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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Semiárido.
Data corrente:  10/07/2019
Data da última atualização:  02/12/2019
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Autoria:  SILVA, T. G. F. da; SOUZA, C. A. A. de; MOURA, M. S. B. de; MARIN, F. R.; CARVALHO, H. F. de S.; LEITÃO, M. de M. V. B. R.; GALVÍNCIO, J. D.
Afiliação:  Thieres George Freire da Silva; Carlos André Alves de Souza; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; Fabio Ricardo Marin; Herica Fernanda de Sousa Carvalho; Mario de Mira Vilas Boas Ramos Leitão; Josiclêda Domiciano Galvíncio.
Título:  Balanço de energia, emissão foliar e eficiência do uso da radiação pela cana-de-açúcar em cultivo sem e com palhada.
Ano de publicação:  2019
Fonte/Imprenta:  Revista Brasileira de Meteorologia, v. 34, n. 1, p. 69-78, 2019.
DOI:  10.1590/0102-7786334016
Idioma:  Português
Conteúdo:  Nas últimas décadas houve mudança no sistema de colheita e manejo da palhada em canaviais de todo o Brasil, visando atender a legislação vigente e reduzir custos. A deposição de resíduos culturais sobre o solo, contudo, modifica as características micrometeorológicas do ambiente. Este trabalho reporta um estudo conduzido em Juazeiro-BA, para avaliar o efeito da manutenção da palhada no balanço de energia, emissão foliar e eficiência do uso da radiação da cana-de-açúcar. Medidas micrometeorológicas e da cultura foram feitas entre setembro de 2015 e julho de 2016. A magnitude e sazonalidade dos fluxos de calor latente, sensível e no solo foram afetadas pela presença da palhada (p<0,0001) com alteração na partição do LE/Rn de 84% para 64%, do H/Rn de 12% para 35% e do G/Rn de 4% para 2%, nessa ordem,para o cultivo sem e com palhada. A temperatura do ar foi maior no cultivo com palhada após o fechamento do dossel,enquanto, a umidade relativa do ar foi acrescida apenas nos primeiros meses. A modificação do microclima por causa da manutenção da palhada em campo alterou a velocidade de emissão foliar da cana-de-açúcar, mas, pouco afetou a eficiência do uso da radiação (~2,51 g MJ-1).
Palavras-Chave:  Fluxo de calor sensível e latente; Uso da radiação.
Thesagro:  Balanço de Energia; Cana de Açúcar; Palhada.
Thesaurus Nal:  Energy balance; Sugarcane.
Categoria do assunto:  X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/199354/1/Magna-1.pdf
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Registro original:  Embrapa Semiárido (CPATSA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPATSA58634 - 1UPCAP - DD
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Amazônia Oriental.
Data corrente:  20/10/2014
Data da última atualização:  19/10/2022
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Circulação/Nível:  B - 1
Autoria:  SILVA, M. C. L. e; MOTA, D. M. da.
Afiliação:  Marcia Cristina Lopes e Silva, IFPA-Campus Bragança; DALVA MARIA DA MOTA, CPATU.
Título:  Dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá - Pará.
Ano de publicação:  2010
Fonte/Imprenta:  Cadernos de Educação, Pelotas, n. 37, p. 161-184, set./dez. 2010.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Este artigo analisa as relações de gênero presentes na Casa Familiar Rural de Cametá ? Pará (CFRC), a partir da experiência educativa em alternância de alunos que, uma semana a cada mês, estão envolvidos em regime de internato nas dependências da escola e, nas outras semanas, desenvolvem atividades relacionadas à agricultura nos seus respectivos estabelecimentos familiares. A pesquisa se deu através de estudo de caso com privilégio para a fala das mulheres. A hipótese central é a de que o conteúdo das relações de gênero estruturadas na família se reproduz na CFRC, muito embora um dos seus pressupostos seja a equidade no processo educativo de formação dos jovens para atuar na agricultura. Os principais resultados confirmam a hipótese levantada, mostrando que a mesma divisão do trabalho exercitada na família se reproduz na escola com atividades denominadas ?leves? para as mulheres e ?pesadas? para os homens. Essa divisão confere uma formação diferenciada aos alunos da mesma escola segundo uma noção preexistente que reforça papéis tradicionais. Mesmo assim, as mulheres reconhecem que, nas suas trajetórias da casa da família à casa da escola, constroem significados do que é ser mulher e de como lidar melhor com as diferenças ali reforçadas.
Palavras-Chave:  Estabelecimento Familiar; Gênero.
Thesagro:  Pedagogia da Alternância.
Categoria do assunto:  B Sociologia Rural
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/110234/1/1584-2071-1-PB.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Amazônia Oriental (CPATU)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CPATU50286 - 1UPCAP - DD
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