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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Rondônia. |
Data corrente: |
17/02/2003 |
Data da última atualização: |
17/02/2003 |
Autoria: |
AZEVEDO, M. dos S. F. R. de; LIMA, P. C. de; ESPINDOLA, J. A. A.; MOURA, W. de M. |
Título: |
Conversão de cafezais convencionais em orgânicos |
Ano de publicação: |
2002 |
Fonte/Imprenta: |
Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 23, n. 214/215, p. p. 53-61, jan./abr. 2002. |
Páginas: |
p. 53-61 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O café é um importante produto agrícola brasileiro de exportação, sendo o Brasil, o maior exportador mundial de café. Cresce em todo mundo a expectativa sobre o mercado de produtos orgânicos, dentre eles o café. Esse nicho de mercado, embora ainda pequeno, cresce a uma taxa aproximada de 10% ao ano. A crescente demanda por produtos livres de resíduos de agrotóxicos, por parte de produtores e consumidores, reflete uma nova realidade e interesse inegável por este tema. Os produtos orgânicos (frutas, verduras e legumes produzidos sem agrotóxicos) deixaram as lojas de artigos alternativos e foram alojar-se em geladeiras industriais e prateleiras dos grandes supermecados. O tempo que transcorre, desde o início da conversão de uma área até o recebimento de selo de orgânico, é chamado de transição. É o período necessário para a troca das práticas agrícolas e de readequação biológica do sistema agropecuário. O tempo necessário dependerá do tamanho da propriedade, das condições ambientais, especialmente de solos, e do nível tecnológico adotado pelo cafeicultor. Antes de decidir pela conversão, o cafeicultor deve primeiramente conscientizar-se do conceito, dos princípios e normas da agricultura orgânica e das práticas que a conversão trará, em termos de manejo do agroecossistema, incluindo as relações com seus empregados e a forma de comercialização do produto. Alguns aspectos, que se baseiam nos princípios e normas da agricultura orgânica e na vivência de extensionistas, pesquisadores e produtores, podem servir de orientação inicial para aqueles que desejam fazer a conversão. Os aspectos mais importantes a ser considerados pelo cafeicultor, são: o respeito à natureza, a integração lavoura-pecuária e a diversificação da propriedade. MenosO café é um importante produto agrícola brasileiro de exportação, sendo o Brasil, o maior exportador mundial de café. Cresce em todo mundo a expectativa sobre o mercado de produtos orgânicos, dentre eles o café. Esse nicho de mercado, embora ainda pequeno, cresce a uma taxa aproximada de 10% ao ano. A crescente demanda por produtos livres de resíduos de agrotóxicos, por parte de produtores e consumidores, reflete uma nova realidade e interesse inegável por este tema. Os produtos orgânicos (frutas, verduras e legumes produzidos sem agrotóxicos) deixaram as lojas de artigos alternativos e foram alojar-se em geladeiras industriais e prateleiras dos grandes supermecados. O tempo que transcorre, desde o início da conversão de uma área até o recebimento de selo de orgânico, é chamado de transição. É o período necessário para a troca das práticas agrícolas e de readequação biológica do sistema agropecuário. O tempo necessário dependerá do tamanho da propriedade, das condições ambientais, especialmente de solos, e do nível tecnológico adotado pelo cafeicultor. Antes de decidir pela conversão, o cafeicultor deve primeiramente conscientizar-se do conceito, dos princípios e normas da agricultura orgânica e das práticas que a conversão trará, em termos de manejo do agroecossistema, incluindo as relações com seus empregados e a forma de comercialização do produto. Alguns aspectos, que se baseiam nos princípios e normas da agricultura orgânica e na vivência de extensionistas, pesquisadore... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Cafeicultura Orgânica; Transição. |
Thesagro: |
Agricultura Orgânica; Controle Cultural; Sombreamento. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Rondônia (CPAF-RO) |
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Volume |
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URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
27/04/2010 |
Data da última atualização: |
27/04/2010 |
Tipo da produção científica: |
Artigo de Divulgação na Mídia |
Autoria: |
FONSECA, M. J. de O. |
Afiliação: |
MARCOS JOSE DE OLIVEIRA FONSECA, CTAA. |
Título: |
Embalagens: como elas podem garantir a qualidade e remunerar o produtor? |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
Portal do Agronegócio, 13 nov. 2009. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Publicado também em: Agronline; Maxpress; Guia da Embalagem. |
Thesagro: |
Embalagem. |
Categoria do assunto: |
E Economia e Indústria Agrícola |
URL: |
https://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=33928
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Marc: |
LEADER 00427naa a2200133 a 4500 001 1737005 005 2010-04-27 008 2009 bl --- 0-- u #d 100 1 $aFONSECA, M. J. de O. 245 $aEmbalagens$bcomo elas podem garantir a qualidade e remunerar o produtor? 260 $c2009 500 $aPublicado também em: Agronline; Maxpress; Guia da Embalagem. 650 $aEmbalagem 773 $tPortal do Agronegócio, 13 nov. 2009.
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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