|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Territorial. |
Data corrente: |
25/08/2023 |
Data da última atualização: |
25/08/2023 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
CRISCUOLO, C. |
Afiliação: |
CRISTINA CRISCUOLO, CNPM. |
Título: |
Geotecnologia e sua contribuição nas pesquisas escolares. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
In: Pesco conectando ideias: pensando o Pesco: reflexões sobre pesquisa e conhecimento na escola. Campinas, SP: Prefeitura Municipal de Campinas/ Secretaria Municipal de Educação, 2021. parte 1. |
Páginas: |
p. 46-56. |
Série: |
(Caderno curricular temático, 6) |
ISBN: |
97865895068 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Em 2009, a Embrapa aprovou o projeto GeoAtlas, com o objetivo de promover a colaboração entre o setor agrícola e o educacional. O projeto resultou na criação do Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas, que utiliza geotecnologias para apresentar informações sobre a região. O atlas é um recurso multidisciplinar que pode ser usado para abordar diversos temas, como história, geografia, economia e meio ambiente. Ele também pode ser usado para promover a discussão de questões regionais e a formação de cidadãos mais conscientes. O projeto GeoAtlas é um exemplo de como a geotecnologia pode ser usada para promover a educação. As geotecnologias oferecem uma nova forma de visualizar e interpretar o mundo, e podem ser usadas para tornar o aprendizado mais dinâmico e estimulante. Aqui estão alguns dos benefícios da geotecnologia aplicada à educação: Aprimora a compreensão do mundo natural e social; Promove a aprendizagem interdisciplinar; Torna o aprendizado mais dinâmico e estimulante; Contribui para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. A geotecnologia é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para promover a educação de qualidade. Ao incorporar a geotecnologia em suas aulas, os professores podem ajudar seus alunos a aprender de uma maneira mais significativa e eficaz. |
Palavras-Chave: |
Atlas escolar; Geoinformação; Pesquisa escolar. |
Thesagro: |
Educação. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1156124/1/6148.pdf
|
Marc: |
LEADER 02069naa a2200193 a 4500 001 2156124 005 2023-08-25 008 2021 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aCRISCUOLO, C. 245 $aGeotecnologia e sua contribuição nas pesquisas escolares.$h[electronic resource] 260 $c2021 300 $ap. 46-56. 490 $a(Caderno curricular temático, 6) 520 $aEm 2009, a Embrapa aprovou o projeto GeoAtlas, com o objetivo de promover a colaboração entre o setor agrícola e o educacional. O projeto resultou na criação do Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas, que utiliza geotecnologias para apresentar informações sobre a região. O atlas é um recurso multidisciplinar que pode ser usado para abordar diversos temas, como história, geografia, economia e meio ambiente. Ele também pode ser usado para promover a discussão de questões regionais e a formação de cidadãos mais conscientes. O projeto GeoAtlas é um exemplo de como a geotecnologia pode ser usada para promover a educação. As geotecnologias oferecem uma nova forma de visualizar e interpretar o mundo, e podem ser usadas para tornar o aprendizado mais dinâmico e estimulante. Aqui estão alguns dos benefícios da geotecnologia aplicada à educação: Aprimora a compreensão do mundo natural e social; Promove a aprendizagem interdisciplinar; Torna o aprendizado mais dinâmico e estimulante; Contribui para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. A geotecnologia é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para promover a educação de qualidade. Ao incorporar a geotecnologia em suas aulas, os professores podem ajudar seus alunos a aprender de uma maneira mais significativa e eficaz. 650 $aEducação 653 $aAtlas escolar 653 $aGeoinformação 653 $aPesquisa escolar 773 $tIn: Pesco conectando ideias: pensando o Pesco: reflexões sobre pesquisa e conhecimento na escola. Campinas, SP: Prefeitura Municipal de Campinas/ Secretaria Municipal de Educação, 2021. parte 1.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Territorial (CNPM) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Arroz e Feijão. |
