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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
18/09/2018 |
Data da última atualização: |
18/09/2018 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
GHIRARDI, M. de N.; FERREIRA, J. H. O.; GHIRARDI, V.; SÁ, T. D. de A. |
Afiliação: |
MARIA DE NAZARÉ GHIRARDI, Rede Bragantina de Economia Solidária Artes e Sabores/ Escola ECRAMA; JOSIE HELEN OLIVEIRA FERREIRA, Rede Bragantina de Economia Solidária Artes e Sabores/ Escola ECRAMA; VICENTE GHIRARDI, Rede Bragantina de Economia Solidária Artes e Sabores/ Escola ECRAMA; TATIANA DEANE DE ABREU SA, CPATU. |
Título: |
Curso agroecologia e cidadania: uma experiência de formação por alternância no Nordeste Paraense, Brasil. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 13, n. 1, jul. 2018. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Edição dos anais do VI Congresso Latino-Americano (CLAA), X Congresso Brasileiro (CBA), V Seminário do DF e Entorno (SEMDF), 12-15 setembro de 2017, a Brasília, DF, Brasil. |
Conteúdo: |
O artigo mostra aspectos do curso Agroecologia e Cidadania, ministrado em regime de alternância, na Escola de Formação para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas (ECRAMA), município de Santa Luzia do Pará, Nordeste Paraense. O curso é uma iniciativa da Rede Bragantina de Economia Solidária Artes e Sabores, em parceria com instituições públicas e organizações não governamentais. As atividades são divididas em tempo escola e tempo comunidade. O público alvo são jovens agricultores de comunidades rurais do Nordeste Paraense. Objetivando contribuir para o avanço do processo de desenvolvimento local sustentável, bem como a capacitação dos agricultores e agricultoras familiares, para que conduzam com eficiência a gestão dos agroecossistemas nos estabelecimentos familiares, bem como nos empreendimentos associativos da Rede Bragantina e na difusão de boas práticas de economia solidária nos municípios. Em 2016 foram realizados quatro módulos de tempo escola e em 2017 estão previsto 5 módulos, um a mais que em 2016. Os módulos presenciais do tempo escola adotam estratégias pedagógicas variadas, incluindo círculo de cultura, construção de trajetórias e relatos de experiências. As atividades do tempo comunidade complementam os conteúdos teóricos, incorporando elementos da realidade vivenciada pelos treinandos em seus estabelecimentos, comunidades e territórios. |
Palavras-Chave: |
Construção coletiva do conhecimento; Jovens agricultores; Tempo comunidade; Tempo escola. |
Thesagro: |
Educação; Educação Agrícola. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/183152/1/797-Texto-do-resumo-2515-1-10-20180818.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Biblioteca |
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Tipo/Formato |
Classificação |
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Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Clima Temperado. |
Data corrente: |
17/06/1993 |
Data da última atualização: |
03/01/2019 |
Tipo da produção científica: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
Autoria: |
HERTER, F. G.; MARAFON, A. C. |
Título: |
Alterações morfo-fisiologicas em tecidos de pessegueiro e relação com a morte precoce de plantas. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
Pelotas : Embrapa Clima Temperado, 2007. |
Páginas: |
46 p. |
Série: |
(Embrapa Clima Temperado. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 56). |
ISSN: |
1678-2518 |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Conexão vascular; Corboidrato; Morfologia. |
Thesagro: |
Pêssego; Síndrome. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPACT/570/1/boletim_56.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Clima Temperado (CPACT) |
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