|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Caprinos e Ovinos. |
Data corrente: |
17/08/1998 |
Data da última atualização: |
09/09/2009 |
Autoria: |
SANTOS, E. F. dos (Coord.). |
Título: |
Estrutura ocupacional do meio rural. |
Ano de publicação: |
1995 |
Fonte/Imprenta: |
Brasilia: SENAR, 1995. |
Páginas: |
28 p. |
Série: |
(SENAR. Serie Metodologica, 2). |
ISSN: |
0104-3226 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Meio rural - premissas, conceito e caracteristicas. Mercado do trabalho no meio rural. Linhas de acao. Areas ocupacionais da formacao profissional rural. Linhas de acao, areas ocupacionais e ocupacionais da Formacao Profissional Rural. |
Palavras-Chave: |
Brasil; Brasilia; Farm managers; Ocuppations; SENAR. |
Thesagro: |
Agricultura; Formação Profissional; Ocupação; Trabalho. |
Thesaurus Nal: |
agriculture. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 00881nam a2200265 a 4500 001 1670522 005 2009-09-09 008 1995 bl uuuu u0uu1 u #d 022 $a0104-3226 100 1 $aSANTOS, E. F. dos (Coord.). 245 $aEstrutura ocupacional do meio rural. 260 $aBrasilia: SENAR$c1995 300 $a28 p. 490 $a(SENAR. Serie Metodologica, 2). 520 $aMeio rural - premissas, conceito e caracteristicas. Mercado do trabalho no meio rural. Linhas de acao. Areas ocupacionais da formacao profissional rural. Linhas de acao, areas ocupacionais e ocupacionais da Formacao Profissional Rural. 650 $aagriculture 650 $aAgricultura 650 $aFormação Profissional 650 $aOcupação 650 $aTrabalho 653 $aBrasil 653 $aBrasilia 653 $aFarm managers 653 $aOcuppations 653 $aSENAR
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
13/12/2011 |
Data da última atualização: |
13/12/2011 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 3 |
Autoria: |
SIQUEIRA, R. A.; ARAÚJO, A. M. de; BARROS-MARCELLINI, A. M. de; DELIZA, R.; MARCELLINI, P. S.; MOREIRA, M. M.; JAEGER, S. R. |
Afiliação: |
RENATA ALMEIDA SIQUEIRA, UFS; ANDREZA MELO DE ARAÚJO, UFS; ALINE MOTA DE BARROS-MARCELLINI, UFRJ; ROSIRES DELIZA, CTAA; PAULO SERGIO MARCELLINI, UNIRIO; MAIARA MAIA MOREIRA, UFS; SARA ROUST JAEGER, THE NEW ZEALAND INSTITUTE FOR PLANT & FOOD RESEARCH LIMITED. |
Título: |
Percepção dos riscos e benefícios dos alimentos geneticamente modificados: efeitos na intenção de compra. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
Brazilian Journal of Food Technology, Campinas, v. 14, p. 121-130, jun. 2011. Edição especial. |
DOI: |
10.4260/BJFT201114E000115 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Grandes investimentos e esforços têm sido realizados para o desenvolvimento e aprimoramento dos alimentos geneticamente modificados (GM), visando, sobretudo, proporcionar benefícios ao consumidor. Entretanto, poucos são os estudos que avaliam a concordância do consumidor em relação à tecnologia e, ainda, a intenção de compra desses produtos com ênfase nas questões econômicas associadas à vida de prateleira ou relativas à saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a concordância e intenção de compra de alimentos geneticamente modificados (GM). Trezentos e noventa estudantes da Universidade Federal de Sergipe participaram do estudo em que se utilizou questionário autopreenchível. Primeiramente, avaliou-se, em questões distintas, o grau de concordância e o autoconhecimento dos participantes sobre o uso de modificação genética na produção de alimentos, utilizando escala estruturada verbal de sete pontos. Em seguida, foi investigada a intenção de compra de manga e banana GM. Observou-se que 49,8% dos entrevistados foram favoráveis ao uso da modificação genética na produção de alimentos, enquanto 23,6% apontaram ser contrários. Para o autoconhecimento, 34,1% dos participantes declararam ser informados sobre o assunto, enquanto 21,8% indicaram não ser. Para a intenção de compra, os resultados demonstraram que 60,6% dos consumidores comprariam a manga não GM, apesar de apresentar maior preço e menor vida de prateleira, quando comparada à GM. Resultado similar foi observado com relação à banana, pois 51,3% demonstraram comprar a fruta não GM, enquanto 40,5% comprariam a banana com dose de vacina contra a gripe e 8,2% não comprariam nenhuma das bananas. Os resultados mostraram que a intenção de compra dos AGM, mesmo com características benéficas aos consumidores (maior vida de prateleira e com dose de vacina), ainda foi inferior aos produtos não GM, sugerindo a necessidade de estratégias dirigidas