Data corrente: |
14/12/2016 |
Data da última atualização: |
01/03/2017 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 2 |
Autoria: |
SAMPAIO, F. B.; KNUPP, A. M.; FERNANDES, E. P.; MARTIN-DIDONET, C. C. G.; FERREIRA, E. P. de B. |
Afiliação: |
FERNANDA BUENO SAMPAIO, UFG; ADRIANO MOREIRA KNUPP, CNPAF; ELIANA PAULA FERNANDES, UFG; CLAUDIA CRISTINA GARCIA MARTIN-DIDONET, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, Anápolis-GO; ENDERSON PETRONIO DE BRITO FERREIRA, CNPAF. |
Título: |
Morphophysiological characterization of rhizobia isolated from wild genotypes of the common bean. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
Bioscience Journal, Uberlândia, v. 32, n. 6, p. 1502-1511, nov./dez. 2016. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
This study aimed to characterize, based on the morphology and on the use of carbon sources, rhizobial isolates obtained from nodules of wild common bean genotypes cultivated on soil samples from the states of Goiás, Minas Gerais and Paraná. Based on morphological and carbon source use, similarity matrixes were generated to perform clustering analysis based on the Jaccard index. A total of 523 isolates were obtained with the predominance of isolates that acidify the culture medium and showed fast growth. Isolates from the soils of Araucária and Prudentópolis produced a greater amount of mucus than those from Jussara, Nova Veneza, Uberlândia and Unaí soils. The rhizobia isolates obtained from soils of Goiás and Minas Gerais showed greater phenotypic diversity than those from the soils of Paraná. Analysis based on the use of different carbon sources revealed that rhizobia isolates obtained from soils of Goiás have higher metabolic diversity. Overall, the most part of isolates grouped with the reference strains, especially with the Rhizobium tropici and R. freirei strains used as inoculants for the common bean. |
Palavras-Chave: |
Caracterização morfológica. |
Thesagro: |
Feijão; Fixação de nitrogênio; Phaseolus vulgaris; Rhizobium. |
Categoria do assunto: |
F Plantas e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/151800/1/CNPAF-2016-bj.pdf
|
Marc: |
LEADER 01866naa a2200229 a 4500 001 2058668 005 2017-03-01 008 2016 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSAMPAIO, F. B. 245 $aMorphophysiological characterization of rhizobia isolated from wild genotypes of the common bean.$h[electronic resource] 260 $c2016 520 $aThis study aimed to characterize, based on the morphology and on the use of carbon sources, rhizobial isolates obtained from nodules of wild common bean genotypes cultivated on soil samples from the states of Goiás, Minas Gerais and Paraná. Based on morphological and carbon source use, similarity matrixes were generated to perform clustering analysis based on the Jaccard index. A total of 523 isolates were obtained with the predominance of isolates that acidify the culture medium and showed fast growth. Isolates from the soils of Araucária and Prudentópolis produced a greater amount of mucus than those from Jussara, Nova Veneza, Uberlândia and Unaí soils. The rhizobia isolates obtained from soils of Goiás and Minas Gerais showed greater phenotypic diversity than those from the soils of Paraná. Analysis based on the use of different carbon sources revealed that rhizobia isolates obtained from soils of Goiás have higher metabolic diversity. Overall, the most part of isolates grouped with the reference strains, especially with the Rhizobium tropici and R. freirei strains used as inoculants for the common bean. 650 $aFeijão 650 $aFixação de nitrogênio 650 $aPhaseolus vulgaris 650 $aRhizobium 653 $aCaracterização morfológica 700 1 $aKNUPP, A. M. 700 1 $aFERNANDES, E. P. 700 1 $aMARTIN-DIDONET, C. C. G. 700 1 $aFERREIRA, E. P. de B. 773 $tBioscience Journal, Uberlândia$gv. 32, n. 6, p. 1502-1511, nov./dez. 2016.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Arroz e Feijão (CNPAF) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|