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1. | | SOUZA, S. F. de; MORAIS, A. C. dos S.; FERREIRA, F. D. da S.; LIMA, J. R. F. de. Competitividade e parcelas de mercado: um estudo do modelo Constant Market Share para as exportações do melão brasileiro. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 54., 2016, Maceió. Desenvolvimento, território e biodiversidade. MAceió: UFAL: SOBER, 2016. Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
03/11/2016 |
Data da última atualização: |
20/02/2017 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SOUZA, S. F. de; MORAIS, A. C. dos S.; FERREIRA, F. D. da S.; LIMA, J. R. F. de. |
Afiliação: |
SEVERINO FÉLIX DE SOUZA, PPECO-UFRN; ANA CRISTINA DOS SANTOS MORAIS, PPGE-UFPA; FRANCISCO DANILO DA SILVA FERREIRA, PPECO-UFRN; JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA. |
Título: |
Competitividade e parcelas de mercado: um estudo do modelo Constant Market Share para as exportações do melão brasileiro. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 54., 2016, Maceió. Desenvolvimento, território e biodiversidade. MAceió: UFAL: SOBER, 2016. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Terceiro maior produtor de frutas frescas do mundo, o Brasil se destaca no mercado agrícola por apresentar um clima tropical favorável à produção de diversas frutas. O melão e a manga são exemplos de frutas frescas que apresentam grandes índices de exportação. Os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte são responsáveis pela maior parte da produção do melão brasileiro, já o mercado da União Europeia, é responsável quase que pela totalidade da importação do melão brasileiro. O objetivo desta pesquisa é analisar a competitividade e as parcelas de mercado do melão brasileiro no mercado mundial, no período de 2003 a 2011, tomando como base o modelo Constant Market Share. Os resultados mostram a diferença de direção dos subperíodos analisados. No primeiro subperíodo, têm-se o crescimento da exportação ocasionado pelo crescimento do comércio mundial e pelo fator competitividade, diferente do segundo período em que há uma queda principalmente na competitividade ocasionando o declínio na exportação da fruta produzida no Brasil |
Palavras-Chave: |
Competitividade; Melon. |
Thesagro: |
Cucumis Melo; Exportação; Fruta; Melão; Mercado. |
Categoria do assunto: |
F Plantas e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/149531/1/Joao-Ricardo-3.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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