|
|
Registros recuperados : 18 | |
11. | | ZICA, K. D. N.; SILVA, W. H. de; MENDONÇA, A. P. B.; SOUZA, S. V.; GASTAL, M. L. A construção social de mercados: a implantação da Feira dos Agricultores Familiares de Unaí, MG e seus impactos na renda das famílias. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 10., 2014, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2014. p. 879-885. Biblioteca(s): Embrapa Cerrados. |
| |
12. | | GASTAL, M. L.; XAVIER, J. H. V.; ROCHA, J. C. C. G.; MENDONÇA, A. P. B.; SILVA, W. H. da. Construção social de mercados pela agricultura familiar em Unaí, MG: potencialidades e limitações. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF, v. 31, n.2, p. 315-348, maio/ago. 2014. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
| |
13. | | GASTAL, M. L.; XAVIER, J. H. V.; ROCHA, J. C. C. G.; MENDONÇA, A. P. B.; SILVA, W. H. da. Construção social de mercados pela agricultura familiar em Unaí, MG: potencialidades e limitações. Cadernos de Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, v. 31, n. 2, maio/ago. 2014. p. 315-348 Biblioteca(s): Embrapa Cerrados. |
| |
14. | | MENDONÇA, A. P. B.; XAVIER, J. H. V.; SILVA, W. H. da; SOUZA, S. V.; ZICA, K. D. N. A construção social de mercados: a venda para Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Unaí, MG e seus impactos na renda das famílias. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 10., 2014, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2014. Biblioteca(s): Embrapa Cerrados. |
| |
15. | | SILVA, D. A. L. da; MATTIETTO, R. de A.; MENDONÇA, A. P. O.; SOUZA NETO, A. M. L. de; VENTURIERI, G. C. Influence of the initial soluble solids content and yeasts in cupuaçu and honey must to obtain fermented beverages. In: WORLD CONGRESS OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, 16.; LATIN AMERICAN SEMINAR OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, 17., 2012, Foz do Iguaçu. Addressing global food security and wellness through food science and technology: abstracts. Foz do Iguaçu: IUFoST: ALACCTA, 2012. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
| |
16. | | COSTA, C. dos S. R.; LIMA, M. A. C. de; LIMA NETO, F. P.; BONFIM, W. M. D.; CABRAL, E.; MENDONÇA, A. P. M. dos S. R. Avaliação preliminar da qualidade de frutos em progênies de mangueira no Semiárido brasileiro. RG News, v. 9, n. 1, p. 51, 2023. Edição Especial do 6º Simpósio Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste, Recife, Nov. 2023. Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
| |
17. | | GASTAL, M. L.; XAVIER, J. H. V.; ALMEIDA, S. C. R. de; ZICA, K. D. N.; SILVA, W. H. da; MENDONÇA, A. P. B.; SILVA, M. A. da. A construção social da feira da agricultura familiar de Unaí, MG: referência sobre a conquista do mercado. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2016. 64 p. (Embrapa Cerrados. Documentos, 332). Biblioteca(s): Embrapa Cerrados. |
| |
18. | | GASTAL, M. L.; XAVIER, J. H. V.; ALMEIDA, S. C. R. de; SILVA, W. H. da; MENDONÇA, A. P. B.; ZICA, K. D. N.; SILVA, M. A. da. A venda de produtos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar: referência construída em Unaí, MG. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2016. 75 p. (Embrapa Cerrados. Documentos, 333). Biblioteca(s): Embrapa Cerrados. |
| |
Registros recuperados : 18 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
17/08/2015 |
Data da última atualização: |
28/04/2016 |
Autoria: |
GASTAL, M. L.; XAVIER, J. H. V.; ROCHA, J. C. C. G.; MENDONÇA, A. P. B.; SILVA, W. H. da. |
Afiliação: |
MARCELO LEITE GASTAL, CPAC; JOSE HUMBERTO VALADARES XAVIER, CPAC; JOSE CARLOS COSTA GONCALVES ROCHA, CPAC; ANA PAULA BORGES MENDONÇA, Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Unaí; WARELEY HENRIQUE DA SILVA, INESC. |
Título: |
Construção social de mercados pela agricultura familiar em Unaí, MG: potencialidades e limitações. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF, v. 31, n.2, p. 315-348, maio/ago. 2014. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O acesso aos mercados é considerado um dos principais entraves ao desenvolvimento da agricultura familiar. Este artigo tem como objetivo analisar o acesso da agricultura familiar do Município de Unaí, MG a dois mercados ? a feira da agricultura familiar e a venda de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Unaí é uma importante bacia leiteira. A produção de leite apresentou-se como a principal estratégia de inserção dos agricultores no mercado. No entanto, a comercialização mostrou-se concentrada, enfatizando-se a necessidade de construção de novas estratégias. O acesso ao Pnae e à feira propiciou diversificação de produtos comercializados e maior geração de renda nos estabelecimentos. Configuraram-se estratégias promissoras para a viabilização do acesso dos agricultores aos mercados construídos, não apenas para os agricultores já inseridos na cadeia do leite, mas também ? e principalmente ? para aqueles que se achavam excluídos dos mercados e em situação de risco. No entanto, devem ser ressaltadas as enormes dificuldades encontradas para construir o acesso ao Pnae e à feira, destacando-se aquelas de ordem burocrática. É necessário que essas novas oportunidades constituam novas redes de comercialização baseadas na lógica da confiança e de relações estreitas, principalmente entre os agricultores e o poder público. |
Palavras-Chave: |
Diversificação; Mercado institucional. |
Thesagro: |
Comercialização. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128100/1/Construcao-social-de-mercados.pdf
|
Marc: |
LEADER 02058naa a2200205 a 4500 001 2022121 005 2016-04-28 008 2014 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aGASTAL, M. L. 245 $aConstrução social de mercados pela agricultura familiar em Unaí, MG$bpotencialidades e limitações. 260 $c2014 520 $aO acesso aos mercados é considerado um dos principais entraves ao desenvolvimento da agricultura familiar. Este artigo tem como objetivo analisar o acesso da agricultura familiar do Município de Unaí, MG a dois mercados ? a feira da agricultura familiar e a venda de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Unaí é uma importante bacia leiteira. A produção de leite apresentou-se como a principal estratégia de inserção dos agricultores no mercado. No entanto, a comercialização mostrou-se concentrada, enfatizando-se a necessidade de construção de novas estratégias. O acesso ao Pnae e à feira propiciou diversificação de produtos comercializados e maior geração de renda nos estabelecimentos. Configuraram-se estratégias promissoras para a viabilização do acesso dos agricultores aos mercados construídos, não apenas para os agricultores já inseridos na cadeia do leite, mas também ? e principalmente ? para aqueles que se achavam excluídos dos mercados e em situação de risco. No entanto, devem ser ressaltadas as enormes dificuldades encontradas para construir o acesso ao Pnae e à feira, destacando-se aquelas de ordem burocrática. É necessário que essas novas oportunidades constituam novas redes de comercialização baseadas na lógica da confiança e de relações estreitas, principalmente entre os agricultores e o poder público. 650 $aComercialização 653 $aDiversificação 653 $aMercado institucional 700 1 $aXAVIER, J. H. V. 700 1 $aROCHA, J. C. C. G. 700 1 $aMENDONÇA, A. P. B. 700 1 $aSILVA, W. H. da 773 $tCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF$gv. 31, n.2, p. 315-348, maio/ago. 2014.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|