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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Trigo; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
04/06/1998 |
Data da última atualização: |
17/08/2021 |
Autoria: |
MOREIRA, J. C. S.; SOUSA, C. N. A. de; GOMES, E. P.; MEDEIROS, M. C. |
Afiliação: |
1-4 EMBRAPA-CNPT. |
Título: |
Informações sobre as cultivares de trigo recomendadas para plantio em 1991, no Rio Grande do Sul. |
Ano de publicação: |
1998 |
Fonte/Imprenta: |
Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 33, p. 521-535, maio 1998. |
ISSN: |
0100-204X |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O exito da lavoura de trigo depende do uso integral dos fatores tecnologicos recomendados para a cultura. Dentre estes, a escolha das cultivares a semear assume grande importancia. Tendo em vista a existencia de grande numero de cultivares recomendadas para o Rio Grande do Sul (RS), as quais mostram-se diferentes quanto ao ciclo,a altura, a reacao as doencas e a outras caracteristicas, a escolha de uma delas e uma tarefa complexa, principalmente em funcao das condicoes climaticas, que sao muito variaveis nos diferentes anos. Com o objetivo de auxiliar na escolha das cultivares mais adequadas para cada regiao triticola do RS, foi efetuada uma avaliacao dos dados de rendimento do Ensaio Estadual de Cultivares de Trigo, de varios locais, no periodo de 1986 a 1990. O estudo foi conduzido com o material recomendado para cultivo nestas areas, visando colocar a disposicao dos produtores, alem dos dados de rendimento, informacoes complementares que permitam ao triticultor escolher, com maior seguranca, o germoplasma que, ao longo dos anos, tem mostrado melhor comportamento na regiao, ou em todo o Estado. Dessa forma, considerando o comportamento das cultivares de trigo, em valores relativos, em comparacao a CEP 14-Tapes, um dos germoplasmas mais cultivados durante o periodo de avaliacao, pode ser observado que apenas duas cultivares, BR 32 e BR 34, foram sempre superiores a essa testemunha, nas nove regioes triticolas de RS. |
Palavras-Chave: |
Yield. |
Thesagro: |
Rendimento; Trigo; Triticum Aestivum. |
Thesaurus Nal: |
wheat. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPT-2010/11718/1/Pabespecial5.doc
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/44909/1/INFORMACOES-SOBRE-AS-CULTIVARES-DE-TRIGO.pdf
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Marc: |
LEADER 02095naa a2200229 a 4500 001 1823502 005 2021-08-17 008 1998 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a0100-204X 100 1 $aMOREIRA, J. C. S. 245 $aInformações sobre as cultivares de trigo recomendadas para plantio em 1991, no Rio Grande do Sul. 260 $c1998 520 $aO exito da lavoura de trigo depende do uso integral dos fatores tecnologicos recomendados para a cultura. Dentre estes, a escolha das cultivares a semear assume grande importancia. Tendo em vista a existencia de grande numero de cultivares recomendadas para o Rio Grande do Sul (RS), as quais mostram-se diferentes quanto ao ciclo,a altura, a reacao as doencas e a outras caracteristicas, a escolha de uma delas e uma tarefa complexa, principalmente em funcao das condicoes climaticas, que sao muito variaveis nos diferentes anos. Com o objetivo de auxiliar na escolha das cultivares mais adequadas para cada regiao triticola do RS, foi efetuada uma avaliacao dos dados de rendimento do Ensaio Estadual de Cultivares de Trigo, de varios locais, no periodo de 1986 a 1990. O estudo foi conduzido com o material recomendado para cultivo nestas areas, visando colocar a disposicao dos produtores, alem dos dados de rendimento, informacoes complementares que permitam ao triticultor escolher, com maior seguranca, o germoplasma que, ao longo dos anos, tem mostrado melhor comportamento na regiao, ou em todo o Estado. Dessa forma, considerando o comportamento das cultivares de trigo, em valores relativos, em comparacao a CEP 14-Tapes, um dos germoplasmas mais cultivados durante o periodo de avaliacao, pode ser observado que apenas duas cultivares, BR 32 e BR 34, foram sempre superiores a essa testemunha, nas nove regioes triticolas de RS. 650 $awheat 650 $aRendimento 650 $aTrigo 650 $aTriticum Aestivum 653 $aYield 700 1 $aSOUSA, C. N. A. de 700 1 $aGOMES, E. P. 700 1 $aMEDEIROS, M. C. 773 $tPesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF$gv. 33, p. 521-535, maio 1998.
