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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados. |
Data corrente: |
05/07/2017 |
Data da última atualização: |
14/07/2017 |
Tipo da produção científica: |
Autoria/Organização/Edição de Livros |
Autoria: |
SAMBUICHI, R. H. R.; SPINDOLA, P. A. C.; MATTOS, L. M. de; AVILA, M. L. de; MOURA, I. F. de; SILVA, A. P. M. da. |
Afiliação: |
REGINA HELENA ROSA SAMBUICHI, IPEA; PAULO ASAFE CAMPOS SPÍNOLA, IPEA; LUCIANO MANSOR DE MATTOS, CPAC; MÁRIO LÚCIO DE ÁVILA, UNB; IRACEMA FERREIRA DE MOURA, MINISTÉRIO DA SAÚDE; ANA PAULA MOREIRA DA SILVA, IPEA. |
Título: |
Análise da construção da política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
Rio de Janeiro, RJ: IPEA, 2017. |
Páginas: |
56 p. |
Série: |
(IPEA. Texto para Discussão, 2305) |
ISSN: |
1415-4765 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
RESUMO: A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) foi criada em 2012, com o objetivo de integrar, articular e adequar as políticas públicas que contribuem para a produção sustentável de alimentos saudáveis e livres de contaminantes químicos, aliando o desenvolvimento rural com a conservação dos recursos naturais e a valorização do conhecimento dos povos e comunidades tradicionais. Este texto apresenta parte dos resultados de um estudo que está sendo realizado sobre a Pnapo, abrangendo uma análise do seu processo de construção com base nas percepções dos representantes das diversas instituições do governo e da sociedade civil que participam da sua gestão. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses representantes visando levantar o histórico de construção da política. Foi feita também uma análise exploratória qualitativa da concepção da Pnapo, utilizando-se o método de análise de conteúdo, com base nas transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos mostraram que as agendas da agroecologia e da produção orgânica foram lentamente construídas dentro do governo por força das pressões da sociedade civil organizada. Outro fator importante para a construção dessas agendas foi o fortalecimento dos espaços de discussão, participação e articulação proporcionados pelos conselhos e comissões de participação social. Com relação à concepção da Pnapo, observou-se que os espaços de diálogo proporcionados pela Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo), formada por representantes do governo e de entidades da sociedade civil, e a Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo), composta por representantes dos ministérios que atuam na política, propiciaram a construção participativa entre governo e sociedade e estimularam uma abordagem interministerial dentro do âmbito governamental. Os principais desafios são o aprimoramento da gestão intersetorial e a ampliação da prioridade da Pnapo dentro do próprio governo. Conclui-se que a continuidade da política dependerá muito do reconhecimento da sociedade por sua importância, demandando do governo a sua manutenção e ampliação dos espaços conquistados. ABSTRACT: The National Policy for Agroecology and Organic Production (Pnapo) was created in 2012 to integrate, articulate and adjust the existing public policies concerning sustainable production of chemical-contaminant-free products. The referred policy combines rural development, conservation of natural resources and valorization of traditional communities? knowledge. This article presents part of the results of an ongoing study about Pnapo. It analyses the constructive process of the program according to representatives of social and governmental institutions that manage this policy. In order to collect the historical background of Pnapo, main participants of the policy building were interviewed. The results of this research show that agroecology and organic production programs were slowly structured inside the government through pressure of organized groups in society. Another relevant factor to this development was the growth in social involvement in councils and commissions. Regarding Pnapo?s conception, it was observed that dialogue spaces provided by the National Commission for Agroecology and Organic Production (Cnapo) (composed by representatives from the government and from civil society) and the Interministerial Chamber of Agroecology and Organic Production (Ciapo) (composed by representatives from the ministries that participates in the policy), have provided participative construction between government and society and stimulated an interministerial approach inside government. The main challenges are to improve the intersectional management of the program and to enforce the importance of Pnapo inside the government. It is concluded that the continuance of this policy will depend heavily on the society?s acknowledgement of its importance, demanding from the government its maintenance and the enlargement of already acquired spaces. MenosRESUMO: A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) foi criada em 2012, com o objetivo de integrar, articular e adequar as políticas públicas que contribuem para a produção sustentável de alimentos saudáveis e livres de contaminantes químicos, aliando o desenvolvimento rural com a conservação dos recursos naturais e a valorização do conhecimento dos povos e comunidades tradicionais. Este texto apresenta parte dos resultados de um estudo que está sendo realizado sobre a Pnapo, abrangendo uma análise do seu processo de construção com base nas percepções dos representantes das diversas instituições do governo e da sociedade civil que participam da sua gestão. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses representantes visando levantar o histórico de construção da política. Foi feita também uma análise exploratória qualitativa da concepção da Pnapo, utilizando-se o método de análise de conteúdo, com base nas transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos mostraram que as agendas da agroecologia e da produção orgânica foram lentamente construídas dentro do governo por força das pressões da sociedade civil organizada. Outro fator importante para a construção dessas agendas foi o fortalecimento dos espaços de discussão, participação e articulação proporcionados pelos conselhos e comissões de participação social. Com relação à concepção da Pnapo, observou-se que os espaços de diálogo proporcionados pela Comissão Nacional de Agroecologia... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo); Política pública; Transição agroecológica. |
