|
|
Registros recuperados : 158 | |
Registros recuperados : 158 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
12/04/2004 |
Data da última atualização: |
30/04/2004 |
Autoria: |
LEITE, R. R. de A.; CASTRO, A. M. G. de; ESPÍRITO SANTO, E. do. |
Afiliação: |
SPD. |
Título: |
Demandas dos consumidores de abacaxi do Centro-oeste. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.20, n. 3, p.495-520, set./dez. 2003. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo do presente estudo foi identificar os atributos de qualidade do abacaxi in natura exigidos pelos consumidores dos mercados de Brasília e Goiânia, bem como a demanda por produtos industrializados, com vista a subsidiar a formulação de políticas de desenvolvimento e a construção de estratégias para a gestão da cadeia produtiva. Faz parte da dissertação de mestrado do primeiro autor, que tinha como objetivo geral apresentar propostas para melhorar a competitividade da principal atividade do negócio agrícola da região de Jaraguá, GO, que é a abacaxicultura. A análise realizada levantou as preferências dos consumidores relacionadas à qualidade e à quantidade do abacaxi in natura e de produtos industrializados do abacaxi. Foi utilizada a metodologia de Survey, sendo entrevistados segmentos de consumidores nos mercados de Brasília e Goiânia. Observou-se um comportamento semelhante entre os consumidores de Brasília e Goiânia, em relação à preferência por certos atributos de qualidade analisados. Nos dois mercados, os consumidores apontaram, em ordem decrescente de relevância, os seguintes atributos: ausência de podridões, sabor, firmeza, maturação adequada, suculência, aroma e cor. Os resultados indicam que os produtos industrializados de maior consumo no mercado de Brasília são: refresco, suco em garrafas e sorvete. No mercado de Goiânia, os produtos mais consumidos entre os derivados do abacaxi são: refresco, sorvete e néctar em tetra pak. Conforme se constata, nos dois mercados, os derivados mais consumidos são o refresco e o sorvete, que representam boas oportunidades de agregação de valor para que a cadeia produtiva de Jaraguá seja mais competitiva nesses mercados. A ausência do elo agroindustrial na cadeia produtiva do abacaxi de Jaraguá representa uma limitação à sua competitividade, pois sua sobrevivência no mercado depende do sucesso de um único produto, o abacaxi in natura, o que gera maiores riscos aos empreendedores. MenosO objetivo do presente estudo foi identificar os atributos de qualidade do abacaxi in natura exigidos pelos consumidores dos mercados de Brasília e Goiânia, bem como a demanda por produtos industrializados, com vista a subsidiar a formulação de políticas de desenvolvimento e a construção de estratégias para a gestão da cadeia produtiva. Faz parte da dissertação de mestrado do primeiro autor, que tinha como objetivo geral apresentar propostas para melhorar a competitividade da principal atividade do negócio agrícola da região de Jaraguá, GO, que é a abacaxicultura. A análise realizada levantou as preferências dos consumidores relacionadas à qualidade e à quantidade do abacaxi in natura e de produtos industrializados do abacaxi. Foi utilizada a metodologia de Survey, sendo entrevistados segmentos de consumidores nos mercados de Brasília e Goiânia. Observou-se um comportamento semelhante entre os consumidores de Brasília e Goiânia, em relação à preferência por certos atributos de qualidade analisados. Nos dois mercados, os consumidores apontaram, em ordem decrescente de relevância, os seguintes atributos: ausência de podridões, sabor, firmeza, maturação adequada, suculência, aroma e cor. Os resultados indicam que os produtos industrializados de maior consumo no mercado de Brasília são: refresco, suco em garrafas e sorvete. No mercado de Goiânia, os produtos mais consumidos entre os derivados do abacaxi são: refresco, sorvete e néctar em tetra pak. Conforme se constata, nos dois... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
competitividade; competitiviness; Estado de Goiás; Goiás State; productive chain. |
Thesagro: |
Cadeia Produtiva. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/AI-SEDE/26105/1/v20n3_04.pdf
|
Marc: |
LEADER 02648naa a2200217 a 4500 001 1109797 005 2004-04-30 008 2003 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aLEITE, R. R. de A. 245 $aDemandas dos consumidores de abacaxi do Centro-oeste. 260 $c2003 520 $aO objetivo do presente estudo foi identificar os atributos de qualidade do abacaxi in natura exigidos pelos consumidores dos mercados de Brasília e Goiânia, bem como a demanda por produtos industrializados, com vista a subsidiar a formulação de políticas de desenvolvimento e a construção de estratégias para a gestão da cadeia produtiva. Faz parte da dissertação de mestrado do primeiro autor, que tinha como objetivo geral apresentar propostas para melhorar a competitividade da principal atividade do negócio agrícola da região de Jaraguá, GO, que é a abacaxicultura. A análise realizada levantou as preferências dos consumidores relacionadas à qualidade e à quantidade do abacaxi in natura e de produtos industrializados do abacaxi. Foi utilizada a metodologia de Survey, sendo entrevistados segmentos de consumidores nos mercados de Brasília e Goiânia. Observou-se um comportamento semelhante entre os consumidores de Brasília e Goiânia, em relação à preferência por certos atributos de qualidade analisados. Nos dois mercados, os consumidores apontaram, em ordem decrescente de relevância, os seguintes atributos: ausência de podridões, sabor, firmeza, maturação adequada, suculência, aroma e cor. Os resultados indicam que os produtos industrializados de maior consumo no mercado de Brasília são: refresco, suco em garrafas e sorvete. No mercado de Goiânia, os produtos mais consumidos entre os derivados do abacaxi são: refresco, sorvete e néctar em tetra pak. Conforme se constata, nos dois mercados, os derivados mais consumidos são o refresco e o sorvete, que representam boas oportunidades de agregação de valor para que a cadeia produtiva de Jaraguá seja mais competitiva nesses mercados. A ausência do elo agroindustrial na cadeia produtiva do abacaxi de Jaraguá representa uma limitação à sua competitividade, pois sua sobrevivência no mercado depende do sucesso de um único produto, o abacaxi in natura, o que gera maiores riscos aos empreendedores. 650 $aCadeia Produtiva 653 $acompetitividade 653 $acompetitiviness 653 $aEstado de Goiás 653 $aGoiás State 653 $aproductive chain 700 1 $aCASTRO, A. M. G. de 700 1 $aESPÍRITO SANTO, E. do 773 $tCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília$gv.20, n. 3, p.495-520, set./dez. 2003.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|