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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
03/07/2012 |
Data da última atualização: |
24/01/2024 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SOUZA, C. C. B. de; DIAS, R. de C. S.; DAMACENO, L. S.; BARBOSA, B. L. R.; FABRICIO, A. A. |
Afiliação: |
CAMILA CAMPOS BARROS DE SOUZA; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA; LÉIA SANTOS DAMACENO; BÁRBARA LAÍS RAMOS BARBOSA; ALESSANDRA ALVES FABRICIO. |
Título: |
Expressão sexual de acessos de melão do banco ativo de germoplasma da Embrapa Semiárido. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
In: ENCONTRO DE GENÉTICA DO NORDESTE, 19.; SIMPÓSIO DE GENÉTICA HUMANA E MÉDICA DO NORDESTE, 1.; GENÉTICA NA PRAÇA, 2012, Petrolina, Juazeiro. A genética, a natureza e o ser humano: mudando mentalidades e transformando vidas. Petrolina: Embrapa Semiárido: UNIVASF: SBG, 2012. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho foi avaliar a biologia floral de 21 acessos de melão do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido. |
Palavras-Chave: |
Banco ativo de germoplasma; Biologia floral. |
Thesagro: |
Cucumis Melo; Melão; Segregação. |
Thesaurus Nal: |
Melons. |
Categoria do assunto: |
F Plantas e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/61653/1/Rita3-2012.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Acre. |
Data corrente: |
18/05/2006 |
Data da última atualização: |
25/08/2023 |
Autoria: |
FRANKE, I. L. |
Afiliação: |
IDESIO LUIS FRANKE, CPAF-AC. |
Título: |
A aprendizagem tecnológica e organizacional na performance do sistema produtivo e institucional do Reca. |
Ano de publicação: |
2005 |
Fonte/Imprenta: |
2005. |
Páginas: |
195 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável: Política e Gestão de Ciência e Tecnologia) - Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, DF. Orientador: Isabel Teresa Gama Alves. |
Conteúdo: |
O objetivo desta pesquisa foi estudar a influência da aprendizagem tecnológica e organizacional na performance do sistema produtivo e institucional da Associação de Pequenos Agrossilvicultores do Projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado ? Reca. Essa entidade está localizada em Rondônia, na divisa com o Estado do Acre, abrangendo aproximadamente 160 unidades produtivas, 240 famílias de produtores rurais e 370 sócios permanentes, tendo nos Sistemas Agroflorestais (SAFs) o pilar da sustentabilidade produtiva-econômica. O estudo aborda as dimensões e dinâmicas ambiental, socioeconômica e institucional, na perspectiva da acumulação de competência tecnológica e organizacional, via aprendizagem e absorção do conhecimento, para a construção e consolidação da organização desse grupo social na Amazônia Ocidental, no período de 1988 a 2004. Como procedimento metodológico utilizou-se a técnica de estudo de caso, tendo como referência teórica a aprendizagem tecnológica e organizacional. Embora não se observe um modelo de gestão institucional consolidado ?strictu sensu?, percebe-se uma franca evolução constituída num ambiente de relações assentadas na participação, trabalho, confiança, respeito e solidariedade, verificada no relacionamento dos membros desse grupo, elementos essenciais para a elevação constante do desempenho e crescimento sustentável dessa organização. Os resultados sugerem que os diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos ao longo do tempo na organização tendem a constituir-se num sistema de aprendizagem, demonstrando ser fundamental para o desenvolvimento da competência tecnológica e organizacional e, portanto, para a melhoria da performance técnico-econômica da instituição e da qualidade de vida de seus membros. Outros achados sugerem que as políticas direcionadas à agricultura familiar cooperativada, tanto nos processos produtivos relacionados ao uso da terra, como no beneficiamento e comercialização da produção, por meio de agroindústrias, propiciaram o acesso a tecnologias, de forma coletiva, possibilitando melhorias no sistema de produção e aumento no valor agregado dos produtos. Isso propiciou a melhoria das condições de vida dos produtores e do seu relacionamento com o meio ambiente. A análise sobre o padrão tecnológico e a evolução e mensuração do desenvolvimento organizacional do Reca, permitiu inferir que a competitividade da instituição e seu desenvolvimento estão intimamente relacionados aos processos de aprendizagem adotados pela instituição e seus sócios. Este estudo aborda a trajetória de acumulação de competência tecnológica em investimentos, processos e organização da produção, produtos, equipamentos, e as aprendizagens subjacentes. Entretanto não contempla a competência tecnológica em negócios, comércio e mercado, ficando como sugestão para futuras pesquisas. MenosO objetivo desta pesquisa foi estudar a influência da aprendizagem tecnológica e organizacional na performance do sistema produtivo e institucional da Associação de Pequenos Agrossilvicultores do Projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado ? Reca. Essa entidade está localizada em Rondônia, na divisa com o