ao consumidor. MenosGrandes investimentos e esforços têm sido realizados para o desenvolvimento e aprimoramento dos alimentos geneticamente modificados (GM), visando, sobretudo, proporcionar benefícios ao consumidor. Entretanto, poucos são os estudos que avaliam a concordância do consumidor em relação à tecnologia e, ainda, a intenção de compra desses produtos com ênfase nas questões econômicas associadas à vida de prateleira ou relativas à saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a concordância e intenção de compra de alimentos geneticamente modificados (GM). Trezentos e noventa estudantes da Universidade Federal de Sergipe participaram do estudo em que se utilizou questionário autopreenchível. Primeiramente, avaliou-se, em questões distintas, o grau de concordância e o autoconhecimento dos participantes sobre o uso de modificação genética na produção de alimentos, utilizando escala estruturada verbal de sete pontos. Em seguida, foi investigada a intenção de compra de manga e banana GM. Observou-se que 49,8% dos entrevistados foram favoráveis ao uso da modificação genética na produção de alimentos, enquanto 23,6% apontaram ser contrários. Para o autoconhecimento, 34,1% dos participantes declararam ser informados sobre o assunto, enquanto 21,8% indicaram não ser. Para a intenção de compra, os resultados demonstraram que 60,6% dos consumidores comprariam a manga não GM, apesar de apresentar maior preço e menor vida de prateleira, quando comparada à GM. Resultado similar foi observado com relaç... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Alimentos geneticamente modificados; Intenção de compra. |
Thesagro: |
Banana; Consumidor; Manga. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/50173/1/2011-068.pdf
|
Marc: |
LEADER 02829naa a2200265 a 4500 001 1909577 005 2011-12-13 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $a10.4260/BJFT201114E000115$2DOI 100 1 $aSIQUEIRA, R. A. 245 $aPercepção dos riscos e benefícios dos alimentos geneticamente modificados$befeitos na intenção de compra. 260 $c2011 520 $aGrandes investimentos e esforços têm sido realizados para o desenvolvimento e aprimoramento dos alimentos geneticamente modificados (GM), visando, sobretudo, proporcionar benefícios ao consumidor. Entretanto, poucos são os estudos que avaliam a concordância do consumidor em relação à tecnologia e, ainda, a intenção de compra desses produtos com ênfase nas questões econômicas associadas à vida de prateleira ou relativas à saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a concordância e intenção de compra de alimentos geneticamente modificados (GM). Trezentos e noventa estudantes da Universidade Federal de Sergipe participaram do estudo em que se utilizou questionário autopreenchível. Primeiramente, avaliou-se, em questões distintas, o grau de concordância e o autoconhecimento dos participantes sobre o uso de modificação genética na produção de alimentos, utilizando escala estruturada verbal de sete pontos. Em seguida, foi investigada a intenção de compra de manga e banana GM. Observou-se que 49,8% dos entrevistados foram favoráveis ao uso da modificação genética na produção de alimentos, enquanto 23,6% apontaram ser contrários. Para o autoconhecimento, 34,1% dos participantes declararam ser informados sobre o assunto, enquanto 21,8% indicaram não ser. Para a intenção de compra, os resultados demonstraram que 60,6% dos consumidores comprariam a manga não GM, apesar de apresentar maior preço e menor vida de prateleira, quando comparada à GM. Resultado similar foi observado com relação à banana, pois 51,3% demonstraram comprar a fruta não GM, enquanto 40,5% comprariam a banana com dose de vacina contra a gripe e 8,2% não comprariam nenhuma das bananas. Os resultados mostraram que a intenção de compra dos AGM, mesmo com características benéficas aos consumidores (maior vida de prateleira e com dose de vacina), ainda foi inferior aos produtos não GM, sugerindo a necessidade de estratégias dirigidas ao consumidor. 650 $aBanana 650 $aConsumidor 650 $aManga 653 $aAlimentos geneticamente modificados 653 $aIntenção de compra 700 1 $aARAÚJO, A. M. de 700 1 $aBARROS-MARCELLINI, A. M. de 700 1 $aDELIZA, R. 700 1 $aMARCELLINI, P. S. 700 1 $aMOREIRA, M. M. 700 1 $aJAEGER, S. R. 773 $tBrazilian Journal of Food Technology, Campinas$gv. 14, p. 121-130, jun. 2011. Edição especial.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|