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Registro original: |
Embrapa Trigo (CNPT) |
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URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Gado de Corte. Para informações adicionais entre em contato com cnpgc.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Gado de Corte. |
Data corrente: |
20/03/2009 |
Data da última atualização: |
13/07/2009 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
GOULART, K. D.; FERNANDEZ, A. F.; ARIAS, E. R. A.; COSTA, F. P. |
Afiliação: |
Katiuscia Diniz Goulart, Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial; UNIC Rondonópolis-MT; Andréa Ferraz Fernandez, Docente da UFMT;Edison Rubens Arrabal Arias, Docente do Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial da UNIDERP/Anhanguera Educacional; Fe. |
Título: |
Produção e comércio de produtos orgânicos em Rondonópolis, Mato Grosso: um estudo de caso. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 3.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, 1., 2008, Campo Grande, MS. [Anais...]. Campo Grande, MS: Ed. da UNIDERP, 2008. |
Páginas: |
4 p. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Trabalho PGA3. |
Conteúdo: |
O consumo de produtos orgânicos apresenta taxas crescentes no Brasil e no resto do mundo. Preços elevados, falta de informação e baixa produtividade são importantes restrições à sua expansão, principalmente em países de menor renda. O marketing é uma eficiente ferramenta para conquistar consumidores, destacando-se o conceito de composto mercadológico. Este trabalho, um estudo de caso, analisou uma pequena empresa situada em Rondonópolis, Mato Grosso, que produz e comercializa produtos orgânicos. Procurou-se identificar as atuais estratégias de marketing, levantar as expectativas dos clientes, avaliar o uso de novos canais de distribuição e propor uma estratégia de marketing. Entrevistas e questionários foram utilizados junto à proprietária da empresa, consumidores e varejistas da região. Constatou-se que a empresa é deficiente quanto à divulgação de seus produtos, em geral não certificados. Apesar disso, os consumidores mostram-se satisfeitos com o atendimento, embora reivindiquem a certificação. Os varejistas demonstraram interesse em distribuir produtos orgânicos, representando uma oportunidade a ser explorada. Um conjunto de ações direcionadas aos quatro P's do composto de marketing são sugeridas. |
Palavras-Chave: |
Brasil; Composto mercadológico; Estratégias mercadológicas; Mato Grosso; Rondonópolis. |
Thesagro: |
Alimento; Produção. |
Thesaurus NAL: |
marketing. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02151naa a2200277 a 4500 001 1326705 005 2009-07-13 008 2008 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aGOULART, K. D. 245 $aProdução e comércio de produtos orgânicos em Rondonópolis, Mato Grosso$bum estudo de caso. 260 $c2008 300 $a4 p.$c1 CD-ROM. 500 $aTrabalho PGA3. 520 $aO consumo de produtos orgânicos apresenta taxas crescentes no Brasil e no resto do mundo. Preços elevados, falta de informação e baixa produtividade são importantes restrições à sua expansão, principalmente em países de menor renda. O marketing é uma eficiente ferramenta para conquistar consumidores, destacando-se o conceito de composto mercadológico. Este trabalho, um estudo de caso, analisou uma pequena empresa situada em Rondonópolis, Mato Grosso, que produz e comercializa produtos orgânicos. Procurou-se identificar as atuais estratégias de marketing, levantar as expectativas dos clientes, avaliar o uso de novos canais de distribuição e propor uma estratégia de marketing. Entrevistas e questionários foram utilizados junto à proprietária da empresa, consumidores e varejistas da região. Constatou-se que a empresa é deficiente quanto à divulgação de seus produtos, em geral não certificados. Apesar disso, os consumidores mostram-se satisfeitos com o atendimento, embora reivindiquem a certificação. Os varejistas demonstraram interesse em distribuir produtos orgânicos, representando uma oportunidade a ser explorada. Um conjunto de ações direcionadas aos quatro P's do composto de marketing são sugeridas. 650 $amarketing 650 $aAlimento 650 $aProdução 653 $aBrasil 653 $aComposto mercadológico 653 $aEstratégias mercadológicas 653 $aMato Grosso 653 $aRondonópolis 700 1 $aFERNANDEZ, A. F. 700 1 $aARIAS, E. R. A. 700 1 $aCOSTA, F. P. 773 $tIn: SEMINÁRIO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 3.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, 1., 2008, Campo Grande, MS. [Anais...]. Campo Grande, MS: Ed. da UNIDERP, 2008.
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