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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Pantanal.
Data corrente:  13/12/2005
Data da última atualização:  13/12/2005
Autoria:  PADOVANI, C. R.; ASSINE, M. L.; VIEIRA, L. M.
Afiliação:  Embrapa Pantanal (Corumbá, MS).
Título:  Inundações no leque aluvial do Rio Taquari.
Ano de publicação:  2005
Fonte/Imprenta:  In: GALDINO, S.; VIEIRA, L. M.; PELLEGRIN, L. A. (Ed.). Impactos ambientais e socioeconômicos nas Bacia do rio Taquari - Pantanal. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2005.
Páginas:  p.183-198.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Entre as sub-bacias que contribuem para as inundações sazonais do Pantanal, a Bacia do Rio Taquari se sobressai, não só pela expressiva área de drenagem, mas, também, porque o Rio Taquari está construindo, na planície do Pantanal, um dos maiores leques aluviais domundo, com uma área de aproximadamente 50.000 km2, o que repesenta 36% do Pantanal (Braun, 1977; Assine & Soares, 1998). Esse leque aluvial caracteriza-se como zona de deposição de sedimentos provenientes da alta bacia. O aumento da freqüência e da amplitude ds inundações no leque do Rio Taquari, sobretudo a partir de 1974, tem mantido algumas regioes permanentemente alagadas, provocando impactos negativos para a pecuária, fauna e flora, locais. Segundo Tucci et al. (1997), as medidas de controle de enchentes que dever ser adotadas no Pantanal são principalmente do tipo não-estrutural, em que a população convive com as enchentes. Nesse sentido, o mapeamento das áreas inundáveis para o zoneamento e determinação das áreas de risco , é fundamental para o gerenciamento dessa região. Assim, o objetivo deste capítulo é avaliar a natureza e a variação das inundações do Rio Taquari na planície do Pantanal nas dtas d setembro de 2002 e abril de 2003, através de mapeamentos de área alagada para as estações de seca e cheia, caracteriszação dos padrões de drenagem, elaboração de modelo altimétrico, e análise de dados hidrológicos.
Palavras-Chave:  Leque aluvial; Mapeamento; Rio Taquari.
Thesagro:  Inundação; Sedimentação.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Pantanal (CPAP)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPAP54901 - 1UMTPL - --333.714G149i
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Biblioteca(s):  Embrapa Agricultura Digital.
Data corrente:  09/01/2020
Data da última atualização:  29/01/2020
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  CRISCUOLO, C.; GREGO, C. R.; RODRIGUES, C. A. G.
Afiliação:  CRISTINA CRISCUOLO, CNPM; CELIA REGINA GREGO, CNPTIA; CRISTINA APARECIDA G RODRIGUES, CNPM.
Título:  Atlas escolar da região metropolitana de Campinas e sua contribuição para a escola construtora de conhecimento.
Ano de publicação:  2019
Fonte/Imprenta:  In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 19., 2019, Santos. Anais... São José dos Campos: INPE, 2019.
Páginas:  4 p.
ISBN:  978-85-17-00097-3
Idioma:  Português
Notas:  Editores: Douglas Francisco Marcolino Gherardi, Ieda Del'Arco Sanches, Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de Aragão. SBSR 2019.
Conteúdo:  A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa, a Prefeitura Município de Campinas e seus parceiros iniciaram um projeto em 2008, com o objetivo de elaborar o "Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas". Além da referida obra, a equipe formou professores do ensino fundamental na construção de material didático personalizado, a partir de dados gratuitos disponíveis na internet e apoio de geotecnologias. Na origem do trabalho, também se pretendia fomentar uma escola ativa e crítica, onde houvesse a produção efetiva de conhecimento e não somente a reprodução de informações e conteúdos distantes da realidade dos alunos, para despertar-lhes o sentimento de pertencimento, essencial para a vida integral e cidadania. Após a publicação do atlas, a Prefeitura de Campinas criou um programa institucional com o objetivo de incentivar a elaboração de pesquisas de caráter local nas escolas, fundamentada nos conteúdos do atlas.
Palavras-Chave:  Cidadania; Citizenship; Elementary school; Ensino fundamental; Geotechnology; Geotecnologia; Landscape; Paisagem; Pesquisa escolar; School research.
Categoria do assunto:  P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPTIA20399 - 1UPCPC - DD
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