|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
07/06/2017 |
Data da última atualização: |
09/08/2018 |
Autoria: |
SILVA, K. I. C. |
Afiliação: |
KARLA IGNES CORVINO SILVA, SCT. |
Título: |
Critérios informacionais para elaboração de conteúdo instrucional para a web com base nos princípios de aprendizagem multimídia. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
2017 |
Páginas: |
130 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Rio de Janeiro. |
Conteúdo: |
A tecnologia permite elaborar conteúdos instrucionais em diferentes suportes e formatos com o uso de áudios, textos, vídeos e animações, os quais influenciam distintamente na maneira como o ser humano interage com a informação e aprende. A compreensão dessas influências é importante para adaptar a tecnologia multimídia para melhorar a aprendizagem humana. A Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer apresenta princípios básicos para a elaboração de material instrucional multimídia visando a facilitar a aprendizagem, com base em como as pessoas aprendem. Estudos empíricos nas áreas de psicologia, educação, tecnologia e outras têm buscado validar os princípios da teoria e testar suas implicações no processo de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é identificar critérios informacionais, com base na análise sistemática de estudos empíricos sobre a consistência dos princípios preconizados pela Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, que possam ser utilizados na elaboração e na adaptação de material instrucional multimídia na web, de modo a maximizar a aprendizagem e a transferência cognitiva de conhecimento especializado. A partir desses achados, material instrucional multimídia do programa Dia de Campo na TV é analisado e adaptações são sugeridas, para facilitar o processo de transferência de tecnologia e de conhecimento por meio da web. Por fim, uma lista de recomendações par asubsidiar a criação de novos conteúdos instrucionais é oferecida, a fim de ampliar a efetividade do uso de recursos multimídia na promoção da aprendizagem e na difusão coletiva de conhecimento especializado. MenosA tecnologia permite elaborar conteúdos instrucionais em diferentes suportes e formatos com o uso de áudios, textos, vídeos e animações, os quais influenciam distintamente na maneira como o ser humano interage com a informação e aprende. A compreensão dessas influências é importante para adaptar a tecnologia multimídia para melhorar a aprendizagem humana. A Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer apresenta princípios básicos para a elaboração de material instrucional multimídia visando a facilitar a aprendizagem, com base em como as pessoas aprendem. Estudos empíricos nas áreas de psicologia, educação, tecnologia e outras têm buscado validar os princípios da teoria e testar suas implicações no processo de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é identificar critérios informacionais, com base na análise sistemática de estudos empíricos sobre a consistência dos princípios preconizados pela Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, que possam ser utilizados na elaboração e na adaptação de material instrucional multimídia na web, de modo a maximizar a aprendizagem e a transferência cognitiva de conhecimento especializado. A partir desses achados, material instrucional multimídia do programa Dia de Campo na TV é analisado e adaptações são sugeridas, para facilitar o processo de transferência de tecnologia e de conhecimento por meio da web. Por fim, uma lista de recomendações par asubsidiar a criação de novos conteúdos instrucionais é oferecida, a fim de a... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Aprendizagem eletrônica; Multimídia. |
Thesagro: |
Aprendizagem; Ciência da Informação. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/181148/1/SILVA-K.-I.-C.pdf
|
Marc: |
LEADER 02348nam a2200181 a 4500 001 2070484 005 2018-08-09 008 2017 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, K. I. C. 245 $aCritérios informacionais para elaboração de conteúdo instrucional para a web com base nos princípios de aprendizagem multimídia. 260 $a2017$c2017 300 $a130 f. 500 $aDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Rio de Janeiro. 520 $aA tecnologia permite elaborar conteúdos instrucionais em diferentes suportes e formatos com o uso de áudios, textos, vídeos e animações, os quais influenciam distintamente na maneira como o ser humano interage com a informação e aprende. A compreensão dessas influências é importante para adaptar a tecnologia multimídia para melhorar a aprendizagem humana. A Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer apresenta princípios básicos para a elaboração de material instrucional multimídia visando a facilitar a aprendizagem, com base em como as pessoas aprendem. Estudos empíricos nas áreas de psicologia, educação, tecnologia e outras têm buscado validar os princípios da teoria e testar suas implicações no processo de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é identificar critérios informacionais, com base na análise sistemática de estudos empíricos sobre a consistência dos princípios preconizados pela Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, que possam ser utilizados na elaboração e na adaptação de material instrucional multimídia na web, de modo a maximizar a aprendizagem e a transferência cognitiva de conhecimento especializado. A partir desses achados, material instrucional multimídia do programa Dia de Campo na TV é analisado e adaptações são sugeridas, para facilitar o processo de transferência de tecnologia e de conhecimento por meio da web. Por fim, uma lista de recomendações par asubsidiar a criação de novos conteúdos instrucionais é oferecida, a fim de ampliar a efetividade do uso de recursos multimídia na promoção da aprendizagem e na difusão coletiva de conhecimento especializado. 650 $aAprendizagem 650 $aCiência da Informação 653 $aAprendizagem eletrônica 653 $aMultimídia
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Milho e Sorgo. |
Data corrente: |
13/08/2014 |
Data da última atualização: |
14/08/2014 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
NEGRI, B. F.; HUFNAGEL, B. M.; PASTINA, M. M.; MAGALHAES, J. V. de; SOUSA, S. M. de. |
Afiliação: |
BARBARA FRANCA NEGRI, UFSJ, Sete Lagoas, MG.; BARBARA MACIEL HUFNAGEL, UFMG, Belo Horizonte, MG.; MARIA MARTA PASTINA, CNPMS; JURANDIR VIEIRA DE MAGALHAES, CNPMS; SYLVIA MORAIS DE SOUSA TINOCO, CNPMS. |
Título: |
Avaliação das características morfológicas do sistema radicular de linhagens recombinantes endogâmicas de sorgo em solução nutritiva sob estresse de fósforo. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 30.; SIMPÓSIO SOBRE LEPDÓPTEROS COMUNS A MILHO, SOJA E ALGODÃO, 1., 2014, Salvador. Eficiência nas cadeias produtivas e o abastecimento global: resumos expandidos. Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2014. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Estresse abiótico; Fenotipagem; QTL. |
Thesagro: |
Raiz. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/106558/1/Avaliacao-caracteristicas.pdf
|
Marc: |
LEADER 00902nam a2200205 a 4500 001 1992436 005 2014-08-14 008 2014 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aNEGRI, B. F. 245 $aAvaliação das características morfológicas do sistema radicular de linhagens recombinantes endogâmicas de sorgo em solução nutritiva sob estresse de fósforo.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 30.; SIMPÓSIO SOBRE LEPDÓPTEROS COMUNS A MILHO, SOJA E ALGODÃO, 1., 2014, Salvador. Eficiência nas cadeias produtivas e o abastecimento global: resumos expandidos. Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo$c2014 300 $c1 CD-ROM. 650 $aRaiz 653 $aEstresse abiótico 653 $aFenotipagem 653 $aQTL 700 1 $aHUFNAGEL, B. M. 700 1 $aPASTINA, M. M. 700 1 $aMAGALHAES, J. V. de 700 1 $aSOUSA, S. M. de
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Milho e Sorgo (CNPMS) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|