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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria Tropical. |
Data corrente: |
10/02/2016 |
Data da última atualização: |
02/08/2019 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
DIONISIO, A. P.; CARVALHO-SILVA, L. B.; VIEIRA, N. M.; GOES, T. de S.; WURLITZER, N. J.; BORGES, M. de F.; BRITO, E. S. de; IONTA. M.; FIGUEIREDO, R. W. |
Afiliação: |
ANA PAULA DIONISIO, CNPAT; Universidade federla de Alfenas - UNIFAL, Escola de Nutrição; UFC - Departamento de Tecnologia de Alimentos, Faculdade de Engenharia de Alimentos; TALITA DE SOUSA GOES, UFC - Depto. Tecnologia de Alimentos, Faculdade de Engenharia de Alimentos; NEDIO JAIR WURLITZER, CNPAT; MARIA DE FATIMA BORGES, CNPAT; EDY SOUSA DE BRITO, CNPAT; Universidade Federal de Alfenas, MG; RAIMUNDO WILANE FIGUEIREDO, UFC - Prof. D. Sci. - Depto. Tecnologia de Alimentos, Faculdade de Engenharia de Alimentos. |
Título: |
Cashew-apple (Anacardium occidentale L.) and yacon (Smallanthus sonchifolius) functional beverage improve the diabetic state on rats. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS (SLACA), 11., 2015, Campinas. Anais... Campinas: Unicamp, 2015. |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Smallanthus sochifolius. |
Thesagro: |
Anacardium Occidentale. |
Thesaurus Nal: |
diabetes mellitus. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/138628/1/RES15057.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria Tropical (CNPAT) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
14/01/2014 |
Data da última atualização: |
20/10/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MATOS, L. M. S. de; ANDRADE, J. P. de; AZEVEDO, C. M. B. C. de; KATO, O. R.; MATOS, G. B. de; SHIMIZU, M. K.; ROFFÉ, A. C. M.; FERREIRA, J. H. O. |
Afiliação: |
LUCILDA MARIA SOUSA DE MATOS, CPATU; Josiele Pantoja de ANDRADE, UFRA; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; GRIMOALDO BANDEIRA DE MATOS, CPATU; MAURICIO KADOOKA SHIMIZU, CPATU; ANNA CHRISTINA M ROFFE BORGES, CPATU; Josie Helen Oliveira FERREIRA, Fundação Amazônia Paraense. |
Título: |
A prática pedagógica na construção do conhecimento agroflorestal em comunidades rurais, Igarapé-Açu, Pará. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Os novos paradigmas pedagógicos que estão surgindo, principalmente aqueles que entendem a aprendizagem como sendo um sistema de práticas participativas e continuadas de ensino, pode ser entendido como novo método de inserção de alunos e professores no contexto da agroecologia, na disseminação do conhecimento agroflorestal e educação ambiental. Nesse sentido, a Embrapa Amazônia Oriental, por meio do Projeto Tipitamba, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a Secretaria de Municipal de Agricultura-SEMAGRI do município de Igarapé-Açu, vêm promovendo ações como: instalação de minibiblioteca, realização da feira de cultura e ciências e aula prática, com o objetivo de conscientizar alunos da Escola Municipal Manoel de Oliveira sobre a importância da preservação e manutenção do meio ambiente visando promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Para socializar e avaliar as experiências desenvolvidas, promoveu-se ações conjuntas com professores e alunos, com o objetivo de proporcionar, por meio de atividades educacionais, uma mudança de comportamentos e hábitos relacionados à preservação do meio ambiente. Nessa lógica, o projeto apresenta indicações de práticas alternativas que possibilitam a preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia. Professores e alunos puderam ser vistos como agentes transformadores do meio social em que estão inseridos, cumprindo seu papel na formação de uma sociedade mais sustentável. MenosOs novos paradigmas pedagógicos que estão surgindo, principalmente aqueles que entendem a aprendizagem como sendo um sistema de práticas participativas e continuadas de ensino, pode ser entendido como novo método de inserção de alunos e professores no contexto da agroecologia, na disseminação do conhecimento agroflorestal e educação ambiental. Nesse sentido, a Embrapa Amazônia Oriental, por meio do Projeto Tipitamba, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a Secretaria de Municipal de Agricultura-SEMAGRI do município de Igarapé-Açu, vêm promovendo ações como: instalação de minibiblioteca, realização da feira de cultura e ciências e aula prática, com o objetivo de conscientizar alunos da Escola Municipal Manoel de Oliveira sobre a importância da preservação e manutenção do meio ambiente visando promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Para socializar e avaliar as experiências desenvolvidas, promoveu-se ações conjuntas com professores e alunos, com o objetivo de proporcionar, por meio de atividades educacionais, uma mudança de comportamentos e hábitos relacionados à preservação do meio ambiente. Nessa lógica, o projeto apresenta indicações de práticas alternativas que possibilitam a preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia. Professores e alunos puderam ser vistos como agentes transformadores do meio social... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Disseminação agroflorestal; Educação do campo; Igarapé-Açu; Prática agroecológica. |
Thesaurus NAL: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/95239/1/113.pdf
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Marc: |
LEADER 02609nam a2200253 a 4500 001 1976026 005 2022-10-20 008 2013 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMATOS, L. M. S. de 245 $aA prática pedagógica na construção do conhecimento agroflorestal em comunidades rurais, Igarapé-Açu, Pará.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF$c2013 520 $aOs novos paradigmas pedagógicos que estão surgindo, principalmente aqueles que entendem a aprendizagem como sendo um sistema de práticas participativas e continuadas de ensino, pode ser entendido como novo método de inserção de alunos e professores no contexto da agroecologia, na disseminação do conhecimento agroflorestal e educação ambiental. Nesse sentido, a Embrapa Amazônia Oriental, por meio do Projeto Tipitamba, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a Secretaria de Municipal de Agricultura-SEMAGRI do município de Igarapé-Açu, vêm promovendo ações como: instalação de minibiblioteca, realização da feira de cultura e ciências e aula prática, com o objetivo de conscientizar alunos da Escola Municipal Manoel de Oliveira sobre a importância da preservação e manutenção do meio ambiente visando promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Para socializar e avaliar as experiências desenvolvidas, promoveu-se ações conjuntas com professores e alunos, com o objetivo de proporcionar, por meio de atividades educacionais, uma mudança de comportamentos e hábitos relacionados à preservação do meio ambiente. Nessa lógica, o projeto apresenta indicações de práticas alternativas que possibilitam a preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia. Professores e alunos puderam ser vistos como agentes transformadores do meio social em que estão inseridos, cumprindo seu papel na formação de uma sociedade mais sustentável. 650 $aAmazonia 653 $aDisseminação agroflorestal 653 $aEducação do campo 653 $aIgarapé-Açu 653 $aPrática agroecológica 700 1 $aANDRADE, J. P. de 700 1 $aAZEVEDO, C. M. B. C. de 700 1 $aKATO, O. R. 700 1 $aMATOS, G. B. de 700 1 $aSHIMIZU, M. K. 700 1 $aROFFÉ, A. C. M. 700 1 $aFERREIRA, J. H. O.
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Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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