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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
26/10/2021 |
Data da última atualização: |
26/10/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
BARROS NETO, L. R.; ASSIS, R. L. de; AMANCIO, C. O. da G. |
Afiliação: |
LUDGERO RÊGO BARROS NETO, UFPA; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB. |
Título: |
Trajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
Revista GeoPantanal, v. 16 n. 30, 2021. |
ISSN: |
1517-4999 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo é apresentar a trajetória de desenvolvimento do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) em Carinhanha/BA, como instrumento estratégico e multidisciplinar de desenvolvimento pedagógico/curricular na educação fundamental; dinâmicas alimentares saudáveis; gastronômicas; práticas agroecológicas (escolas/comunidades) entre 2008/2011. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, bibliográfica e estudo de caso, para coleta de dados grupo focal, entrevista e questionário. Os resultados mostram avanço do PEHE no desenvolvimento da educação (IDEB); mudança alimentar; e o baixo impacto de práticas agroecológicas na região. Concluiu-se que houve avanços na qualidade ensino-aprendizado, diversificação do cardápio, melhoria de renda e valorização das mulheres e jovens |
Palavras-Chave: |
Educação alimentar; Práticas pedagógicas; Práticas sustentáveis. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/227220/1/artigo-projeto-horta-escolar.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
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Biblioteca |
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Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Solos. |
Data corrente: |
18/06/2010 |
Data da última atualização: |
19/12/2018 |
Tipo da produção científica: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
Autoria: |
BACA, J. F. M.; TOSTO, S. G.; CLAESSEN, M. E. C.; RAMALHO FILHO, A.; BRANDÃO, E. S.; COSTA, J. R. P. F. da. |
Afiliação: |
JESUS FERNANDO MANSILLA BACA, CNPS; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; MARIE ELIZABETH CHRISTINE CLAESSEN, CNPS; ANTONIO RAMALHO FILHO, CNPS; ELIZABETH SANTOS BRANDÃO, CNPS; JULIO ROBERTO PINTO F DA COSTA, CNPS. |
Título: |
Avaliação de impacto ambiental: o caso do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos: SiBCS. |
Ano de publicação: |
2005 |
Fonte/Imprenta: |
Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2005. |
Páginas: |
51 p. |
Série: |
(Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 86). |
ISSN: |
1678-0892 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
As discussões sobre as questões ambientais nestas últimas décadas têm trazido grandes preocupações para a humanidade, devido ao fato de que esta vem se apropriando dos recursos naturais de forma desordenada, onde sua capacidade de regeneração está abaixo do nível de exploração. A avaliação de impactos ambientais, além de sua imposição legal, possui também razões de ordem econômica, social, ecológica e ética na busca de um meio ambiente saudável. Conforme resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia (MIRRA, 1998). Este trabalho foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Embrapa Solos com o objetivo de avaliar os impactos ambientais do Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos, tendo como base o trabalho desenvolvido por Rodrigues et al. (2000) e Rodrigues et al. (2002), buscando-se uma participação ativa dos usuários da tecnologia. |
Thesagro: |
Classificação do Solo; Impacto Ambiental. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/188869/1/CNPS-BPD-86-2005.pdf
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Marc: |
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