resultados aportam contribuições da Ciência da Comunicação para o desenvolvimento de práticas educomunicativas aplicáveis na educação não formal e para o alcance da meta 4.7 do ODS 4 - Educação de Qualidade, destacando não só a pertinência das práticas educomunicativas, mas também da parceria interinstitucional atuando na EDS. 650 $aComputer software 650 $aCooperatives 650 $aEducation programs 650 $aRural communities 650 $aSustainable agriculture 650 $aTechnology transfer 650 $aAgricultura Sustentável 650 $aCapacitação 650 $aComunicação 650 $aComunidade Rural 650 $aCooperativa de Produtores 650 $aCurso 650 $aEducação Ambiental 650 $aPrograma de Computador 650 $aTransferência de Tecnologia 653 $aAmazocom 653 $aAmazonas 653 $aAmazônia Ocidental 653 $aCarauari (AM) 653 $aInstituto Juruá 653 $aRESEX do Médio Juruá 653 $aWestern Amazon 700 1 $aMACHADO, C. 700 1 $aSILVA, R. K. da 700 1 $aRIBEIRO, A. B. de S. 700 1 $aSCABIN, A. 773 $tBelém, PA: RBF, 2023.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Rondônia (CPAF-RO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Milho e Sorgo. |
Data corrente: |
27/05/2020 |
Data da última atualização: |
10/04/2024 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
LANDAU, E. C.; MOURA, L. |
Afiliação: |
ELENA CHARLOTTE LANDAU, CNPMS; LARISSA MOURA. |
Título: |
Evolução da produção de feijão (Phaseolus vulgaris, Fabaceae). |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
In: LANDAU, E. C.; SILVA, G. A. da; MOURA, L.; HIRSCH, A.; GUIMARAES, D. P. (Ed.). Dinâmica da produção agropecuária e da paisagem natural no Brasil nas últimas décadas: produtos de origem vegetal. Brasília, DF: Embrapa, 2020. v. 2, cap. 23, p. 739-798. |
ISBN: |
978-65-87380-03-2 |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Área plantada; Valor da produção; Valor do produto. |
Thesagro: |
Produção; Rendimento. |
Categoria do assunto: |
F Plantas e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/214993/1/Cap23-EvolucaoProducaoFeijao.pdf
|
Marc: |
LEADER 00772naa a2200193 a 4500 001 2122676 005 2024-04-10 008 2020 bl uuuu u00u1 u #d 020 $a978-65-87380-03-2 100 1 $aLANDAU, E. C. 245 $aEvolução da produção de feijão (Phaseolus vulgaris, Fabaceae).$h[electronic resource] 260 $c2020 650 $aProdução 650 $aRendimento 653 $aÁrea plantada 653 $aValor da produção 653 $aValor do produto 700 1 $aMOURA, L. 773 $tIn: LANDAU, E. C.; SILVA, G. A. da; MOURA, L.; HIRSCH, A.; GUIMARAES, D. P. (Ed.). Dinâmica da produção agropecuária e da paisagem natural no Brasil nas últimas décadas: produtos de origem vegetal. Brasília, DF: Embrapa, 2020.$gv. 2, cap. 23, p. 739-798.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Milho e Sorgo (CNPMS) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|