Estado do Acre, abrangendo aproximadamente 160 unidades produtivas, 240 famílias de produtores rurais e 370 sócios permanentes, tendo nos Sistemas Agroflorestais (SAFs) o pilar da sustentabilidade produtiva-econômica. O estudo aborda as dimensões e dinâmicas ambiental, socioeconômica e institucional, na perspectiva da acumulação de competência tecnológica e organizacional, via aprendizagem e absorção do conhecimento, para a construção e consolidação da organização desse grupo social na Amazônia Ocidental, no período de 1988 a 2004. Como procedimento metodológico utilizou-se a técnica de estudo de caso, tendo como referência teórica a aprendizagem tecnológica e organizacional. Embora não se observe um modelo de gestão institucional consolidado ?strictu sensu?, percebe-se uma franca evolução constituída num ambiente de relações assentadas na participação, trabalho, confiança, respeito e solidariedade, verificada no relacionamento dos membros desse grupo, elementos essenciais para a elevação constante do desempenho e crescimento sustentável dessa organização. Os resultados sugerem que os diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos ao longo do tempo na or... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroindústria; Projeto Reca. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Desenvolvimento Sustentável; Sistema de Produção. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/74182/1/Dissertacao-Idesio-UnB.pdf
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Marc: |
LEADER 03715nam a2200193 a 4500 001 1504307 005 2023-08-25 008 2005 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aFRANKE, I. L. 245 $aA aprendizagem tecnológica e organizacional na performance do sistema produtivo e institucional do Reca. 260 $a2005.$c2005 300 $a195 f. 500 $aDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável: Política e Gestão de Ciência e Tecnologia) - Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, DF. Orientador: Isabel Teresa Gama Alves. 520 $aO objetivo desta pesquisa foi estudar a influência da aprendizagem tecnológica e organizacional na performance do sistema produtivo e institucional da Associação de Pequenos Agrossilvicultores do Projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado ? Reca. Essa entidade está localizada em Rondônia, na divisa com o Estado do Acre, abrangendo aproximadamente 160 unidades produtivas, 240 famílias de produtores rurais e 370 sócios permanentes, tendo nos Sistemas Agroflorestais (SAFs) o pilar da sustentabilidade produtiva-econômica. O estudo aborda as dimensões e dinâmicas ambiental, socioeconômica e institucional, na perspectiva da acumulação de competência tecnológica e organizacional, via aprendizagem e absorção do conhecimento, para a construção e consolidação da organização desse grupo social na Amazônia Ocidental, no período de 1988 a 2004. Como procedimento metodológico utilizou-se a técnica de estudo de caso, tendo como referência teórica a aprendizagem tecnológica e organizacional. Embora não se observe um modelo de gestão institucional consolidado ?strictu sensu?, percebe-se uma franca evolução constituída num ambiente de relações assentadas na participação, trabalho, confiança, respeito e solidariedade, verificada no relacionamento dos membros desse grupo, elementos essenciais para a elevação constante do desempenho e crescimento sustentável dessa organização. Os resultados sugerem que os diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos ao longo do tempo na organização tendem a constituir-se num sistema de aprendizagem, demonstrando ser fundamental para o desenvolvimento da competência tecnológica e organizacional e, portanto, para a melhoria da performance técnico-econômica da instituição e da qualidade de vida de seus membros. Outros achados sugerem que as políticas direcionadas à agricultura familiar cooperativada, tanto nos processos produtivos relacionados ao uso da terra, como no beneficiamento e comercialização da produção, por meio de agroindústrias, propiciaram o acesso a tecnologias, de forma coletiva, possibilitando melhorias no sistema de produção e aumento no valor agregado dos produtos. Isso propiciou a melhoria das condições de vida dos produtores e do seu relacionamento com o meio ambiente. A análise sobre o padrão tecnológico e a evolução e mensuração do desenvolvimento organizacional do Reca, permitiu inferir que a competitividade da instituição e seu desenvolvimento estão intimamente relacionados aos processos de aprendizagem adotados pela instituição e seus sócios. Este estudo aborda a trajetória de acumulação de competência tecnológica em investimentos, processos e organização da produção, produtos, equipamentos, e as aprendizagens subjacentes. Entretanto não contempla a competência tecnológica em negócios, comércio e mercado, ficando como sugestão para futuras pesquisas. 650 $aAgricultura Familiar 650 $aDesenvolvimento Sustentável 650 $aSistema de Produção 653 $aAgroindústria 653 $aProjeto Reca
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Embrapa Acre (CPAF-AC) |
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