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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital; Embrapa Semiárido; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
29/04/2008 |
Data da última atualização: |
12/08/2008 |
Autoria: |
SANTOS, V. F. dos; PEREIRA, M. W. G.; BRAGA, M. J.; VIEIRA, W. da C. |
Título: |
Análise do preço do milho nos mercados externo e interno. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Política Agrícola, Brasília, ano 16 , n. 3, pag. 76-84, jul./ago./set. 2007. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O crescimento da quantidade exportada do milho pelo Brasil, a partir de 2001, tem levado a uma provável influência do preço internacional desse cereal sobre o preço recebido pelos produtores domésticos. Assim, este trabalho visa a analisar a relação entre esses dois mercados no período de janeiro de 1996 a julho de 2006. Para isso, foram realizados os testes de estacionariedade, causalidade de Granger e de co-integração. O teste de Granger sugere que há relação unidirecional entre o preço externo e o preço para o produtor, isto é, o preço externo impacta (no sentido de Granger) os preços internos. O resultado do teste de co-integração indica que as séries são co-integradas e, portanto, possuem relação de longo prazo. Por meio do mecanismo de correção de erros, constatou-se que as mudanças de curto prazo nos preços externos se refletem lentamente nos preços para o produtor. |
Palavras-Chave: |
Causalidade de Granger; Co-integração; Estacionariedade; Externo; Interno; Lei do preço único (LPU); Mercardo; Preço do milho; Preço dos produtores domésticos; Preços externos. |
Thesagro: |
Exportação; Milho; Preço; Preço Internacional; Produtor. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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