Thesagro: |
Agricultura familiar; Agricultura Orgânica. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/161371/1/td-2305.pdf
|
Marc: |
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Embrapa Cerrados (CPAC) |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Acre. |
Data corrente: |
01/05/2001 |
Data da última atualização: |
12/05/2023 |
Tipo da produção científica: |
Documentos |
Autoria: |
SA, C. P. de; SANTOS, J. C. dos; MUNIZ, P. S. B.; MINGAM, J. P. |
Afiliação: |
CLAUDENOR PINHO DE SA, CPAF-AC; JAIR CARVALHO DOS SANTOS, CPAF-AC; PAULO SÉRGIO BRAÑA MUNIZ, COMISSÃO PASTORAL DA TERRA; JEAN PIERRE MINGAM, COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. |
Título: |
Estudo exploratório do extrativismo no estado do Acre. |
Ano de publicação: |
2000 |
Fonte/Imprenta: |
Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2000. |
Páginas: |
17 p. |
Série: |
(Embrapa Acre. Documentos, 50). |
ISSN: |
0104-9046 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Procedimentos metodológicos; Coleta de dados; Classificação dos entrevistados para análise; Produtores extrativistas da Reserva Chico Mendes, Brasileia-AC; Porcentagens e área média de ação antrópica, por produtor associado a Capeb; Porcentagens das receitas dos produtores extrativistas associados a Capeb, segundo sua origem; Produtores extrativistas/ribeirinhos, município de Boca do Acre-AM; Porcentagens e área media de acao antropica, por produtor associado a Caeap; Porcentagens das receitas dos produtos comercializados, segundo sua origem; Produtores extrativistas de nove comunidades pertencentes ao município de Sena Madureira-AC; Porcentagem de extrativistas que contratam ou vendem mão-de-obra para terceiros por ano; Porcentagem das receitas anuais obtidas com os produtos comercializados pelos seringueiros de Sena Madureira-AC, 1998. |
Palavras-Chave: |
Acre; Amazonia Occidental; Amazônia Ocidental; Aspecto socio-economico; Aspecto socioeconomico; Biocolnosis; Brasil; Comunidade; Cooperativa das Centrais de Associações do Estado do Acre (Coopec); Desarrollo socioeconómico; Economic situation; Environments; Estrato socioeconómico; Extracao vegetal; Extrativismo; Familias rurales; Labour; Levantamento Socioeconômico; Protected forests; Reserva extrativista; Rio Branco; Social conditions; Socioeconomic environment; Western Amazon. |
Thesagro: |
Árvore; Borracha; Comunidade Rural; Cooperativa de Produtores; Desenvolvimento Socio-Econômico; Diagnostico; Economia; Exploração Florestal; Lavoura; Mão-de-Obra; Pecuária; Produtor; Reserva Ecológica; Sociologia Econômica. |
Thesaurus NAL: |
Amazonia; Brazil; cattle; Cooperatives; farmers; farming systems; forest resources; resource management; rural communities; Rural families; Socioeconomic development; Socioeconomic status; surveys. |
Categoria do assunto: |
-- E Economia e Indústria Agrícola |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAF-AC/3737/1/doc50.pdf
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Marc: |
LEADER 03030nam a2200793 a 4500 001 1495173 005 2023-05-12 008 2000 bl uuuu u0uu1 u #d 022 $a0104-9046 100 1 $aSA, C. P. de 245 $aEstudo exploratório do extrativismo no estado do Acre. 260 $aRio Branco, AC: Embrapa Acre$c2000 300 $a17 p. 490 $a(Embrapa Acre. Documentos, 50). 520 $aProcedimentos metodológicos; Coleta de dados; Classificação dos entrevistados para análise; Produtores extrativistas da Reserva Chico Mendes, Brasileia-AC; Porcentagens e área média de ação antrópica, por produtor associado a Capeb; Porcentagens das receitas dos produtores extrativistas associados a Capeb, segundo sua origem; Produtores extrativistas/ribeirinhos, município de Boca do Acre-AM; Porcentagens e área media de acao antropica, por produtor associado a Caeap; Porcentagens das receitas dos produtos comercializados, segundo sua origem; Produtores extrativistas de nove comunidades pertencentes ao município de Sena Madureira-AC; Porcentagem de extrativistas que contratam ou vendem mão-de-obra para terceiros por ano; Porcentagem das receitas anuais obtidas com os produtos comercializados pelos seringueiros de Sena Madureira-AC, 1998. 650 $aAmazonia 650 $aBrazil 650 $acattle 650 $aCooperatives 650 $afarmers 650 $afarming systems 650 $aforest resources 650 $aresource management 650 $arural communities 650 $aRural families 650 $aSocioeconomic development 650 $aSocioeconomic status 650 $asurveys 650 $aÁrvore 650 $aBorracha 650 $aComunidade Rural 650 $aCooperativa de Produtores 650 $aDesenvolvimento Socio-Econômico 650 $aDiagnostico 650 $aEconomia 650 $aExploração Florestal 650 $aLavoura 650 $aMão-de-Obra 650 $aPecuária 650 $aProdutor 650 $aReserva Ecológica 650 $aSociologia Econômica 653 $aAcre 653 $aAmazonia Occidental 653 $aAmazônia Ocidental 653 $aAspecto socio-economico 653 $aAspecto socioeconomico 653 $aBiocolnosis 653 $aBrasil 653 $aComunidade 653 $aCooperativa das Centrais de Associações do Estado do Acre (Coopec) 653 $aDesarrollo socioeconómico 653 $aEconomic situation 653 $aEnvironments 653 $aEstrato socioeconómico 653 $aExtracao vegetal 653 $aExtrativismo 653 $aFamilias rurales 653 $aLabour 653 $aLevantamento Socioeconômico 653 $aProtected forests 653 $aReserva extrativista 653 $aRio Branco 653 $aSocial conditions 653 $aSocioeconomic environment 653 $aWestern Amazon 700 1 $aSANTOS, J. C. dos 700 1 $aMUNIZ, P. S. B. 700 1 $aMINGAM, J. P.
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