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Registros recuperados : 53 | |
6. | | MENEZES, A. J. E. A. de; HOMMA, A. K. O.; MATOS, G. B. de. A importância do manejo de bacurizeiros nativo (Platonia insignis MART.) por pequenos produtores nas mesorregiões do Nordeste paraense e do Marajó, Pará. In: SIMPÓSIO SOBER NORTE, 1., 2017, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SOBER NORTE, 2017. p. 70-73. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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10. | | MENEZES, A. J. E. A. de; HOMMA, A. K. O.; MATOS, G. B. de. Manejo de rebrotamento de bacurizeiros nativos na mesorregião do Nordeste Paraense e Marajó na recuperação de áreas degradadas e com geração de renda e emprego no Estado do Pará. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Brasília, DF: SOBER, 2018. Sober 2018. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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12. | | FERREIRA, C. A. P.; HOMMA, A. K. O.; MATOS, G. B. de; FEITOSA, T. C. Transporte da produção de leite de pequenos produtores em uma área de fronteira no Sul do Pará. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 43., 2005, Ribeirão Preto. Instituições, eficiência, gestão e contratos no sistema agroindustrial: anais. Ribeirão Preto: SOBER, 2005. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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14. | | MENEZES, A. J. E. A. de; CARVALHO, J. E. U. de; HOMMA, A. K. O.; MATOS, G. B. de. Adoção da enxertia no bacurizeiro pelos agricultores familiares do Município de Tomé Açu, Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20.; ANNUAL MEETING OF THE INTERAMERICAN SOCIETY FOR TROPICAL HORTICULTURE, 54., 2008, Vitória. Frutas para todos: estratégias, tecnologias e visão sustentável: anais. Vitória: INCAPER: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2008. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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17. | | MENEZES, A. J. E. A. de; CARVALHO, J. E. U. de; HOMMA, A. K. O.; MATOS, G. B. de. Inserção do bacurizeiro enxertado nos sistemas agroflorestais pelos agricultores familiares do município de Tomé-Açu, Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 7., 2009, Luziánia. Diálogo e integração de saberes em sistemas agroflorestais para sociedades sustentáveis. [Luziânia]: Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais; [Brasília, DF]: EMATER-DF: Embrapa, 2009. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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20. | | FEITOSA, T. C.; MENEZES, A. J. E. A. de; HOMMA, A. K. O.; MATOS, G. B. de. A importância do extrativismo do pequi na economia doméstica entre os agricultores do Sudeste paraense. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 43., 2005, Ribeirão Preto. Instituições, eficiência, gestão e contratos no sistema agroindustrial: anais. Ribeirão Preto: SOBER, 2005. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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Registros recuperados : 53 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
14/01/2014 |
Data da última atualização: |
20/10/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MATOS, L. M. S. de; ANDRADE, J. P. de; AZEVEDO, C. M. B. C. de; KATO, O. R.; MATOS, G. B. de; SHIMIZU, M. K.; ROFFÉ, A. C. M.; FERREIRA, J. H. O. |
Afiliação: |
LUCILDA MARIA SOUSA DE MATOS, CPATU; Josiele Pantoja de ANDRADE, UFRA; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; GRIMOALDO BANDEIRA DE MATOS, CPATU; MAURICIO KADOOKA SHIMIZU, CPATU; ANNA CHRISTINA M ROFFE BORGES, CPATU; Josie Helen Oliveira FERREIRA, Fundação Amazônia Paraense. |
Título: |
A prática pedagógica na construção do conhecimento agroflorestal em comunidades rurais, Igarapé-Açu, Pará. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Os novos paradigmas pedagógicos que estão surgindo, principalmente aqueles que entendem a aprendizagem como sendo um sistema de práticas participativas e continuadas de ensino, pode ser entendido como novo método de inserção de alunos e professores no contexto da agroecologia, na disseminação do conhecimento agroflorestal e educação ambiental. Nesse sentido, a Embrapa Amazônia Oriental, por meio do Projeto Tipitamba, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a Secretaria de Municipal de Agricultura-SEMAGRI do município de Igarapé-Açu, vêm promovendo ações como: instalação de minibiblioteca, realização da feira de cultura e ciências e aula prática, com o objetivo de conscientizar alunos da Escola Municipal Manoel de Oliveira sobre a importância da preservação e manutenção do meio ambiente visando promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Para socializar e avaliar as experiências desenvolvidas, promoveu-se ações conjuntas com professores e alunos, com o objetivo de proporcionar, por meio de atividades educacionais, uma mudança de comportamentos e hábitos relacionados à preservação do meio ambiente. Nessa lógica, o projeto apresenta indicações de práticas alternativas que possibilitam a preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia. Professores e alunos puderam ser vistos como agentes transformadores do meio social em que estão inseridos, cumprindo seu papel na formação de uma sociedade mais sustentável. MenosOs novos paradigmas pedagógicos que estão surgindo, principalmente aqueles que entendem a aprendizagem como sendo um sistema de práticas participativas e continuadas de ensino, pode ser entendido como novo método de inserção de alunos e professores no contexto da agroecologia, na disseminação do conhecimento agroflorestal e educação ambiental. Nesse sentido, a Embrapa Amazônia Oriental, por meio do Projeto Tipitamba, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a Secretaria de Municipal de Agricultura-SEMAGRI do município de Igarapé-Açu, vêm promovendo ações como: instalação de minibiblioteca, realização da feira de cultura e ciências e aula prática, com o objetivo de conscientizar alunos da Escola Municipal Manoel de Oliveira sobre a importância da preservação e manutenção do meio ambiente visando promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Para socializar e avaliar as experiências desenvolvidas, promoveu-se ações conjuntas com professores e alunos, com o objetivo de proporcionar, por meio de atividades educacionais, uma mudança de comportamentos e hábitos relacionados à preservação do meio ambiente. Nessa lógica, o projeto apresenta indicações de práticas alternativas que possibilitam a preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia. Professores e alunos puderam ser vistos como agentes transformadores do meio social... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Disseminação agroflorestal; Educação do campo; Igarapé-Açu; Prática agroecológica. |
Thesaurus NAL: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/95239/1/113.pdf
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Marc: |
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