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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados. |
Data corrente: |
05/07/2017 |
Data da última atualização: |
14/07/2017 |
Tipo da produção científica: |
Autoria/Organização/Edição de Livros |
Autoria: |
SAMBUICHI, R. H. R.; SPINDOLA, P. A. C.; MATTOS, L. M. de; AVILA, M. L. de; MOURA, I. F. de; SILVA, A. P. M. da. |
Afiliação: |
REGINA HELENA ROSA SAMBUICHI, IPEA; PAULO ASAFE CAMPOS SPÍNOLA, IPEA; LUCIANO MANSOR DE MATTOS, CPAC; MÁRIO LÚCIO DE ÁVILA, UNB; IRACEMA FERREIRA DE MOURA, MINISTÉRIO DA SAÚDE; ANA PAULA MOREIRA DA SILVA, IPEA. |
Título: |
Análise da construção da política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
Rio de Janeiro, RJ: IPEA, 2017. |
Páginas: |
56 p. |
Série: |
(IPEA. Texto para Discussão, 2305) |
ISSN: |
1415-4765 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
RESUMO: A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) foi criada em 2012, com o objetivo de integrar, articular e adequar as políticas públicas que contribuem para a produção sustentável de alimentos saudáveis e livres de contaminantes químicos, aliando o desenvolvimento rural com a conservação dos recursos naturais e a valorização do conhecimento dos povos e comunidades tradicionais. Este texto apresenta parte dos resultados de um estudo que está sendo realizado sobre a Pnapo, abrangendo uma análise do seu processo de construção com base nas percepções dos representantes das diversas instituições do governo e da sociedade civil que participam da sua gestão. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses representantes visando levantar o histórico de construção da política. Foi feita também uma análise exploratória qualitativa da concepção da Pnapo, utilizando-se o método de análise de conteúdo, com base nas transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos mostraram que as agendas da agroecologia e da produção orgânica foram lentamente construídas dentro do governo por força das pressões da sociedade civil organizada. Outro fator importante para a construção dessas agendas foi o fortalecimento dos espaços de discussão, participação e articulação proporcionados pelos conselhos e comissões de participação social. Com relação à concepção da Pnapo, observou-se que os espaços de diálogo proporcionados pela Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo), formada por representantes do governo e de entidades da sociedade civil, e a Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo), composta por representantes dos ministérios que atuam na política, propiciaram a construção participativa entre governo e sociedade e estimularam uma abordagem interministerial dentro do âmbito governamental. Os principais desafios são o aprimoramento da gestão intersetorial e a ampliação da prioridade da Pnapo dentro do próprio governo. Conclui-se que a continuidade da política dependerá muito do reconhecimento da sociedade por sua importância, demandando do governo a sua manutenção e ampliação dos espaços conquistados. ABSTRACT: The National Policy for Agroecology and Organic Production (Pnapo) was created in 2012 to integrate, articulate and adjust the existing public policies concerning sustainable production of chemical-contaminant-free products. The referred policy combines rural development, conservation of natural resources and valorization of traditional communities? knowledge. This article presents part of the results of an ongoing study about Pnapo. It analyses the constructive process of the program according to representatives of social and governmental institutions that manage this policy. In order to collect the historical background of Pnapo, main participants of the policy building were interviewed. The results of this research show that agroecology and organic production programs were slowly structured inside the government through pressure of organized groups in society. Another relevant factor to this development was the growth in social involvement in councils and commissions. Regarding Pnapo?s conception, it was observed that dialogue spaces provided by the National Commission for Agroecology and Organic Production (Cnapo) (composed by representatives from the government and from civil society) and the Interministerial Chamber of Agroecology and Organic Production (Ciapo) (composed by representatives from the ministries that participates in the policy), have provided participative construction between government and society and stimulated an interministerial approach inside government. The main challenges are to improve the intersectional management of the program and to enforce the importance of Pnapo inside the government. It is concluded that the continuance of this policy will depend heavily on the society?s acknowledgement of its importance, demanding from the government its maintenance and the enlargement of already acquired spaces. MenosRESUMO: A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) foi criada em 2012, com o objetivo de integrar, articular e adequar as políticas públicas que contribuem para a produção sustentável de alimentos saudáveis e livres de contaminantes químicos, aliando o desenvolvimento rural com a conservação dos recursos naturais e a valorização do conhecimento dos povos e comunidades tradicionais. Este texto apresenta parte dos resultados de um estudo que está sendo realizado sobre a Pnapo, abrangendo uma análise do seu processo de construção com base nas percepções dos representantes das diversas instituições do governo e da sociedade civil que participam da sua gestão. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses representantes visando levantar o histórico de construção da política. Foi feita também uma análise exploratória qualitativa da concepção da Pnapo, utilizando-se o método de análise de conteúdo, com base nas transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos mostraram que as agendas da agroecologia e da produção orgânica foram lentamente construídas dentro do governo por força das pressões da sociedade civil organizada. Outro fator importante para a construção dessas agendas foi o fortalecimento dos espaços de discussão, participação e articulação proporcionados pelos conselhos e comissões de participação social. Com relação à concepção da Pnapo, observou-se que os espaços de diálogo proporcionados pela Comissão Nacional de Agroecologia... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo); Política pública; Transição agroecológica. |
Thesagro: |
Agricultura familiar; Agricultura Orgânica. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/161371/1/td-2305.pdf
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Marc: |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Tabuleiros Costeiros. Para informações adicionais entre em contato com cpatc.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
Data corrente: |
30/01/2013 |
Data da última atualização: |
09/03/2016 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
PINTO, L. F. B.; JUCA, A. F.; MELO FILHO, L. M.; MEIRA, A. N.; DUTRA, P. A.; MARTINS, L. A. K. A.; AZEVEDO, H. C. |
Afiliação: |
HYMERSON COSTA AZEVEDO, CPATC. |
Título: |
Efeito de anomalias testiculares sobre peso vivo e características de carcaça obtidas por ultrassom na raça Santa Inês. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília. Anais... Brasília: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2012. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo do presente trabalho foi comparar animais com anomalias testiculares versus animais normais, utilizando como referência o peso vivo e medidas de carcaça obtidas por ultrassom de 92 cordeiros Santa Inês. Foram avaliados três grupos de acordo com as alterações testiculares: cinco animais criptorquídicos; seis animais hipoplásicos; e 81 animais sem anomalias. Todos os animais foram criados em sistema semi-intensivo, pastejando durante o dia e alojados a noite, quando recebiam silagem de milho. Foram obtidas as medidas de área do músculo Longissimus, espessura de gordura subcutânea e os pesos vivo com 04, 08, 12 e 16 semanas de idade. Não houve diferença de peso entre animais criptorquídicos e animais normais da 8a a 16a semana de idade, sendo os animais normais 1,10 kg mais pesados que os criptorquídicos na quarta semana. Os animais hipoplásicos foram menos pesados que os animais dos outros dois grupos desde a 4a semana até a 16a semana (desmame), sendo 1,80 e 1,47 kg mais leves que os animais normais e criptorquídicos, respectivamente, na desmama. Não houve diferença entre os três grupos estudados para área do músculo Longissimus e espessura de gordura neste músculo, quando mensurados entre a 12a e 13a costelas, o que indica que a respeito das diferenças de peso, pode se esperar similar qualidade de carcaça para estes grupos. |
Palavras-Chave: |
RAÇA SANTA INÊS. |
Thesagro: |
OVINO. |
Thesaurus NAL: |
SHEEP. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02137nam a2200217 a 4500 001 1947060 005 2016-03-09 008 2012 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aPINTO, L. F. B. 245 $aEfeito de anomalias testiculares sobre peso vivo e características de carcaça obtidas por ultrassom na raça Santa Inês.$h[electronic resource] 260 $aIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília. Anais... Brasília: Sociedade Brasileira de Zootecnia$c2012 520 $aO objetivo do presente trabalho foi comparar animais com anomalias testiculares versus animais normais, utilizando como referência o peso vivo e medidas de carcaça obtidas por ultrassom de 92 cordeiros Santa Inês. Foram avaliados três grupos de acordo com as alterações testiculares: cinco animais criptorquídicos; seis animais hipoplásicos; e 81 animais sem anomalias. Todos os animais foram criados em sistema semi-intensivo, pastejando durante o dia e alojados a noite, quando recebiam silagem de milho. Foram obtidas as medidas de área do músculo Longissimus, espessura de gordura subcutânea e os pesos vivo com 04, 08, 12 e 16 semanas de idade. Não houve diferença de peso entre animais criptorquídicos e animais normais da 8a a 16a semana de idade, sendo os animais normais 1,10 kg mais pesados que os criptorquídicos na quarta semana. Os animais hipoplásicos foram menos pesados que os animais dos outros dois grupos desde a 4a semana até a 16a semana (desmame), sendo 1,80 e 1,47 kg mais leves que os animais normais e criptorquídicos, respectivamente, na desmama. Não houve diferença entre os três grupos estudados para área do músculo Longissimus e espessura de gordura neste músculo, quando mensurados entre a 12a e 13a costelas, o que indica que a respeito das diferenças de peso, pode se esperar similar qualidade de carcaça para estes grupos. 650 $aSHEEP 650 $aOVINO 653 $aRAÇA SANTA INÊS 700 1 $aJUCA, A. F. 700 1 $aMELO FILHO, L. M. 700 1 $aMEIRA, A. N. 700 1 $aDUTRA, P. A. 700 1 $aMARTINS, L. A. K. A. 700 1 $aAZEVEDO, H. C.
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