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Registros recuperados : 53 | |
41. | | MATOS, L. M. S. de; AZEVEDO, C. M. B. C. de; KATO, O. R.; ANDRADE, J. P. de; MATOS, G. B. de. Relações interpessoais dos agricultores parceiros do Projeto Tipitamba, da Embrapa Amazônia Oriental. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 51., 2013, Belém, PA. Novas fronteiras da agropecuária no Brasil e na Amazônia: desafios da sustentabilidade: anais. Belém, PA: SOBER, 2013. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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42. | | HOMMA, A. K. O.; MENEZES, A. J. E. A. de; CARVALHO, J. E. U. de; MATOS, G. B. de; CARDOSO, J. C.; CHAGAS, R. P. das; SANTOS, A. C. S. dos; FERREIRA, C. A. P. Formação e manejo de bacurizais nativos como alternativa econômica para as áreas degradadas do Nordeste paraense. In: WORKSHOP TECNOLÓGICO DE FRUTICULTURA, 2004, Belém, PA. Anais... Belém, PA: PPTA: SECTAM: Secretaria Especial de Produção, 2004. 1 CD-ROM. Projeto. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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43. | | HOMMA, A. K. O.; CARVALHO, J. E. U. de; REBELLO, F. K.; MATOS, G. B. de; PEROTES, K. F.; SANTOS, W. N. M. dos; MENEZES, A. J. E. A. de; PEREIRA, P. R. S. Custo para formação de bacurizal mediante manejo de rebrotamento. In: ENCONTRO DE FRUTAS NATIVAS DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE, 1., 2008, São Luis. Frutas nativas: novos sabores para o mundo. São Luis: Universidade Estadual do Maranhão, 2008. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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44. | | ANDRADE, J. P. de; LOPES FILHO, W. R. L.; ALMEIDA, R. H. C.; KATO, O. R.; MATOS, L. M. S. de; AZEVEDO, C. M. B. C. de; MATOS, G. B. de; FERREIRA, J. H. O. Metodologias participativas na compreensão do capital social em comunidades rurais no Nordeste paraense. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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45. | | BORGES, A. C. M. R.; MATOS, L. M. S. de; MATOS, G. B. de; ARAGÃO, D. V.; ANDRADE, J. P. de; KATO, O. R.; SHIMIZU, M. K.; AZEVEDO, C. M. B. C. de; SÁ, T. D. de A. Diálogo, reflexão e planejamento para a mudança de práticas agrícolas na Amazônia. Cadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 13, n. 1, jul. 2018. Edição dos anais do VI Congresso Latino-Americano (CLAA), X Congresso Brasileiro (CBA), V Seminário do DF e Entorno (SEMDF), 12-15 setembro de 2017, a Brasília, DF, Brasil. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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46. | | MENEZES, A. J. E. A. de; FRAZÃO, D. A. C.; HOMMA, A. K. O.; MATOS, G. B. de; ISHISUKA, Y.; ROCHA, A. C. P. N. da; COUTO NETO, M. da C.; MOREIRA, J. Influência da colônia nipo brasileira na formação dos sistemas agroflorestais dos pequenos agricultores familiares de Tomé Açú, Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 5., 2004, Curitiba. SAFs: desenvolvimento com proteção ambiental: anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2004. p. 105-107. (Embrapa Florestas. Documentos, 98). Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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47. | | MENEZES, A. J. E. A. de; FRAZAO, D. A. C.; HOMMA, A. K. O.; MATOS, G. B. de; ISHISUKA, Y.; ROCHA, A. C. P. N. da; COUTO NETO, M. da C.; MOREIRA, J. Influência da colônia nipo-brasileira na formação dos sistemas agroflorestais dos pequenos agricultores familiares de Tomé-Açu, Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 5., 2004, Curitiba. SAFs: desenvolvimento com proteção ambiental: anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2004. p. 105-107. il. (Embrapa Florestas. Documentos, 98). Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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48. | | MATOS, L. M. S. de; ANDRADE, J. P. de; AZEVEDO, C. M. B. C. de; KATO, O. R.; MATOS, G. B. de; SHIMIZU, M. K.; ROFFÉ, A. C. M.; FERREIRA, J. H. O. A prática pedagógica na construção do conhecimento agroflorestal em comunidades rurais, Igarapé-Açu, Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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49. | | AZEVEDO, C. M. B. C. de; MATOS, L. M. S. de; KATO, O. R.; MATOS, G. B. de; SHIMIZU, M. K.; ANDRADE, J. P. de; BORGES, A. C. M. R. Raízes da terra: semeando experiências alternativas em agricultura sem queima. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBSAF: Embrapa Amazônia Oriental: UFRA: CEPLAC: EMATER: ICRAF, 2011. 1 CD-ROM. Editores técnicos: Roberto Porro, Milton Kanashiro, Maria do Socorro Gonçalves Ferreira, Leila Sobral Sampaio e Gladys Ferreira de Sousa. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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50. | | HOMMA, A. K. O.; CARVALHO, J. E. U. de; MENEZES, A. J. E. A. de; REBELLO, F. K.; MATOS, G. B. de; PEROTES, K. F.; SANTOS, W. N. M. dos; PEREIRA, P. R. S. Viabilidade técnica e econômica da formação de bacurizal mediante manejo de rebrotamento. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2008. 27 p. il. (Embrapa Amazônia Oriental. Documentos, 324). Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia; Embrapa Agroindústria Tropical; Embrapa Amapá; Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Cocais; Embrapa Meio-Norte; Embrapa Roraima; Embrapa Unidades Centrais. |
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51. | | HOMMA, A. K. O.; CARVALHO, J. E. U. de; MENEZES, A. J. E. A. de; REBELLO, F. K.; MATOS, G. B. de; PEROTES, K. F.; SANTOS, W. N. M. dos; PEREIRA, P. R. S. Viabilidade técnica e econômica da formação de bacurizal mediante manejo de rebrotamento. In: CONFERÊNCIA DO SUBPROGRAMA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SPC&T FASE II/PPG7, 2008, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: CNPq, 2009. p. 472-475. Disponível também em CD-ROM (CD 00173). Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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52. | | HOMMA, A. K. O.; CARVALHO, J. E. U. de; MENEZES, A. J. E. A. de; REBELLO, F. K.; MATOS, G. B. de; PEROTES, K. F.; SANTOS, W. N. M. dos; PEREIRA, P. R. S. Viabilidade técnica e econômica da formação de bacurizal mediante manejo de rebrotamento. 2. impr. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2010. 27 p. il. (Embrapa Amazônia Oriental. Documentos, 324). Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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53. | | MENEZES, A. J. E. A. de; HOMMA, A. K. O.; SANTOS, J. C. dos; REBELLO, F. K.; COSTA, D. H. M.; SENA, A. L. dos S.; GOMES JUNIOR, R. A.; MONTEIRO, K. F. G.; MATOS, G. B. de; MOTA JÚNIOR, K. J. A. da. Caracterização socioeconômica de pequenos produtores de dendezeiro: o caso da comunidade de Arauaí, município de Moju, Pará. Amazônia: Ciência e Desenvolvimento, Belém, PA, v. 11, n. 21, jul./dez. 2015. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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Registros recuperados : 53 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
14/01/2014 |
Data da última atualização: |
20/10/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MATOS, L. M. S. de; ANDRADE, J. P. de; AZEVEDO, C. M. B. C. de; KATO, O. R.; MATOS, G. B. de; SHIMIZU, M. K.; ROFFÉ, A. C. M.; FERREIRA, J. H. O. |
Afiliação: |
LUCILDA MARIA SOUSA DE MATOS, CPATU; Josiele Pantoja de ANDRADE, UFRA; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; GRIMOALDO BANDEIRA DE MATOS, CPATU; MAURICIO KADOOKA SHIMIZU, CPATU; ANNA CHRISTINA M ROFFE BORGES, CPATU; Josie Helen Oliveira FERREIRA, Fundação Amazônia Paraense. |
Título: |
A prática pedagógica na construção do conhecimento agroflorestal em comunidades rurais, Igarapé-Açu, Pará. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Os novos paradigmas pedagógicos que estão surgindo, principalmente aqueles que entendem a aprendizagem como sendo um sistema de práticas participativas e continuadas de ensino, pode ser entendido como novo método de inserção de alunos e professores no contexto da agroecologia, na disseminação do conhecimento agroflorestal e educação ambiental. Nesse sentido, a Embrapa Amazônia Oriental, por meio do Projeto Tipitamba, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a Secretaria de Municipal de Agricultura-SEMAGRI do município de Igarapé-Açu, vêm promovendo ações como: instalação de minibiblioteca, realização da feira de cultura e ciências e aula prática, com o objetivo de conscientizar alunos da Escola Municipal Manoel de Oliveira sobre a importância da preservação e manutenção do meio ambiente visando promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Para socializar e avaliar as experiências desenvolvidas, promoveu-se ações conjuntas com professores e alunos, com o objetivo de proporcionar, por meio de atividades educacionais, uma mudança de comportamentos e hábitos relacionados à preservação do meio ambiente. Nessa lógica, o projeto apresenta indicações de práticas alternativas que possibilitam a preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia. Professores e alunos puderam ser vistos como agentes transformadores do meio social em que estão inseridos, cumprindo seu papel na formação de uma sociedade mais sustentável. MenosOs novos paradigmas pedagógicos que estão surgindo, principalmente aqueles que entendem a aprendizagem como sendo um sistema de práticas participativas e continuadas de ensino, pode ser entendido como novo método de inserção de alunos e professores no contexto da agroecologia, na disseminação do conhecimento agroflorestal e educação ambiental. Nesse sentido, a Embrapa Amazônia Oriental, por meio do Projeto Tipitamba, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a Secretaria de Municipal de Agricultura-SEMAGRI do município de Igarapé-Açu, vêm promovendo ações como: instalação de minibiblioteca, realização da feira de cultura e ciências e aula prática, com o objetivo de conscientizar alunos da Escola Municipal Manoel de Oliveira sobre a importância da preservação e manutenção do meio ambiente visando promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Para socializar e avaliar as experiências desenvolvidas, promoveu-se ações conjuntas com professores e alunos, com o objetivo de proporcionar, por meio de atividades educacionais, uma mudança de comportamentos e hábitos relacionados à preservação do meio ambiente. Nessa lógica, o projeto apresenta indicações de práticas alternativas que possibilitam a preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia. Professores e alunos puderam ser vistos como agentes transformadores do meio social... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Disseminação agroflorestal; Educação do campo; Igarapé-Açu; Prática agroecológica. |
Thesaurus NAL: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/95239/1/113.pdf
|
Marc: |
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