Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Territorial.
Data corrente:  19/03/2012
Data da última atualização:  03/05/2019
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  TÔSTO, K. L.; TOSTO, S. G.; PEREIRA, L. C.
Afiliação:  KARINA LIMA TÔSTO; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA.
Título:  Erosão do solo e sustentabilidade ambiental para o ensino fundamental.
Ano de publicação:  2011
Fonte/Imprenta:  In: SEMINÁRIO SOBRE SUSTENTABILIDADE, 6., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: FAE, 2011.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Este trabalho foi desenvolvido com alunos da 6ª série do ensino fundamental no Município de Niterói, RJ. Em classe de aula foram construído 3 modelos práticos de baixo custo, envolvendo a conservação dos solos, água e problemas de degradação, sendo em seguida demonstrado os efeitos dos mesmos. De ordem geral o trabalho procurou associar e avaliar o aprendizado dos alunos com esses modelos Especificamente procurou-se: (i) avaliar os conhecimentos prévios por meio de questionário dos alunos do ensino fundamental sobre os solos, sua importância e processos envolvidos na sua degradação; (ii) construir um modelo prático que permita a análise da degradação do solo decorrente de processos erosivos; e (iii) reavaliar por meio de um questionário, o grau de aprendizado sobre o conteúdo referente a erosão do solo e sustentabilidade ambiental.Os resultados apresentados permitem que sejam feitas as seguintes conclusões (i) com a avaliação dos questionários iniciais, foi possível verificar que os alunos, não apresentam entendimentos sobre a constituição dos solos, desmatamento e processos erosivos; (ii) a construção e aplicação dos modelos experimentais despertaram muito interesse nos alunos facilitando o aprendizado; (ii) atividade desenvolvida em um único momento não é suficiente para a mudança conceitual havendo a necessidade de outras abordagens para tópicos onde os alunos tiveram maior dificuldade no ponto de partida; (iv) o trabalho mostrou que compreensão escolar sobre a degradação... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Práticas de conservação; Preservação ambiental; Sustentabilidade.
Thesagro:  Degradação Ambiental; Educação ambiental; Erosão do solo; Meio ambiente; Preservação da natureza.
Thesaurus Nal:  Environmental education; Environmental protection.
Categoria do assunto:  --
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/57430/1/TostoFae.pdf
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/56066/1/2011AA100.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Territorial (CNPM)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPM3265 - 1UPCAA - PP11/124AA2011.124
CNPMA10855 - 1UPCAA - DD
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoTÔSTO, K. L.; TOSTO, S. G.; PEREIRA, L. C. Erosão do solo e sustentabilidade ambiental para o ensino fundamental. In: SEMINÁRIO SOBRE SUSTENTABILIDADE, 6., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: FAE, 2011.
Tipo: Artigo em Anais de Congresso
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Territorial.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional