|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Solos. |
Data corrente: |
19/02/2020 |
Data da última atualização: |
28/04/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
DEBIASI, H.; CONTE, O.; FRANCHINI, J. C.; BALBINOT JUNIOR, A. A.; MARTINS, A. L. da S.; HERNANI, L. C. |
Afiliação: |
HENRIQUE DEBIASI, CNPSO; OSMAR CONTE, CNPSO; JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO; ALVADI ANTONIO BALBINOT JUNIOR, CNPSO; ALBA LEONOR DA SILVA MARTINS, CNPS; LUIS CARLOS HERNANI, CNPS. |
Título: |
Índice de qualidade Participativo do Plantio Direto (IQP) em glebas de microbacia hidrográfica na região de Rolândia, PR. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
In: WORKSHOP DA REDE DE PESQUISA SOLOVIVO, 2018, Curitiba. Indicadores de qualidade da gestão de áreas com sistema plantio direto: palestras e resumos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2019. E-book. (Embrapa Solos. Documentos, 212). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O Sistema Plantio Direto (SPD) constitui-se em uma das ferramentas mais importantes para a intensificação sustentável da agricultura. Para isso, o SPD deve ser adotado em consonância com seus princípios básicos, como a ausência de preparo do solo e a utilização de modelos de produção com alta biodiversidade, envolvendo espécies vegetais com elevada capacidade de produção de fitomassa de parte aérea e raízes. Adicionalmente, o SPD deve ser associado a práticas mecânicas de controle da erosão, como o terraceamento e o cultivo em nível. Entretanto, na maior parte dos quase 32 milhões de ha manejados sob SPD no Brasil, os princípios básicos deste sistema não têm sido seguidos pelos agricultores. Neste sentido, a avaliação da qualidade do manejo do solo no SPD, utilizando o Índice de Qualidade Participativo do Plantio Direto (IQP) (FEBRAPDP, 2011), pode motivar o produtor a retomar o uso de práticas conservacionistas de solo. O IQP é constituído por indicadores relacionados à rotação/diversificação de culturas, ao revolvimento do solo, à conservação do solo e da água, à nutrição das plantas e ao comprometimento do agricultor com o SPD. A valoração de cada um desses indicadores é feita mediante informações fornecidas pelos produtores interessados via aplicação de questionário, que são comparadas a critérios pré-estabelecidos de qualidade de manejo. A estrutura do solo e a infiltração de água são atributos diretamente associados à qualidade do manejo do solo (MORAES et al., 2016; RALISCH et al., 2017). Assim, é possível que a taxa de infiltração estável de água do solo (TIE), e o Índice de Qualidade Estrutural do Solo (IQEs), obtido pela aplicação do Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES), proposto por Ralisch et al. (2017), sejam positivamente associados aos valores de IQP. Para testar essa hipótese, foram correlacionados a TIE e o IQEs aos valores de IQP, estimados a partir de informações fornecidas pelos produtores e corrigido por observações técnicas de campo, em oito glebas agrícolas componentes de microbacia hidrográfica na região de Rolândia, PR. MenosO Sistema Plantio Direto (SPD) constitui-se em uma das ferramentas mais importantes para a intensificação sustentável da agricultura. Para isso, o SPD deve ser adotado em consonância com seus princípios básicos, como a ausência de preparo do solo e a utilização de modelos de produção com alta biodiversidade, envolvendo espécies vegetais com elevada capacidade de produção de fitomassa de parte aérea e raízes. Adicionalmente, o SPD deve ser associado a práticas mecânicas de controle da erosão, como o terraceamento e o cultivo em nível. Entretanto, na maior parte dos quase 32 milhões de ha manejados sob SPD no Brasil, os princípios básicos deste sistema não têm sido seguidos pelos agricultores. Neste sentido, a avaliação da qualidade do manejo do solo no SPD, utilizando o Índice de Qualidade Participativo do Plantio Direto (IQP) (FEBRAPDP, 2011), pode motivar o produtor a retomar o uso de práticas conservacionistas de solo. O IQP é constituído por indicadores relacionados à rotação/diversificação de culturas, ao revolvimento do solo, à conservação do solo e da água, à nutrição das plantas e ao comprometimento do agricultor com o SPD. A valoração de cada um desses indicadores é feita mediante informações fornecidas pelos produtores interessados via aplicação de questionário, que são comparadas a critérios pré-estabelecidos de qualidade de manejo. A estrutura do solo e a infiltração de água são atributos diretamente associados à qualidade do manejo do solo (MORAES et al., 2016; R... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Manejo do Solo; Plantio Direto. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/210167/1/CNPS-DOC-212-2019.epub
|
Marc: |
LEADER 02978nam a2200193 a 4500 001 2120400 005 2020-04-28 008 2019 bl uuuu u01u1 u #d 100 1 $aDEBIASI, H. 245 $aÍndice de qualidade Participativo do Plantio Direto (IQP) em glebas de microbacia hidrográfica na região de Rolândia, PR.$h[electronic resource] 260 $aIn: WORKSHOP DA REDE DE PESQUISA SOLOVIVO, 2018, Curitiba. Indicadores de qualidade da gestão de áreas com sistema plantio direto: palestras e resumos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2019. E-book. (Embrapa Solos. Documentos$c2019 520 $aO Sistema Plantio Direto (SPD) constitui-se em uma das ferramentas mais importantes para a intensificação sustentável da agricultura. Para isso, o SPD deve ser adotado em consonância com seus princípios básicos, como a ausência de preparo do solo e a utilização de modelos de produção com alta biodiversidade, envolvendo espécies vegetais com elevada capacidade de produção de fitomassa de parte aérea e raízes. Adicionalmente, o SPD deve ser associado a práticas mecânicas de controle da erosão, como o terraceamento e o cultivo em nível. Entretanto, na maior parte dos quase 32 milhões de ha manejados sob SPD no Brasil, os princípios básicos deste sistema não têm sido seguidos pelos agricultores. Neste sentido, a avaliação da qualidade do manejo do solo no SPD, utilizando o Índice de Qualidade Participativo do Plantio Direto (IQP) (FEBRAPDP, 2011), pode motivar o produtor a retomar o uso de práticas conservacionistas de solo. O IQP é constituído por indicadores relacionados à rotação/diversificação de culturas, ao revolvimento do solo, à conservação do solo e da água, à nutrição das plantas e ao comprometimento do agricultor com o SPD. A valoração de cada um desses indicadores é feita mediante informações fornecidas pelos produtores interessados via aplicação de questionário, que são comparadas a critérios pré-estabelecidos de qualidade de manejo. A estrutura do solo e a infiltração de água são atributos diretamente associados à qualidade do manejo do solo (MORAES et al., 2016; RALISCH et al., 2017). Assim, é possível que a taxa de infiltração estável de água do solo (TIE), e o Índice de Qualidade Estrutural do Solo (IQEs), obtido pela aplicação do Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES), proposto por Ralisch et al. (2017), sejam positivamente associados aos valores de IQP. Para testar essa hipótese, foram correlacionados a TIE e o IQEs aos valores de IQP, estimados a partir de informações fornecidas pelos produtores e corrigido por observações técnicas de campo, em oito glebas agrícolas componentes de microbacia hidrográfica na região de Rolândia, PR. 650 $aManejo do Solo 650 $aPlantio Direto 700 1 $aCONTE, O. 700 1 $aFRANCHINI, J. C. 700 1 $aBALBINOT JUNIOR, A. A. 700 1 $aMARTINS, A. L. da S. 700 1 $aHERNANI, L. C.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Solos (CNPS) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
07/12/2018 |
Data da última atualização: |
24/05/2019 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
FREITAS, G. O. de; GUTIERREZ, R.; TOMAS, W. M. |
Afiliação: |
GABRIEL OLIVEIRA DE FREITAS, UFMS; ROSILENE GUTIERREZ, CPAP; WALFRIDO MORAES TOMAS, CPAP. |
Título: |
Divulgação científica e educação ambiental: o Programa Embrapa & Escola na Embrapa Pantanal. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
In: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PANTANAL, 6.; SEMANA DA BIOLOGIA, 13., 2018, Corumbá. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2018. 30 p. |
Páginas: |
p. 19. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A educação é vista como um importante processo de humanização e uma importante ferramenta impulsionadora de transformação social. Ela tem o objetivo de abrir portas para que as pessoas compreendam o mundo, transformando e desenvolvendo-se como parte de uma sociedade 'humana mais humanizada', sendo considerada uma peça importante para o progresso individual e social. Para alguns, a educação relaciona-se apenas às instituições de ensino (escolas e universidades); para outros, a educação está relacionada ao nível de civilidade e socialização do indivíduo, ou seja: sua capacidade de atuar no meio em que está inserido. A educação ambiental é direcionada à forma com que o indivíduo se relaciona com o meio. |
Thesagro: |
Educação Ambiental; Escola. |
Thesaurus NAL: |
Environmental education; School children. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/189412/1/19-PDFsam-Eventos-Tecnicos-Evinci.pdf
|
Marc: |
LEADER 01424nam a2200193 a 4500 001 2100928 005 2019-05-24 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aFREITAS, G. O. de 245 $aDivulgação científica e educação ambiental$bo Programa Embrapa & Escola na Embrapa Pantanal.$h[electronic resource] 260 $aIn: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PANTANAL, 6.; SEMANA DA BIOLOGIA, 13., 2018, Corumbá. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2018. 30 p.$c2018 300 $ap. 19. 520 $aA educação é vista como um importante processo de humanização e uma importante ferramenta impulsionadora de transformação social. Ela tem o objetivo de abrir portas para que as pessoas compreendam o mundo, transformando e desenvolvendo-se como parte de uma sociedade 'humana mais humanizada', sendo considerada uma peça importante para o progresso individual e social. Para alguns, a educação relaciona-se apenas às instituições de ensino (escolas e universidades); para outros, a educação está relacionada ao nível de civilidade e socialização do indivíduo, ou seja: sua capacidade de atuar no meio em que está inserido. A educação ambiental é direcionada à forma com que o indivíduo se relaciona com o meio. 650 $aEnvironmental education 650 $aSchool children 650 $aEducação Ambiental 650 $aEscola 700 1 $aGUTIERREZ, R. 700 1 $aTOMAS, W. M.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|