|
|
Registros recuperados : 155 | |
102. | | DAROLT, M. R.; LAMINE, C.; BRANDENBURG, A.; ALENCAR, M. de C. F.; ABREU, L. S. de. Alternative food networks and new producer-consumer relations in France and in Brazil. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 1-22, 2016. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
105. | | KNUDSEN, M. T.; ALMEIDA, G. F.; LANGER, V.; ABREU, L. S. de; HALBERG, N. Environmental assessment of organic juice imported to Denmark: a case study on oranges (Citrus sinensis) from Brazil. Organic Agriculture, Dordrecht, v. 1, n. 3, p. 167-185, 2011. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
109. | | ABREU, L. S. de; LAMINE, C.; BRANDENBURG, A.; BELLON, S.; MAZAROTTO, A. V. de S. Agroecologia, movimento social, ciência, práticas e políticas públicas: uma abordagem comparativa. Cadernos de Agroecologia, Cruz Alta, v. 6, n. 2, resumo 12323, 2011. Edição dos resumos do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Fortaleza, 2011. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
110. | | BELLON, S.; SÁ, T. D. de A.; ABREU, L. S. de; OLLIVIER, G. Agroecological transitions in scientific research programs in Brazil and France. In: WORLD CONGRESS OF RURAL SOCIOLOGY - The New Rural World: From Crisis to Opportunities, 13., 2012, Lisboa. [Proceedings...]. Lisboa: International Rural Sociology Association, Instituto Superior de Agronomia (ISA), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), 2012. n. 0622. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Meio Ambiente. |
| |
111. | | LIMA, L. F.; ROMEIRO, A. R.; ABREU, L. S. de; MANGABEIRA, J. A. de C. Construção de uma tipologia para a produção orgânica no Brasil. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 59.; ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISADORES EM COOPERATIVISMO, 6., 2021, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: UnB, 2021. 19 p. Sober 2021, EBPC 2021. Evento online. 20 p. 20 p. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Territorial. |
| |
113. | | NICOLOSO, F. T.; SARTORI, L.; JUCOSKI, G. de O.; ABREU, L. S. de; CERVI, F. G. Fontes de nitrogênio mineral (N-NO3- e N-NH4+) no crescimento de mudas de grápia. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 15, n. 3, p. 221-231, 2005. Biblioteca(s): Embrapa Cerrados. |
| |
114. | | LAMINE, C.; ABREU, L. S. de; BRANDENBURG, A.; OLLIVIER, G.; BELLON, S.; AVENTURIER, P. The place of agroecology in the new dynamics within the agricultural World in Brazil and in France. In: WORLD CONGRESS OF RURAL SOCIOLOGY - The New Rural World: From Crisis to Opportunities, 13., 2012, Lisboa. [Proceedings...] Lisboa: International Rural Sociology Association, Instituto Superior de Agronomia (ISA), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), 2012. n. WG38. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
115. | | WATANABE, M. A.; LUIZ, A. J. B.; ABREU, L. S. de. Preços de hortifrutis convencionais e orgânicas em feiras livres e supermercado de Barão Geraldo, Campinas, SP, Brasil. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Campinas: SOBER, 2018. 11 p. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
116. | | ABREU, L. S. de; LAMINE, C.; BELLON, S.; BRANDENBURG, A.; OLLIVIER, G. O papel de cientistas e de lideranças do movimento social na construção da agroecologia no Brasil e na França. Cadernos de Agroecologia, Cruz Alta, v. 8, n. 2, 2013. Resumo 15075. Edição dos resumos do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Porto Alegre, 2013. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
118. | | NICOLOSO, F. T.; SARTORI, L.; JUCOSKI, G. de O.; ABREU, L. S. de; CERVI, F. G. Fentes de nitrogênio mineral (N-NO3 e N-NH4+) no crescimento de mudas de grápia (Apuleia leiocarpa (Vog.) Macbride). Ciência Florestal, Santa Maria, v. 15, n. 3/4, p. 221-231, set. 2005. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
| |
120. | | WANDELLI, E. V.; ABREU, L. S. de; TAVARES, E. D.; SIQUEIRA, E. R. Challenges for a country without poverty. In: COSTA, P. da; COSTA, J. R. da; WANDELLI, E. V.; BIANCHINI, F.; TAVARES, E. D. (Ed.). No poverty: contributions of Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2020. p. 19-26. (Sustainable Development Goals, 1). Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Meio Ambiente. |
| |
Registros recuperados : 155 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
06/01/2009 |
Data da última atualização: |
11/07/2016 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
SIVIERO, A.; ABREU, L. S. de; LIMA, R. M. B. de; OLIVEIRA, F. C. de. |
Afiliação: |
AMAURI SIVIERO, CPAF-Acre; LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA; ROBERVAL MONTEIRO BEZERRA DE LIMA, CPAA; FRANCISCO CARLOS DE OLIVEIRA, CTAA. |
Título: |
O consumo de produtos agroecológicos no Acre. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL-SOBER, 46., 2008, Rio Branco. Anais... Rio Branco: SOBER, 2008. 16p. CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O crescimento na produção de alimentos agroecológicos no Brasil e no mundo tem sido provocado por fatores chaves como, demanda dos consumidores urbanos e a crescente consciência da sociedade sobre os problemas ambientais decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais, e em especial pelas preocupações dos indivíduos com a saúde. A tendência atual para o produto agroecológico em termos de mercado é de ampliar as vendas e a distribuição deixando de atender somente o mercado de nicho direcionando a produção para diversos mercados. Atualmente os produtos agroecológicos podem ser encontrados tanto em lojas secundárias, feiras livres, supermercados como até podem ser recebidos em cestas a domicilio, ou seja, as vendas podem atingir o mercado de massa. O conhecimento da diversidade dos sistemas de produção e do consumidor de produtos agroecológicos é de fundamental importância para o