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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amapá. |
Data corrente: |
28/11/2021 |
Data da última atualização: |
14/12/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
MELO, O. de A.; SILVA, L. M. A. da; SOUSA, P. H. C.; SILVA, S. L. F.; LIMA, J. de F.; SANTOS JÚNIOR, L. C. F. dos; FERNANDES, L. G.; SILVA, K. C. de A.; CINTRA, I. H. A. |
Afiliação: |
ODAIR DE ALMEIDA MELO, UFRA; LUÍS MAURICIO ABDON DA SILVA, IEPA; PEDRO HENRIQUE CAMPOS SOUSA, UFRA; SIRLEY LUZIA FIGUEIREDO SILVA, IEPA; JO DE FARIAS LIMA, CPAF-AP; LUIZ CLAUDIO FEITOZA DOS SANTOS JÚNIOR, UEAP; LIBNA GOMES FERNANDES, UEAP; KÁTIA CRISTINA DE ARAÚJO SILVA, UFRA; ISRAEL HIDENBURGO ANICETO CINTRA, UFRA. |
Título: |
Profitability and sustainable use of traps for amazon shrimp (Macrobrachium amazonicum) from the Amazon River. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
Journal of Agricultural Studies, v. 8, n.3, p. 616-632, 2020. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
The objective of this study was to evaluate the profitability, productivity and selectivity of traps used for the capture of freshwater prawn using different spacings between the laths. This study was developed in the estuary of the Amazon River near Santana island, Amapá, Brazil. Collections were conducted using traps called "matapi", which are cylindrical shrimp traps made with wooden slats or laths, with funnel shaped entrances at both sides, and the spacings between the laths ranged between 1 to 10mm in 1mm increments. Each trap was covered with a net called a "matapi", or trap cover. The length of carapace in centimeters and the weight in grams were measured for all specimens. The shrimp were categorized into small, medium, and large size classes. Selectivity curves were used to determine selectivity for the dif ferent lath spacings. Traps with lath spacing below 7mm should be considered as being predatory because they allow for the capture of small individuals, with more than 50% of these being captured using spacings from 1 to 5mm. Despite the fact that spacings between 8 and 10mm captured lower quantities of shrimp, this enabled the capture of larger specimens with a similar total biomass yield, and this spacing is considered to be the most ecologically and economically viable. In order to minimize the capture of young shrimp without drastically affecting economic yield, it is suggested that shrimp trap lath spacings be above 6mm. |
Palavras-Chave: |
Regional shrimp; Small scale fishery. |
Thesagro: |
Camarão. |
Thesaurus Nal: |
Harvesting; Traps. |
Categoria do assunto: |
L Ciência Animal e Produtos de Origem Animal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/228192/1/CPAF-AP-2021-Profitability-and-sustainable.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amapá (CPAF-AP) |
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Biblioteca |
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Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Territorial. |
Data corrente: |
06/11/2020 |
Data da última atualização: |
19/04/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
VILELA, G. F.; CASTRO, G. S. A.; ARAUJO, M. de. |
Afiliação: |
GISELE FREITAS VILELA, CNPM; GUSTAVO SPADOTTI AMARAL CASTRO, CNPM; MARLENE DE ARAUJO, SDI. |
Título: |
O SITE-MLOG e suas contribuições para políticas públicas em logística agropecuária. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES, 4., 2020, Brasília. Anais: financiamento verde, infraestrutura resiliente e de baixo carbono. Brasília, DF: GIZ; Ministério da Infraestrutura, 2020. |
Páginas: |
p. 116-128. |
ISBN: |
2675-2662 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Em 2018 foi lançada a plataforma on-line Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira - Site-MLog pela Embrapa Territorial a pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. O presente estudo apresenta uma avaliação tecnológica desta plataforma junto a gestores públicos e privados e analisa pressupostos em relação a possíveis impactos econômicos e ambientais pela substituição de modais na indicação de obras prioritárias. Os usuários obtiveram uma economia de tempo de trabalho de mais de R$ 3,1 milhões. Quanto à substituição do trabalho de um especialista o uso do Site-MLog gerou uma economia superior a R$ 1,3 milhão. A maior eficiência do ganho energético com a substituição de modais rodoviários para ferroviários e hidroviários gerou uma projeção de R$ 4,7 bilhões de economia para o setor produtivo agropecuário até 2031. A previsão de redução de emissões de gases de efeito estufa com a implantação de três obras logísticas alcançou 8,5 milhões de toneladas de CO2 retirados da atmosfera até 2031. A tecnologia Site-MLog tem oferecido suporte direto ao planejamento governamental e às entidades ligadas ao agronegócio e na tomada de decisão para modelos de transporte de baixa emissão de carbono e para o financiamento verde. |
Palavras-Chave: |
Infraestrutura; Macrologística; Política Pública; Sistemas de Inteligência. |
Thesagro: |
Agronegócio; Logística. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/217536/1/5349.pdf
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Marc: |
LEADER 02198nam a2200229 a 4500 001 2126341 005 2024-04-19 008 2020 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a2675-2662 100 1 $aVILELA, G. F. 245 $aO SITE-MLOG e suas contribuições para políticas públicas em logística agropecuária.$h[electronic resource] 260 $aIn: SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES, 4., 2020, Brasília. Anais: financiamento verde, infraestrutura resiliente e de baixo carbono. Brasília, DF: GIZ; Ministério da Infraestrutura$c2020 300 $ap. 116-128. 520 $aEm 2018 foi lançada a plataforma on-line Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira - Site-MLog pela Embrapa Territorial a pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. O presente estudo apresenta uma avaliação tecnológica desta plataforma junto a gestores públicos e privados e analisa pressupostos em relação a possíveis impactos econômicos e ambientais pela substituição de modais na indicação de obras prioritárias. Os usuários obtiveram uma economia de tempo de trabalho de mais de R$ 3,1 milhões. Quanto à substituição do trabalho de um especialista o uso do Site-MLog gerou uma economia superior a R$ 1,3 milhão. A maior eficiência do ganho energético com a substituição de modais rodoviários para ferroviários e hidroviários gerou uma projeção de R$ 4,7 bilhões de economia para o setor produtivo agropecuário até 2031. A previsão de redução de emissões de gases de efeito estufa com a implantação de três obras logísticas alcançou 8,5 milhões de toneladas de CO2 retirados da atmosfera até 2031. A tecnologia Site-MLog tem oferecido suporte direto ao planejamento governamental e às entidades ligadas ao agronegócio e na tomada de decisão para modelos de transporte de baixa emissão de carbono e para o financiamento verde. 650 $aAgronegócio 650 $aLogística 653 $aInfraestrutura 653 $aMacrologística 653 $aPolítica Pública 653 $aSistemas de Inteligência 700 1 $aCASTRO, G. S. A. 700 1 $aARAUJO, M. de
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