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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Arroz e Feijão. |
Data corrente: |
13/04/2010 |
Data da última atualização: |
13/04/2010 |
Tipo da produção científica: |
Artigo de Divulgação na Mídia |
Autoria: |
ABREU, A. de F. B.; DEL PELOSO, M. J. |
Afiliação: |
ANGELA DE FATIMA BARBOSA ABREU, CNPAF; MARIA JOSE DEL PELOSO, CNPAF. |
Título: |
Cultivares de feijão recomendadas para Minas Gerais. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
ClicNews 2009. Disponível em: http://www.clicnews.com.br/agropecuaria/view.htm?id=104900. Acesso em: 16 dez. 2009. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Em Minas Gerais, o melhoramento genético do feijoeiro é realizado de forma cooperativa entre a Embrapa, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O principal objetivo é a obtenção de cultivares com grãos de boa aceitação pelos consumidores, resistência às principais doenças que afetam a cultura, porte ereto de planta e boa produtividade. A partir desse trabalho, estão indicadas para Minas Gerais oito cultivares de feijão lançadas nos últimos anos. |
Palavras-Chave: |
Minas Gerais. |
Thesagro: |
Feijão; Phaseolus vulgaris; Variedade. |
Categoria do assunto: |
F Plantas e Produtos de Origem Vegetal |
Marc: |
LEADER 01137naa a2200181 a 4500 001 1663986 005 2010-04-13 008 2009 bl --- 0-- u #d 100 1 $aABREU, A. de F. B. 245 $aCultivares de feijão recomendadas para Minas Gerais.$h[electronic resource] 260 $c2009 520 $aEm Minas Gerais, o melhoramento genético do feijoeiro é realizado de forma cooperativa entre a Embrapa, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O principal objetivo é a obtenção de cultivares com grãos de boa aceitação pelos consumidores, resistência às principais doenças que afetam a cultura, porte ereto de planta e boa produtividade. A partir desse trabalho, estão indicadas para Minas Gerais oito cultivares de feijão lançadas nos últimos anos. 650 $aFeijão 650 $aPhaseolus vulgaris 650 $aVariedade 653 $aMinas Gerais 700 1 $aDEL PELOSO, M. J. 773 $tClicNews 2009. Disponível em: http://www.clicnews.com.br/agropecuaria/view.htm?id=104900. Acesso em: 16 dez. 2009.
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Registro original: |
Embrapa Arroz e Feijão (CNPAF) |
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Biblioteca |
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Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
21/06/2005 |
Data da última atualização: |
20/07/2017 |
Autoria: |
MATSUURA, F. C. A. U.; COSTA, J. I. P. da; FOLEGATTI, M. I. da S. |
Afiliação: |
FERNANDO CÉSAR AKIRA URBANO MATSUURA, EMBRAPA-CNPMF; JANE IARA PEREIRA DA COSTA; MARÍLIA IEDA DA SILVEIRA FOLEGATT. |
Título: |
Marketing de banana: preferências do consumidor quanto aos atributos de qualidade dos frutos. |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 26, n. 1, p. 48-52, 2004. |
ISBN: |
ISSN 0100 29-45 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O Brasil produz aproximadamente seis milhões de toneladas por ano de banana (Musa spp.), com consumo médio da ordem de 35 kg/ habitante/ ano. A aceitação da banana deve-se, principalmente, a seus aspectos sensoriais, valor nutricional e conveniência. A identificação das necessidades e desejos dos clientes consiste em uma atividade crítica do marketing. O objetivo deste trabalho foi o de pesquisar as preferências do consumidor de um mercado local (município de Cruz das Almas - Estado da Bahia) considerando os atributos de qualidade dos frutos frescos de banana madura. A metodologia utilizada foi a da pesquisa descritiva por método estatístico. Os dados foram coletados por questionário, na forma de entrevista pessoal com 400 pessoas. Os atributos de qualidade (variáveis) questionados e avaliados foram relacionados com a aparência, cor, textura, aroma, sabor e vida útil esperada dos frutos de banana. De acordo com a preferência dos consumidores entrevistados, o fruto de banana maduro ideal deve apresentar características como: penca contendo 10 e 12 dedos (frutos), dedos de tamanho médio ou grande, diâmetro médio, quina presente, ausência de pintas pretas na casca, cor da polpa amarelo-clara ou média, textura firme, aroma e sabor de intensidade média, mediamente doce e vida útil de 7 a 10 dias em condição ambiente. O sabor, vida útil e aparência dos frutos de banana são considerados os mais importantes atributos na escolha ou compra da banana, segundo os consumidores entrevistados. MenosO Brasil produz aproximadamente seis milhões de toneladas por ano de banana (Musa spp.), com consumo médio da ordem de 35 kg/ habitante/ ano. A aceitação da banana deve-se, principalmente, a seus aspectos sensoriais, valor nutricional e conveniência. A identificação das necessidades e desejos dos clientes consiste em uma atividade crítica do marketing. O objetivo deste trabalho foi o de pesquisar as preferências do consumidor de um mercado local (município de Cruz das Almas - Estado da Bahia) considerando os atributos de qualidade dos frutos frescos de banana madura. A metodologia utilizada foi a da pesquisa descritiva por método estatístico. Os dados foram coletados por questionário, na forma de entrevista pessoal com 400 pessoas. Os atributos de qualidade (variáveis) questionados e avaliados foram relacionados com a aparência, cor, textura, aroma, sabor e vida útil esperada dos frutos de banana. De acordo com a preferência dos consumidores entrevistados, o fruto de banana maduro ideal deve apresentar características como: penca contendo 10 e 12 dedos (frutos), dedos de tamanho médio ou grande, diâmetro médio, quina presente, ausência de pintas pretas na casca, cor da polpa amarelo-clara ou média, textura firme, aroma e sabor de intensidade média, mediamente doce e vida útil de 7 a 10 dias em condição ambiente. O sabor, vida útil e aparência dos frutos de banana são considerados os mais importantes atributos na escolha ou compra da banana, segundo os consumidores entrevista... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
cliente; necessidade; sensorial. |
Thesagro: |
Fruta; Mercado. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/161961/1/2004SP-09-Matsuura-Marketing-6912.pdf
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Marc: |
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Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
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