estabelecimento de políticas públicas de fortalecimento da produção e do consumo. Com parte de tal objetivo os consumidores da feira de agricultores orgânicos de Rio Branco, Acre, foram entrevistados no segundo semestre de 2007. Foram analisados diversos aspectos socioeconômicos e culturais dos entrevistados. Os resultados foram analisados e permitem concluir que o consumidor das feiras de Rio Branco é casado, assíduo, bem informado sobre causas ambientais e sobre a origem dos produtos, apresenta meia idade de ambos os sexos, nível elevado de escolaridade, adquirem os produtos na feira porque acreditam que os alimentos são saudáveis, mais baratos na feira e mantém certa relação com o agricultor e apresentam hábitos diversificados de consumo. A venda direta é o mais importante instrumento econômico dentro do arranjo produtivo de produtos orgânicos em Rio Branco, permitindo garantia de renda ao agricultor eliminando intermediários e garante estabelecimento de relações de confiança, rastreabilidade do produto, via ligação agricultor-consumidor. Os incentivos governamentais no transporte e concessão do ponto de venda privilegiado associados à fidelidade dos consumidores são fatores essenciais de sucesso da feira em dez de existência. Os dados desta pesquisa mostraram que os produtos comercializados não recebem remuneração maior que os convencionais por serem agroecológicos, embora a maioria dos consumidores seja uma elite intelectual e econômica. MenosO crescimento na produção de alimentos agroecológicos no Brasil e no mundo tem sido provocado por fatores chaves como, demanda dos consumidores urbanos e a crescente consciência da sociedade sobre os problemas ambientais decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais, e em especial pelas preocupações dos indivíduos com a saúde. A tendência atual para o produto agroecológico em termos de mercado é de ampliar as vendas e a distribuição deixando de atender somente o mercado de nicho direcionando a produção para diversos mercados. Atualmente os produtos agroecológicos podem ser encontrados tanto em lojas secundárias, feiras livres, supermercados como até podem ser recebidos em cestas a domicilio, ou seja, as vendas podem atingir o mercado de massa. O conhecimento da diversidade dos sistemas de produção e do consumidor de produtos agroecológicos é de fundamental importância para o estabelecimento de políticas públicas de fortalecimento da produção e do consumo. Com parte de tal objetivo os consumidores da feira de agricultores orgânicos de Rio Branco, Acre, foram entrevistados no segundo semestre de 2007. Foram analisados diversos aspectos socioeconômicos e culturais dos entrevistados. Os resultados foram analisados e permitem concluir que o consumidor das feiras de Rio Branco é casado, assíduo, bem informado sobre causas ambientais e sobre a origem dos produtos, apresenta meia idade de ambos os sexos, nível elevado de escolaridade, adquirem os produtos na feira porque acred... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/145254/1/2008AA-003.pdf
|
Marc: |
LEADER 02984nam a2200157 a 4500 001 1015677 005 2016-07-11 008 2008 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSIVIERO, A. 245 $aO consumo de produtos agroecológicos no Acre.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL-SOBER, 46., 2008, Rio Branco. Anais... Rio Branco: SOBER, 2008. 16p. CD-ROM.$c2008 520 $aO crescimento na produção de alimentos agroecológicos no Brasil e no mundo tem sido provocado por fatores chaves como, demanda dos consumidores urbanos e a crescente consciência da sociedade sobre os problemas ambientais decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais, e em especial pelas preocupações dos indivíduos com a saúde. A tendência atual para o produto agroecológico em termos de mercado é de ampliar as vendas e a distribuição deixando de atender somente o mercado de nicho direcionando a produção para diversos mercados. Atualmente os produtos agroecológicos podem ser encontrados tanto em lojas secundárias, feiras livres, supermercados como até podem ser recebidos em cestas a domicilio, ou seja, as vendas podem atingir o mercado de massa. O conhecimento da diversidade dos sistemas de produção e do consumidor de produtos agroecológicos é de fundamental importância para o estabelecimento de políticas públicas de fortalecimento da produção e do consumo. Com parte de tal objetivo os consumidores da feira de agricultores orgânicos de Rio Branco, Acre, foram entrevistados no segundo semestre de 2007. Foram analisados diversos aspectos socioeconômicos e culturais dos entrevistados. Os resultados foram analisados e permitem concluir que o consumidor das feiras de Rio Branco é casado, assíduo, bem informado sobre causas ambientais e sobre a origem dos produtos, apresenta meia idade de ambos os sexos, nível elevado de escolaridade, adquirem os produtos na feira porque acreditam que os alimentos são saudáveis, mais baratos na feira e mantém certa relação com o agricultor e apresentam hábitos diversificados de consumo. A venda direta é o mais importante instrumento econômico dentro do arranjo produtivo de produtos orgânicos em Rio Branco, permitindo garantia de renda ao agricultor eliminando intermediários e garante estabelecimento de relações de confiança, rastreabilidade do produto, via ligação agricultor-consumidor. Os incentivos governamentais no transporte e concessão do ponto de venda privilegiado associados à fidelidade dos consumidores são fatores essenciais de sucesso da feira em dez de existência. Os dados desta pesquisa mostraram que os produtos comercializados não recebem remuneração maior que os convencionais por serem agroecológicos, embora a maioria dos consumidores seja uma elite intelectual e econômica. 653 $aAgroecologia 700 1 $aABREU, L. S. de 700 1 $aLIMA, R. M. B. de 700 1 $aOLIVEIRA, F. C. de
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|