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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
13/12/2005 |
Data da última atualização: |
13/12/2005 |
Autoria: |
PADOVANI, C. R.; ASSINE, M. L.; VIEIRA, L. M. |
Afiliação: |
Embrapa Pantanal (Corumbá, MS). |
Título: |
Inundações no leque aluvial do Rio Taquari. |
Ano de publicação: |
2005 |
Fonte/Imprenta: |
In: GALDINO, S.; VIEIRA, L. M.; PELLEGRIN, L. A. (Ed.). Impactos ambientais e socioeconômicos nas Bacia do rio Taquari - Pantanal. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2005. |
Páginas: |
p.183-198. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Entre as sub-bacias que contribuem para as inundações sazonais do Pantanal, a Bacia do Rio Taquari se sobressai, não só pela expressiva área de drenagem, mas, também, porque o Rio Taquari está construindo, na planície do Pantanal, um dos maiores leques aluviais domundo, com uma área de aproximadamente 50.000 km2, o que repesenta 36% do Pantanal (Braun, 1977; Assine & Soares, 1998). Esse leque aluvial caracteriza-se como zona de deposição de sedimentos provenientes da alta bacia. O aumento da freqüência e da amplitude ds inundações no leque do Rio Taquari, sobretudo a partir de 1974, tem mantido algumas regioes permanentemente alagadas, provocando impactos negativos para a pecuária, fauna e flora, locais. Segundo Tucci et al. (1997), as medidas de controle de enchentes que dever ser adotadas no Pantanal são principalmente do tipo não-estrutural, em que a população convive com as enchentes. Nesse sentido, o mapeamento das áreas inundáveis para o zoneamento e determinação das áreas de risco , é fundamental para o gerenciamento dessa região. Assim, o objetivo deste capítulo é avaliar a natureza e a variação das inundações do Rio Taquari na planície do Pantanal nas dtas d setembro de 2002 e abril de 2003, através de mapeamentos de área alagada para as estações de seca e cheia, caracteriszação dos padrões de drenagem, elaboração de modelo altimétrico, e análise de dados hidrológicos. |
Palavras-Chave: |
Leque aluvial; Mapeamento; Rio Taquari. |
Thesagro: |
Inundação; Sedimentação. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agricultura Digital. Para informações adicionais entre em contato com cnptia.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
09/01/2020 |
Data da última atualização: |
29/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
CRISCUOLO, C.; GREGO, C. R.; RODRIGUES, C. A. G. |
Afiliação: |
CRISTINA CRISCUOLO, CNPM; CELIA REGINA GREGO, CNPTIA; CRISTINA APARECIDA G RODRIGUES, CNPM. |
Título: |
Atlas escolar da região metropolitana de Campinas e sua contribuição para a escola construtora de conhecimento. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 19., 2019, Santos. Anais... São José dos Campos: INPE, 2019. |
Páginas: |
4 p. |
ISBN: |
978-85-17-00097-3 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Editores: Douglas Francisco Marcolino Gherardi, Ieda Del'Arco Sanches, Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de Aragão. SBSR 2019. |
Conteúdo: |
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa, a Prefeitura Município de Campinas e seus parceiros iniciaram um projeto em 2008, com o objetivo de elaborar o "Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas". Além da referida obra, a equipe formou professores do ensino fundamental na construção de material didático personalizado, a partir de dados gratuitos disponíveis na internet e apoio de geotecnologias. Na origem do trabalho, também se pretendia fomentar uma escola ativa e crítica, onde houvesse a produção efetiva de conhecimento e não somente a reprodução de informações e conteúdos distantes da realidade dos alunos, para despertar-lhes o sentimento de pertencimento, essencial para a vida integral e cidadania. Após a publicação do atlas, a Prefeitura de Campinas criou um programa institucional com o objetivo de incentivar a elaboração de pesquisas de caráter local nas escolas, fundamentada nos conteúdos do atlas. |
Palavras-Chave: |
Cidadania; Citizenship; Elementary school; Ensino fundamental; Geotechnology; Geotecnologia; Landscape; Paisagem; Pesquisa escolar; School research. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
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